terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sons com/dos objetos

Pessoas felizes :)

Aposto que a maioria de nós já vivenciou alguma experiência com música – em percussão – utilizando instrumentos não convencionais (jornal, balão, sucata, o corpo (!))

Todos conhecemos também o STOMP :) que – não se esqueçam: estarão em Curitiba apresentando-se dias 31/08, 01/09 e 02/09 – lida com tudo isso muito bem...

Só que fuçando por aí achei esse outro grupo... que não é o STOMP com um trabalho bem interessante com objetos do cotidiano...

Confiram AQUI!
ou no link:
http://www.youtube.com/watch?v=_RlzIFLLpAI&feature=player_embedded

Abraços do Vinícius!!

O que é arte?

Olá pessoas felizes!

Como eu não estou ouvindo palestras, comunicações e concertos, o jeito é ler artigos... escrever por conta e ficar com mihas caixinhas de som no pc :)

Vai ai mais uma contribuição pro nosso blog...

sabe aquela pergutinha sem vergonha, simples de tudo que deixa a gente meio emcabulado por não ter uma resposta na ponta da língua sem ficar com o pé atrás???

Pois é bem ela (o título desse post) que o artigo que eu trago para nossa roda de conversa tenta solucionar....

Nele a gente se depara com vários conceitos de arte, de vários teóricos/filósofos que querendo ou não permeiam nosso trabalho e muitas vezes a gente nem sabe....

Tá aí uma chance de clarear o conceito que cada um tem sobre arte, identificar seu filosofo preferido, ou então escolher um conceito pros que ainda estão numa busca meio tempestuosa :)

Vocês vão ver nomes de figurinhas carimbadas (Platão, Kant, Umberto Eco e é claro nosso (e mais ainda do Júlio) amigo ADORNO) e outras nem tanto (Nelson Goodman, George Dickie, Clive Bell....)

Boa – densa – leitura a todos :)

Pra dar uma vontadezinha vai o começo:

AS ESTÉTICAS E SUAS DEFINIÇÕES DA ARTE
Marcos Henrique Camargo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo resumir as definições de arte desenvolvidas, ao longo da história, nas várias correntes estéticas que visaram definir a arte como uma atividade cultural dentre outras, buscando seu lugar de destaque na sociedade. As comparações entre as definições visam explorar as muitas formas de compreender o fenômeno artístico, empreendidas por pensadores de muitas áreas do conhecimento,especialmente da Filosofia da Arte.

PALAVRAS-CHAVE: estética, arte, definição da arte, filosofia.

O resto confiram clicando AQUI!

ou no link: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Pesquisa/Rev_cientifica4/artigo_Marcos_Camargo.pdf

Abraços do Vinícius!!