quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Reunião sobre o projeto Street Art: das ruas para a escola

Durante o dia 17 de outubro, os pibidianos se reuniram com Mano Hood, um dos responsáveis pela transmissão da cultura Hip Hop na cidade de Guarapuava, para tratar de questões referentes ao novo projeto “Street Art: das ruas para a escola” desenvolvido pelo Pibid Arte/Música, o qual aborda a cultura Hip Hop. O objetivo da conversa com Mano Hood era sanar as duvidas a respeito de como desenvolver as questões referentes ao Hip Hop dentro da sala de aula.
Mano Hood, primeiramente, lembrou da importância de se tratar as diferentes culturas existentes e do cuidado que se deve tomar para não se criar estereótipos. Dessa maneira explicou que a solução é tratar o tema de forma aprofundada, para que os alunos possam compreender o contexto onde a cultura Hip Hop se desenvolveu e como ela se apresenta atualmente, explicando a trajetória do movimento desde seu desenvolvimento na Jamaica até os tempos atuais, onde permanece servindo de voz para as minorias.
O convidado também ressaltou a importância de se abordar os elementos que formam o Hip Hop: Dj, MC, Break e o Grafite. Com isso sugeriu que pick-ups fossem levadas para a sala de aula para que os alunos pudessem ter contato, buscando despertar neles um maior interesse sobre o assunto. Mano Hood, salientou ainda, que a questão da métrica e da musicalidade nas letras de Rap deveriam ser abordadas em aula e que um rapper deveria ser convidado para socializar com os alunos, assim como um grafiteiro e um dançarino de break, dessa forma valorizando o trabalho profissional de cada convidado. Segue abaixo a foto da reunião: