sábado, 12 de julho de 2014

Portal Dia-a-Dia Educação

Olá pessoal,

Muitas vezes sofremos buscado um conteúdo para levar em sala e acabamos esquecendo-se da fonte de informações que temos em nossas mãos.
O site Dia-a-Dia Educação do Estado do Paraná, além de trazer muitos conteúdos de todas as disciplinas, é de fácil acessibilidade. É muito simples e fácil de navegar e encontrar o que deseja.
No link abaixo há muitos recursos para o professor de Arte, como: textos explicativos, atividades, vídeos, imagens e músicas.
Como todos sabem o projeto que está sendo desenvolvido este ano no PIBID Música-Arte é sobre arte regional, portanto gostaria de alertar que neste site também há algumas informações com relação a isto. 



Beijos, até a próxima!
Bruna

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Livro 200 anos Guarapuava

Aos professores de Arte, que devem de acordo com as diretrizes curriculares, levar aos seus alunos conteúdos sobre a cultura local, trago aqui uma ótima fonte, o livro chamado “200 anos de uma caminhada histórica” de Gracita Gruber Marcondes. Serve não apenas aos professores de Arte, mas também a todos os interessados ao assunto, pois nele está registrada a história de Guarapuava desde 1810 até 2010. 


O conteúdo que convêm a nós professores de Arte, trata-se da cultura em geral. A seguir alguns capítulos que possam ser úteis:

Capítulo IV Lendas Indígenas:
Este capítulo resgata algumas lendas e histórias indígenas da região, tendo em seu conteúdo: massacres, resistências e lideres indígenas. Assunto que é muito útil para o entendimento de nossa história, registrada inclusive em determinada obra em nossa cidade, chamada “Monumento à Guairacá”, projeto desenhado pelo engenheiro Marcio Rohering.

Capítulo IX Escravidão Africana:
Com relação à escravidão em Guarapuava, podemos conhecer a sua origem mais detalhadamente: como acontecia o comercio de escravos, como eram suas vidas. Há também registros sobre a resistência e a abolição da escravatura. Tudo isso nos ajuda a contextualizar o que vivemos hoje, o livro também retrata: a contribuição cultural,  discriminação racial e alguns ícones relacionados ao assunto.

Capítulo XVII Cultura Popular:
A autora se tratando de cultura popular, nos presenteia falando da maneira folclórica de pensar do povo, citando pratos típicos, grupos de tradição, mitos, lendas, profecias e a importância disto para a região. O capítulo trata de alguns eventos em especifico, por exemplo, o Fandango em Guarapuava, a Tropeada, entre outros.

Capítulo XXVII Artesanato e artes plásticas:
Neste capítulo, que é muito breve, trata-se do artesanato e das artes plásticas, explanando rapidamente quais são as técnicas utilizadas na região de Guarapuava, por quem é elaborada e a sua importância.

Concluindo o livro '' 200 anos de Guarapuava'' nos traz muitas informações relevantes ao arte-educador, afinal é essencial aos nossos alunos e também a todos nós, sabermos de onde viemos. Este livro esta disponível para empréstimo na Biblioteca da Unicentro - Campus Santa Cruz.
ESPERO QUE SEJA ÚTIL!!
Beijos, Bruna (: