quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

UM ABENÇOADO ANO NOVO!

Queridos Pibidianos tive o privilegio de conhecê-los melhor e compartilhar de momentos de grande aprendizado e crescimento tanto intelectual, emocional e profissional. Sou grata a Deus por tudo que vivenciei ao vosso lado, principalmente com os meus colegas que participaram comigo na Escola Manoel Ribas.
Desejo à todos vocês um ABENÇOADO ano novo, cheio de VITÓRIAS, SAÚDE, AMOR E PAZ! Que 2011 seja abundantemente MELHOR QUE 2010.
Com carinho e respeito: Gracy

domingo, 26 de dezembro de 2010

PEDAGOGIA MUSICAL ATIVA


Olá Pibidianos,

Esta postagem vem compartilhando com vocês da experiência que tivemos em Curitiba. Nos dias 15 a 18 de dezembro alguns acadêmicos do curso de Arte-Educação e bolsistas do PIBID Arte marcaram presença no Curso de Pedagogia Musical Ativa, ministrada por Jos Wuytack e Graça Boal Palheiros.

A associação Wuytack de pegagogia musical - AWPM, criada em 1992, celebrou já 18 anos de atividade musical e pedagogia, acesse e confira a página na internet http://www.awpm.pt/


O Curso veio nos auxiliar como podemos trabalhar a música e seus conteúdos dentro da sala de aula.

Dentre os conteúdos musicais que foram abordados de forma dinâmica e muito pedagógicas, Wuytack trabalha com diversas práticas que valorizam o corpo em um todo, não somente as partes que executam o instrumento. Deste modo facilitando o entendimento para nossas crianças, tornando o momento de aprender música um momento único, divertido e feliz.


Quem não foi, perdeu!!
Abaixo o link de um vídeo postado no youtube, só uma palhinha de como foi essa experiência.
"Sine música nula vita, nula vita sine música"


Atenção galera que participou do curso, postem algum apontamento importante quanto ao curso, na medida em que eu for lembrando vou postando.


Beijos,

Cynthia.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RADIO UOL

Olá galerinha aí vai uma dica para quem deseja aumentar o repertório...

Acessem - http://www.radio.uol.com.br

Costumo ouvir no mínimo um álbum diferente por dia...

Como vocês podem verificar tem vários estilos..

Tem também os programas, eu pessoalmente já ouvi quase todos do Música brasileira mas ainda não investiguei os demais.

Aproveitem as férias curtindo músicas de vários tempos e estilos..

Beijos

By Kelly

http://www.radio.uol.com.br

Estilos

Programas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Férias??? Que nada!

Bom pessoas!

Hoje fechamos os resultados (ou quase) dos nossos questionários e com isso concluímos essa etapa de trabalho presencial! Agora é só aproveitar as férias da faculdade sem se desligar do Pibid é claro!

O negócio é ir pensando nas oficinas, postando videos e tudo mais que encontrar de interessante por aí!


Quero agradecer esses primeiros meses de trabalho com vocês!
Falar que foi ótimo conhecer melhor quem eu não conhecia (e isso vale pro povo da minha sala tbm)
Recarreguem as baterias para 2011!

Boas festanças e tudo mais pra vocês!
(ah,,, e pra quem for viajar não esqueçam de souvenirs pra mim!)

Bjos e abraços,
Vinícius!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Abordagens contemporâneas do Ensino da Arte...

olá pós-graduandos!!
Sejam bem-vindos a este espaço de construção de conhecimento. Antes de mais nada, gostaria de fazer as honras da casa e apresentá-los aos pibidianos.
Esta postagem é parte da disciplina "Abordagens Contemporâneas do Ensino da Arte", que ministrei (estou ministrando) na especialização "Composição e Arte Contemporânea" hoje, dia 09 de dezembro. Então, os alunos da especialização estão convidados a particípar do blog, e juntamente com os pibidianos ampliarmos nossas possibilidades em arte-educação.
Os conteúdos da disciplinas num primeiro momento: abordagens educacionais, tendências pedagógicas, ensino da arte- trajetória e atualidade, educação musical (Schafer, Swanwick, Paynter e Koellreutter); num segundo momento realizamos um círculo de aprendizagem, no qual foram disponibilizados aos alunos vários materiais musicais (teóricos, metodológicos, didáticos e de repertório).
Cada aluno fez sua trajetória conhecendo os materiais, ouvindo, lendo, assistindo...

E agora, a proposta final da disciplina é aqui no site.

Proponho que manifestem-se diante das três questões feitas por Schafer (1990), da experiência vivida na disciplina, das reflexões teóricas e metodológicas realizadas:
POR QUE ENSINAR MÚSICA (ARTE)?
O QUE DEVE SER ENSINADO?
COMO A MÚSICA (ARTE) DEVE SER ENSINADA?

Bom trabalho!
Profa. Daiane