terça-feira, 24 de abril de 2012

Lei nº 11.769: Algumas abordagens para uma pedagogia musical



  
            Depois de anunciada a volta da disciplina de música nas escolas o ministério da cultura e a Vale apresentam “A Música na Escola”, um livro resultado de um projeto elaborado por  Gisele Jordão, Renata R. Alucci, Sergio Molina e Adriana Miritello Terahata .
            O projeto reuniu 26 colaboradores com experiência no fazer e particularidades no observar. Primeiramente convidados a refletir sobre um determinado tema produzindo um artigo conciso, pontuando e aprofundando seu recorte. Os 22 artigos no livro disponibilizados estabelecem e focalizam os pontos de partidas para as posteriores discussões das rodas de conversa. O objetivo é contribuir com os professores com um material para consulta e reflexão com propostas de conteúdos, práticas de exercícios, em diversas faixas etárias organizado com material físico e eletrônico.
            A volta da musica na escola é vista com bons olhos pela população e acredita-se ser fundamental para que as novas gerações possam transformar nossa sociedade com mais criatividade alegria e cultura.
            O livro tem um caráter pedagógico, pois objetiva amadurecer as discussões sobre como levar a disciplina para a sala de aula, abrangendo questões históricas, cognitivas, conceituais, físicas e sociológicas que pode servir como uma porta de entrada da busca de como oferecer uma educação musical adequada dentro da realidade brasileira.
            A Vale apóia o projeto visando a concretude da disciplina como ferramenta para o desenvolvimento dos jovens brasileiros para que isso os leve a ter uma história com experiências mais felizes. O projeto espera que as idéias dos autores e a contribuição das experiências dos colaboradores se transforme em conhecimento para aqueles que partilharem dos resultados desses encontros.
            O livro traz questões como: De que maneira averiguar as vias que se abrem a partir dos avanços tecnológicos. E como trabalhar com a pluralidade de culturas em nosso país. Possui também dez rodas de conversa com conteúdos que geraram temas que constituem o eixo da proposta.  Mostra claramente que o objetivo da musica na escola não é o de formar instrumentistas, mas que os alunos poderão conhecer a musica e aguçar sua percepção através do seu próprio corpo, voz e espaço, equilibrando atividades que explorem parâmetros musicais tais como altura, timbre, intensidade, etc.
            As praticas do livro não podem ser tomadas como proposta curricular, mas sim como abordagens que podem ser adotadas. Essa questão deve ser encarada não como um problema a ser resolvido, mas como um desafio a ser enfrentado, contribuindo de forma significativa dando voz aos educadores e ouvidos aos estudantes.
            Então fica a dica de leitura para aqueles que querem saber mais sobre como trabalhar com a mais nova disciplina das escolas, a música.

Livro, “A música na Escola”, disponível para download

Elismari

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