segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Música e Movimento

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2015, as bolsistas, supervisoras e orientadora do PIBID Música/Arte participaram do curso Música e Movimento, sobre educação musical. Ministrado pelo professor Uirá Abonanza Kuhlmann, teve como objetivo apresentar novos métodos para o ensino de música, através de Boomwhackers, percussão corporal e brinquedos da infância.

O professor Uirá kuhlmann é formado na EMESP em piano erudito, licenciatura em música pela UFSCar. Graduado em Orff - Schulwerk pela San Francisco School "The Certification Orff Program" e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo "Reeducação do Movimento", tem sua metodologia onde os alunos aprendem a teoria musical através do lúdico.
O curso foi dividido em quatro oficinas, sendo:

Oficina 1 – Boomwhackers: foi apresentado esse novo método a partir da experiência pessoal com o instrumento, onde cada oficineiro participava das práticas propostas. Após cada prática era feita uma roda de conversa onde o professor explicava como havia criado o método, os possíveis desdobramentos, as suas experiências com os alunos, assim como a necessidade de trabalhar o lúdico, o prático, nas aulas de música.

Oficina 2 - Percussão Corporal no Contexto Escolar: foram realizados diferentes jogos para percussão corporal, o professor Uirá apresentou essas atividades incentivando os participantes a criar seus próprios movimentos e composições e não passando uma técnica que deve ser seguida.

Oficina 3 – Boomwhackers Arremessados: como uma continuação da oficina 1, foi feita a prática de Boomwhackers arremessados, como um desdobramento dos jogos de Boomwhackers, mas sendo lançados pelo ar para o colega, gerando mais movimento ao método.

Oficina 4 - Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância: tendo uma metodologia diferenciada onde os alunos aprendem a teoria musical através do lúdico, nessa oficina o professor utilizou brinquedos como bolas, bambolês para sua prática.

A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.




“Acredito que a minha participação na oficina (Percussão Corporal no Contexto Escolar) foi de grande importância para minha formação como futura docente, pois acredito que futuramente poderia aplicar as práticas que aprendi durante a oficina na sala de aula com os alunos, percebi que um dos objetivos propostos durante a oficina foi à criatividade em movimentos para percussão corporal e vejo isso como algo fundamental nas aulas de arte, incentivar os alunos a criarem e a refletirem sobre as práticas que lhe são proporcionadas.” Fernanda Braz
“A oficina (Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância) oportunizou um conhecimento maior sobre educação músical através do lúdico, onde aprendemos brincando. Porém essa brincadeira deve ser muito bem aplicada e preparada, para que o seu conteúdo seja compreendido e aprendido pelos alunos.” Carolina Siqueira

“Divertidas para quem faz, é como posso falar de ambas as oficinas Boomwhackers, dava para ver o encanto em cada olhar de cada oficineiro, e o prazer em aprender música. Fico na expectativa da reação dos alunos quando passarmos esse conhecimento a eles.” Isabel Ramos


Isabel Ramos - Acadêmica bolsista PIBId

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Projeto Consom no Colégio Bibiana Bitencourt

No ano de 2015, assim como no Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob, o projeto Consom foi aplicado no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, no bairro Jordão, em Guarapuava/PR. Sendo concretizado com seis turmas matutinas de sexto, sétimo, oitavo e nono anos do fundamental II, passou por etapas semelhantes.
            
           Seguindo o contexto teórico e prático do projeto, a maneira de as estagiárias trabalharem com as crianças fora adaptada e previamente pensada, seguindo suas limitações em um exercício sensível e crítico para com o ambiente escolar. No início, as aulas faziam-se bastante complexas, devido à própria complexidade da teoria aplicada; o receio – natural – dos alunos com a arte/música contemporânea tornou-se um desafio a ser vencido, e foi. Depois de muito explicar, ensinar, praticar, e, acima de tudo, depois que percebeu-se competência no aprendizado por parte dos alunos, deu-se início à elaboração da escultura sonora, que seria exposta nos últimos dia do projeto. A elaboração da amostra de esculturas fez-se de maneiras distintas, dependendo da turma. Primeiramente, fora dedicado uma aula para a elaboração poética da escultura: “como fazer uma escultura sonora que dialogue com a realidade vivida, com materiais acessíveis, estéticos e interativos?”, tudo isso fora previamente pensado pelos alunos, sempre em contato com as professoras; a questão da acessibilidade da exposição (onde seria viável colocar cada peça) e a poética (o significado metafísico de cada uma) também não ficou de lado. As próximas aulas foram dedicadas para a confecção, em grupo, da escultura sonora. Cada aspecto foi relevante: o som que faria, como seria produzido (se faria som com a interação do público, ou por si próprio, ou seja, através do vento e/ou outros elementos), a estética da escultura e a durabilidade. A exposição aconteceu nos dias 21 e 28 de Agosto no pátio do Colégio Bibiana; sem dúvida uma experiência pura, integral e gratificante por parte de todos os envolvidos. Segue algumas imagens do processo e da produção da exposição do dia 21 de Agosto dos sétimos, oitavos e nono anos.


















