quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Pinacoteca de São Paulo

Durante a viajem a São Paulo, pudemos visitar alguns museus, entre eles a Pinacoteca, um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. 

fachada da pinacoteca

Nele vimos várias exposições como: Arte no Brasil; Vanguarda Brasileira dos anos 1960; Coleções em Diálogo; Fora da Ordem; e a instalação Situações. 


Hélio Oiticica 
Relevo Espacial VT, 1960

Lygia Clark
Caixa e Trepante, 1964



Nelson Leirner
O Porco, 1967

Yves Klein
La Victoire de Samothraice (S 9), 1962

Cildo Meireles
Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola, 1970


A Pinacoteca apresenta algumas iniciativas educativas para seus visitantes, organizadas por seu Núcleo de Ação Educativa (NAE).

Sempre atentos e em busca de novas formas de aprender com e sobre a Arte, nossos objetivos gerais são:
·         desenvolver ações educativas com base nas obras do acervo e naquelas apresentadas em exposições temporárias;
·         promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras;
·         garantir a ampla acessibilidade ao Museu, além de incluir aquelas pessoas que habitualmente não são frequentadoras, incentivando-as à visitação.

Dominó perceptivo, encontrar nas obras as formas do outro lado da peça

Qual é a cor da Ventania?
Qual é a cor da Saudade?
Qual é a cor de São Paulo?

Quando chegamos no museu recebemos um jogo para encontrar a imagem do cartão nas obras  de arte, um jogo para praticar a observação.







Há um local onde você mesmo pode montar sua exposição dentro do museu, uma ideia para se trabalhar a organização e montagem de exposições com os alunos.




No site do museu ainda podemos encontrar jogos para o ambiente virtual, e podem ser encontrados pelos seguintes links:

A Pinacoteca é um museu com obras que todas as pessoas sonham em ver um dia, onde a cultura brasileira tem prioridade e a educação o seu espaço. 

Os "Conectados" representados em São Paulo

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, algumas bolsistas estiveram expondo trabalhos do PIBID Música na UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) durante o evento VI Semana de Educação Musical - IA UNESP, com o tema "Práticas Criativas em Educação Musical como Fator de Desenvolvimento Humano". 

Como relato de experiência foi apresentado um resumo sobre a aplicação da segunda edição do projeto "Música e Tecnologia na Escola", ministrada a turma dos "Conectados" (projeto do Governo do Estado) do Colégio Leni. Alguns links sobre esse projeto já foram postados no blog, você pode ver eles clicando aqui.

Segue para conhecimento o pôster e o resumo apresentados no evento:

Daiane e Isabel em exposição de pôster no evento

Pôster apresentado
Resumo Expandido:
MÚSICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? PRÁTICAS CRIATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Isabel Cristina Rickli Ramos – PIBID/MÚSICA - UNICENTRO
Larissa Damaris Lorena de Oliveira – PIBID/MÚSICA - UNICENTRO
Daiane Solange Stoeberl da Cunha – PIBID/MÚSICA - UNICENTRO
Juliana Teixeira da Silva – PIBID/MÚSICA - UNICENTRO
Resumo: O presente relato de experiência apresenta os resultados obtidos na aplicação do projeto de ensino “Música e Tecnologia” que apresenta música contemporânea aos alunos e com produções feitas a partir de meios tecnológicos. Ministrado em uma turma especifica de ensino fundamental, e através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do Governo Federal, no subprojeto Arte/Música, presente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava, Paraná.
Palavras-chave: educação musical; arte e ensino; arte e tecnologia.
Introdução
O projeto de ensino “Música e Tecnologia na Escola”, foi construído e desenvolvido pelos acadêmicos e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto Música da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, na cidade de Guarapuava –PR. Com principal objetivo de investigar possibilidades metodológicas em educação musical com o uso de novas tecnologias, este projeto buscou apontar caminhos possíveis para efetivação do ensino da música contemporânea na escola. O projeto foi realizado com a turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, a qual faz parte do projeto piloto denominado “Conectados” do Governo do Estado do Paraná, no qual os alunos têm contato com a tecnologia em sala de aula, com uso de tablets, projetores e caixas de som.
Metodologia/Fundamentação
O projeto foi construído com principal objetivo de aproximar os alunos da escola pública ao repertório de música contemporânea – eletroacústica – por meio de pesquisa sonora e processos criativos com o uso dos equipamentos digitais disponíveis na escola, de posse dos alunos e bolsistas do PIBID. Para a captação de sons foram utilizados aparelhos como os tablets, celulares, câmeras fotográficas e de vídeo ou gravadores; para edição e manipulação de áudio foi utilizado o software livre Audacity® como a aplicação de efeitos, filtros, inserção de tom, silêncio e ruídos, a manipulação de samples, mixagem de músicas e composição experimental.
Desenvolvimento/Descrição
A construção deste projeto teve como fundamentos teóricos: SCHAFER (2011); RAMOS (2007); GRANJA (2006); PUIG (2012). No desenvolvimento do projeto realizou-se apreciação de músicas eletroacústicas e criação de repertório de música contemporânea criada por meios eletrônicos, e houve ainda uma produção musical a partir de samples criados, captados e editados pelos próprios alunos. Cada plano de aula objetivava estimular a escuta ativa e a composição musical e a abordagem dos conteúdos curriculares de música.
1. Alunos na sala de informática editando os samples.
Conclusões/ Resultados
Com esse projeto percebemos a possibilidade didática de promover o ensino de música na escola pública por meio da aprendizagem da música contemporânea e a vivência em processos criativos com o uso de tecnologias digitais. Notamos que o contato com a música eletronica se tornou o elo de aproximação com a realidade dos alunos, pois eles tem contato intenso com as tecnologias, , assim como com o repertório de música pop eletrônica, a partir da qual foi possível despertar a motivação para o fazer musical criativo e a ampliação do repertório musical na escuta e manipulação de sonoridades atonais.
Referências
GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos, Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação, São Paulo:Escrituras Editora, 2006.

PUIG, Daniel. EletriCap - Relato de Experiência de utilização de meios eletrônicos para a educação musical no Ensino Médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. 2012. 12p. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFJR. Rio de Janeiro. Publicada nos anais da IV semana de Educação Musical IA-UNESP e VIII Encontro Regional sudeste da ABEM. São Paulo: IA-UNESP/ABEM, 2012. pp.224-233.

RAMOS, André. A aplicação de meios eletrônicos no Ensino de música: PLANEJAMENTOS E APLICAÇÕES DE estratégias PEDAGÓGICAS. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes: Universidade do Rio de Janeiro, 2007.

SCHAFER, M. Afinação do mundo. 2 ed. São Paulo: UNESP, 2011.


Logo será publicado pelo evento: http://visemedmusical.blogspot.com.br/