Tendo a música eletrônica como estudo e o livro “Tecnologias Digitais Para Educação Musical”, de Daniel Gohn como referência e embasamento, iremos organizar e publicar um glossário com os principais termos de tecnologia musical.
algumas palavras das quais acho interessante saber: LOOP: ferramenta que permite repetir um mesmo ritmo ou melodia MIDI: Musical Instrument Digital Interface - uma linguagem de computador que permite que diversas máquinas e instrumentos "falem" entre si SAMPLE - Uma "amostra" de qualquer tipo de som ou música. SAMPLER - a Máquina que grava qualquer som digitalmente sem uso de fita. SINTETIZADOR: cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas STEREO: o som sai por caixas diferentes MONO: o som sai por apenas uma caixa MIXAGENS: atividade na qual uma multidude de fontes sonoras é combinada em um ou mais canais. (Manipulação de Sons) EMULADOR: é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele. SOFTWARE:não palpável "aquele que você xinga" HARDWARE: vem do ingles que significa ferramenta física, ou seja, onde o software é armazenado, se o software voce xinga, no hardware voce bate. esses dois exemplos foram ditos no ultimo encontro dos pibidianos em Arte, achei uma maneira facil de entender melhor. ;D
microfones P10- com um pino XLR- 3 pinos FILE- faixas INTENSIDADE = AMPLITUDE que é medida em dB(DECIBÉIS) ALTURA = FREQUENCIA medida em Hz (HERTZ)ouvida por humanos entre 20 e 20000Hz ONDA SENOIDAL- uma onda "limpa" produzida em computador (Arredondada) ONDA DENTE DE SERRA- formato de picos que lembram o dente de uma serra ONDA QUADRADA- (quadrada)rsr
Achei uma nomenclatura sobre termos utilizados na musica eletrônica em geral, pode ser útil... ANÁLOGO(NÃo DIGITAL) - O som processado à moda antiga,com instrumentos acústicos ou elétricos que não usam a linguagem digital,dos zeros e uns. BEAT - um pedaço do rítmo,uma pequena batida. BPM(BEATS PER MINUTE) - A medida de tempo de uma música/gravação, que determina a sua velocidade. DIGITAL - O som digital é processado no código dos computadores,zeros e uns.CD's,MP3 e MDs(mini discs)são digitais;discos de vinil e fitas cassetes,não. DOWNLOAD - O ato de "baixar" algo da internet,como músicas,por exemplo. DUB - rítmos e efeitos eletrônicos são "dobrados" e alternados,com eco nas vozes e linhas de baixo fortes. FTP(FILE TRANSFER PROTOCOL) - O modo como mandamos arquivos,como os de música,de um computador para o outro,através da internet. GROOVE - O sulco no disco que contém o som da múcisa.Com o tempo passou a designar padrões repetitivos de sons MIXER - Aparelho que permite que se conbine sons vindos de diferentes fontes/canais.É o instrumento principal para que um DJ trabalhe. MP3 - O tipo mais popular de arquivo de som da internet. P.A.(PUBLIC ADRESS) - Originalmente P.A. se referia ao sistema de som(POWER AMPLIFICATION), o som que vai para o público,seja num show ou numa festa.Hoje em dia também significa "PERSONAL APPEARENCE",quando o DJ, além de tocar,se apresenta como num SHOW,um LIVE ACT,seja tocando instrumentos ou fazendo PLAYBACK. PITCH - Mede a velocidade do disco ou da nota musical. REMIX - Uma nova versão de uma música,feita a partir de trechos recombinados da música original,extraídos da fita master.Modificam a música para agradar nas pistas. SAMPLE - Uma "amostra" de qualquer tipo de som ou música. SAMPLER - a Máquina que grava qualquer som digitalmente sem uso de fita. SINTETIZADOR - Um instrumento musical programável inventado por Robert moog no começo dos anos 60.Ele cria uma série de padrões de voltagens que podem ser manipulados através de filtros,modulações e mixagens.Essas voltagens,então,são usadas para criar um som.Mas um sintetizador não é um sampler,e vice-versa.
Mais algumas palavras: Editing (edição): a edição de áudio, da mesma forma que a de texto, envolve as ações de recortar, copiar e colar, e também a de mixar; Amplitude: volume; Andamento: Velocidade; Bounce: Música aberta, ou seja, onde as faixas estão separadas e eu posso transformá-la em um novo arquivo de audio; Codec: método de codificação e decodificação; Compressão: reduzir o tamanho de um arquivo; Daw: Digital Áudio workstation . É qualquer software digital usado para gravação de áudio ou midi; Delay: Efeito de Eco; Espectro Sonoro: É faixa de frequência que o ouvido humano consegue escutar (20 Hz à 20KHz). KHz é a abreviatura de ¨quilohertz¨, que equivale à mil hertz.. O hertz , cujo símbolo é Hz, é uma unidade de frequência, expressa em têrmos de oscilações ( vibrações), por segun- do; Estéreo: Quando é mais de uma faixa de áudio; Fade: Mudança nos níveis de volume. Fade-In: Crescente, fade-out: decrescente; Sample: É como se fosse um instrumento virtual onde existem amostras de gravação de áudio, podem ser encontrados em qualquer teclado com conexão midi.
algumas palavras das quais acho interessante saber:
ResponderExcluirLOOP: ferramenta que permite repetir um mesmo ritmo ou melodia
MIDI: Musical Instrument Digital Interface - uma linguagem de computador que permite que diversas máquinas e instrumentos "falem" entre si
SAMPLE - Uma "amostra" de qualquer tipo de som ou música.
SAMPLER - a Máquina que grava qualquer som digitalmente sem uso de fita.
