Depois de anunciada a volta da
disciplina de música nas escolas o ministério da cultura e a Vale apresentam “A
Música na Escola”, um livro resultado de um projeto elaborado por Gisele Jordão, Renata R. Alucci, Sergio
Molina e Adriana Miritello Terahata .
O projeto reuniu 26 colaboradores
com experiência no fazer e particularidades no observar. Primeiramente
convidados a refletir sobre um determinado tema produzindo um artigo conciso,
pontuando e aprofundando seu recorte. Os 22 artigos no livro disponibilizados
estabelecem e focalizam os pontos de partidas para as posteriores discussões
das rodas de conversa. O objetivo é contribuir com os professores com um
material para consulta e reflexão com propostas de conteúdos, práticas de
exercícios, em diversas faixas etárias organizado com material físico e
eletrônico.
A volta da musica na escola é vista
com bons olhos pela população e acredita-se ser fundamental para que as novas
gerações possam transformar nossa sociedade com mais criatividade alegria e
cultura.
O livro tem um caráter pedagógico,
pois objetiva amadurecer as discussões sobre como levar a disciplina para a
sala de aula, abrangendo questões históricas, cognitivas, conceituais, físicas
e sociológicas que pode servir como uma porta de entrada da busca de como
oferecer uma educação musical adequada dentro da realidade brasileira.
A Vale apóia o projeto visando a
concretude da disciplina como ferramenta para o desenvolvimento dos jovens
brasileiros para que isso os leve a ter uma história com experiências mais felizes.
O projeto espera que as idéias dos autores e a contribuição das experiências
dos colaboradores se transforme em conhecimento para aqueles que partilharem
dos resultados desses encontros.
O livro traz questões como: De que
maneira averiguar as vias que se abrem a partir dos avanços tecnológicos. E
como trabalhar com a pluralidade de culturas em nosso país. Possui também dez
rodas de conversa com conteúdos que geraram temas que constituem o eixo da
proposta. Mostra claramente que o
objetivo da musica na escola não é o de formar instrumentistas, mas que os
alunos poderão conhecer a musica e aguçar sua percepção através do seu próprio
corpo, voz e espaço, equilibrando atividades que explorem parâmetros musicais
tais como altura, timbre, intensidade, etc.
As praticas do livro não podem ser
tomadas como proposta curricular, mas sim como abordagens que podem ser adotadas.
Essa questão deve ser encarada não como um problema a ser resolvido, mas como
um desafio a ser enfrentado, contribuindo de forma significativa dando voz aos
educadores e ouvidos aos estudantes.
Então fica a dica de leitura para
aqueles que querem saber mais sobre como trabalhar com a mais nova disciplina
das escolas, a música.
Livro, “A música
na Escola”, disponível para download
Elismari
Nenhum comentário:
Postar um comentário