sexta-feira, 3 de janeiro de 2014




No segundo semestre do ano letivo de 2013, os pibidianos de Arte-Educação da Unicentro desenvolveram em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Guarapuava PR, o projeto Fazendo Música com tudo. O projeto aconteceu em oficinas e foram ministradas nos colégios Leni Marlene Jacob e Bibiana Bittencourt.
Este projeto, inicialmente desenvolvido por acadêmicos hoje formados do curso de Arte-Educação, foi reformulado em 2013 pelos atuais acadêmicos, professora Coordenadora e professoras supervisoras, tanto em sua parte teórica como prática.
Este projeto tem como objetivo geral proporcionar o aprendizado e o fazer artístico através da produção, apreciação e contextualização de correntes estéticas distintas.
As oficinas foram divididas em etapas, sendo elas: Fazendo música com percussão corporal, Fazendo música com instrumentos, Fazendo música com o ambiente, Fazendo música com pintura e Fazendo música com objetos.
Este projeto possibilitou os alunos conhecerem as teorias Murray Schafer através da Paisagem Sonora, Kandinsky pela sua compreensão da relação entre música e artes visuais entre outros artistas e grupos músicas presentes no ambiente artístico bem como em nossa contextualização teórica.

Os inúmeros instrumentos disponibilizados para os alunos foram cedidos pelo Departamento de Arte da Unicentro e levados para as escolas pelas professoras supervisoras.