SINTETIZADOR: cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas
STEREO: o som sai por caixas diferentes
MONO: o som sai por apenas uma caixa
MIXAGENS: atividade na qual uma multidude de fontes sonoras é combinada em um ou mais canais. (Manipulação de Sons)
EMULADOR: é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele.
SOFTWARE:não palpável "aquele que você xinga"
HARDWARE: vem do ingles que significa ferramenta física, ou seja, onde o software é armazenado, se o software voce xinga, no hardware voce bate.
esses dois exemplos foram ditos no ultimo encontro dos pibidianos em Arte, achei uma maneira facil de entender melhor.
;D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmais alguns termos que foram usados na reunião:
ResponderExcluirmicrofones P10- com um pino XLR- 3 pinos
FILE- faixas
INTENSIDADE = AMPLITUDE que é medida em dB(DECIBÉIS)
ALTURA = FREQUENCIA medida em Hz (HERTZ)ouvida por humanos entre 20 e 20000Hz
ONDA SENOIDAL- uma onda "limpa" produzida em computador (Arredondada)
ONDA DENTE DE SERRA- formato de picos que lembram o dente de uma serra
ONDA QUADRADA- (quadrada)rsr
Oi galera
ExcluirAchei uma nomenclatura sobre termos utilizados na musica eletrônica em geral, pode ser útil...
ResponderExcluirANÁLOGO(NÃo DIGITAL) - O som processado à moda antiga,com instrumentos acústicos ou elétricos que não usam a linguagem digital,dos zeros e uns.
BEAT - um pedaço do rítmo,uma pequena batida.
BPM(BEATS PER MINUTE) - A medida de tempo de uma música/gravação, que determina a sua velocidade.
DIGITAL - O som digital é processado no código dos computadores,zeros e uns.CD's,MP3 e MDs(mini discs)são digitais;discos de vinil e fitas cassetes,não.
DOWNLOAD - O ato de "baixar" algo da internet,como músicas,por exemplo.
DUB - rítmos e efeitos eletrônicos são "dobrados" e alternados,com eco nas vozes e linhas de baixo fortes.
FTP(FILE TRANSFER PROTOCOL) - O modo como mandamos arquivos,como os de música,de um computador para o outro,através da internet.
GROOVE - O sulco no disco que contém o som da múcisa.Com o tempo passou a designar padrões repetitivos de sons
MIXER - Aparelho que permite que se conbine sons vindos de diferentes fontes/canais.É o instrumento principal para que um DJ trabalhe.
MP3 - O tipo mais popular de arquivo de som da internet.
P.A.(PUBLIC ADRESS) - Originalmente P.A. se referia ao sistema de som(POWER AMPLIFICATION), o som que vai para o público,seja num show ou numa festa.Hoje em dia também significa "PERSONAL APPEARENCE",quando o DJ, além de tocar,se apresenta como num SHOW,um LIVE ACT,seja tocando instrumentos ou fazendo PLAYBACK.
PITCH - Mede a velocidade do disco ou da nota musical.
REMIX - Uma nova versão de uma música,feita a partir de trechos recombinados da música original,extraídos da fita master.Modificam a música para agradar nas pistas.
SAMPLE - Uma "amostra" de qualquer tipo de som ou música.
SAMPLER - a Máquina que grava qualquer som digitalmente sem uso de fita.
SINTETIZADOR - Um instrumento musical programável inventado por Robert moog no começo dos anos 60.Ele cria uma série de padrões de voltagens que podem ser manipulados através de filtros,modulações e mixagens.Essas voltagens,então,são usadas para criar um som.Mas um sintetizador não é um sampler,e vice-versa.
Mais algumas palavras:
ResponderExcluirEditing (edição): a edição de áudio, da mesma forma que a de texto, envolve as ações de recortar, copiar e colar, e também a de mixar;
Amplitude: volume;
Andamento: Velocidade;
Bounce: Música aberta, ou seja, onde as faixas estão separadas e eu posso transformá-la em um novo arquivo de audio;
Codec: método de codificação e decodificação;
Compressão: reduzir o tamanho de um arquivo;
Daw: Digital Áudio workstation . É qualquer software digital usado para gravação de áudio ou midi;
Delay: Efeito de Eco;
Espectro Sonoro: É faixa de frequência que o ouvido humano consegue escutar (20 Hz à 20KHz). KHz é a abreviatura de ¨quilohertz¨, que equivale à mil hertz..
O hertz , cujo símbolo é Hz, é uma unidade de frequência,
expressa em têrmos de oscilações ( vibrações), por segun-
do;
Estéreo: Quando é mais de uma faixa de áudio;
Fade: Mudança nos níveis de volume. Fade-In: Crescente, fade-out: decrescente;
Sample: É como se fosse um instrumento virtual onde existem amostras de gravação de áudio, podem ser encontrados em qualquer teclado com conexão midi.
Eu anotei alguns termos durante a reunião
ResponderExcluirManipulação: usar os recursos de inserção de som
Edição de som: repetir, mexer nas características sonoras...
Pitch: altura, agudo, grave do som.
Programas proprietários: pagos
Software free: grátis
Software: programas
Hardware: equipamento
Gravadores multipista: gravar sons em múltiplos canais. Guitarra, violão, bateria gravados ao mesmo tempo, um em cada faixa.
Mixagem de som: manipular, juntar faixas em uma só , em um único canal.
MIDI: padrão universal para armazenamento de som digital.
File: uma faixa da música
Estéreo: mais do que uma faixa. Diferentes.
Mono: uma faixa
Som senoidal: uma medida de Hertz
Fade in: crescer
Fade out: diminuir