Outras imagens, agora do sexto ano, cuja exposição fora no dia 28 de Agosto.

























          Participar deste projeto, como pibidianos com docência em formação, foi uma experiência de grande agrego em todos os sentidos possíveis. Pudemos aprender ainda mais para poder transmitir, e, acima de tudo, aprendemos com alunos a sermos mais criativos e alegres no processo criativo. Uma experiência única e memorável; resta-nos agradecer à todos os envolvidos com o projeto, tanto para coloca-lo em prática como os que estavam sempre nos bastidores, cuidando para que nada saísse fora dos eixos. Obrigada, e valeu a pena!


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Projeto - ConSom

   No ano letivo de 2015 o PIBID – Música/Arte desenvolveu no Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob o projeto de ensino ConSom com as turmas de 7º ano do ensino fundamental II.
   O projeto passou por diferentes etapas ao longo de seu desenvolvimento, no total foram realizadas 10 aulas cada uma à sua metodologia específica, de acordo com o projeto. Iniciamos nossas regências a partir de um questionário feito com os alunos para que pudéssemos conhecê-los e saber um pouco sobre seus conhecimentos em arte. Logo após iniciamos o projeto com uma introdução buscando mostrar que a arte não surgiu do nada, mas, sim de um desenvolvimento que se deu ao longo da história. Partimos da linha cronológica da história da arte primitiva para que pudéssemos chegar até a arte contemporânea para que os mesmos compreendessem o surgimento da arte conceitual.Ao abordar a arte conceitual em sala de aula levamos diferentes materiais para que houvesse uma melhor compreensão por parte dos alunos, exemplos como textos, vídeos e imagens enriqueceram ainda mais nossas aulas.
   A arte sonora também faz parte do projeto ConSom. Proporcionamos aos alunos a experiência do fazer musical através de uma composição coletiva, na qual a proposta era criar uma composição sonora a partir de um objeto que é muito comum em nosso dia-a-dia, a sacola plástica. Tendo como referencial artístico o grupo Chelpa Ferro. A partir desta composição os alunos tiveram a oportunidade de explorar os sons que este objeto proporciona, pensando principalmente nos elementos formais do som e na arte sonora.
   Partimos da arte sonora para então falar da Poesia Sonora e Escultura Sonora, proporcionamos aos alunos diferentes vídeos sobre o que se trata cada uma. Foram propostas atividades relacionadas aos elementos formais do som, escultura e poesia sonora, para que pudéssemos ter um retorno por parte dos alunos sobre o conhecimento que lhes estava sendo proporcionado. 
   Desenvolvemos aulas sobre Instalações Artísticas, nas quais foram apreciados diferentes vídeos nos quais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns museus existentes, assim como, sobre os ambientes e suportes que um artista pode usar para expor suas obras de arte.
   Toda a teoria exposta até então serviu como base para o auge do projeto, a criação de uma escultura sonora. Durante o processo de criação os alunos passaram por diferentes etapas como: a idealização do projeto, quando deveriam expor suas ideias, pensando no que sua produção iria explorar e quais os materiais poderiam ser utilizados. Logo após os alunos passaram para o processo de criação da escultura sonora que foram desenvolvidas ao longo de algumas aulas.
  Durante a idealização e desenvolvimento do projeto sempre se pensou em expor o que seria produzido pelos alunos, então, no dia 20 de agosto de 2015 realizamos uma exposição das obras desenvolvidas por todas as turmas que participaram do projeto ConSom para que toda a escola pudesse ter a oportunidade de vivenciar o que os alunos estavam produzindo durante as aulas de arte com o projeto do PIBID. 
       Abaixo segue algumas fotos do desenvolvimento das esculturas sonoras e da exposição realizada a partir do projeto de ensino ConSom.




































     Acreditamos que a experiência de participar do projeto de ensino ConSon foi de grande importância, pois estar em contato com os alunos e professores acrescentou em muito em nossa formação como futuros docentes, além da experiência em arte que proporcionamos aos alunos. Somos gratos por todos os momentos que vivemos ao longo do projeto de ensino ConSom.