quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É muito importante pra mim que vocês participem

Galera em uma de minhas observações no colégio Manoel Ribas pude constatar o bloqueio que um aluno sente ao fazer as aulas práticas de arte e percebi que não é por preguiça ou falta de vontade ele até tentou mas algo o impedia.

Gostaria que se alguem tiver algo pra indicar onde eu possa me aprofundar um pouco mais sobre o assunto por favor me envia porque muitas vezes generalizamos ao falar dos alunos que não participam das aulas como se todos fossem iguais. E isso me tocou profundamente porque muitas vezes estes são prejudicados
por favor me ajudem


luh

6 comentários:

  1. Mas pelo que você observou o que acontece com esse aluno?
    Várias coisas podem estar influenciando..

    Beijo,
    Cynthia.

    ResponderExcluir
  2. e pensar na possibiliade de trabalhar com -detesto-essa-palavra- lúdico...

    às vezes na faculdade somos convidados a executar propostas que parecem simples -tocar, andar pelo espaço, correr, alterar níveis, explorar movimentos corporais- sem nenhum constragimento... essas práticas acabam se tornando rotineiras que esquecemos do estranhamento inicial que tivemos ao conhecer alguns exercícios tecnicos de dança contemporânea e até mesmo em assistir videos desse sentido...

    estranhar é normal :)

    ResponderExcluir
  3. bom, acredito que não existe a receita perfeita. Mas como escrevemos em nosso artigo sobre a resistência as praticas de dança, e como o vini lembra a cima. até mesmo nós no início do curso não tínhamos segurança para executar algumas praticas. Porem depois de exercícios de sensibilização passamos a entender melhor alguns processos. E percebemos traves de práticas a perceber certos conceitos, e isso contribuiu para essa quebra de constrangimento. Sei que na sala de aula nem sempre é possível que haja um tempo destinado a esta processo, mas penso que é importante tentar pelo menos um breve contato. Geralmente quando isso ocorre em minhas aulas tento trabalhar com esses alunos mais tímidos variando a metodologia. Porem nem sempre alcançamos os objetivos desejados, mas o pouco que se obtem já vale a pena!!! lembrando que levar repertórios variados de arte ajuda muito !!!

    by Kelly

    ResponderExcluir
  4. Cyntia dividimos o grupo com ele e mais dois alunos e mesmo assim ele não participou os meninos tentaram e deixaram soh uma frase pra ele e mesmo assim ele não consequiu tentou uma vez e dzia que não sabia

    vini e kelly obrigada pelas sugestões

    luh

    ResponderExcluir
  5. Luh tem um livro da Ruth Rocha, que se chama Quem tem medo do ridículo? que fala justamente da vergonha que alguns alunos tem para participar de alguma atividades, se você quiser se aprofundar mais no assunto seria um bom começo, a linguagem do livro é bem facil.

    ResponderExcluir
  6. interessante Marines..
    boa sugestão..
    eu era uma aluna bem tímida..
    muito retraída..
    até hoje me da até dor de barriga de ficar a frente das pessoas... rsssss

    é complicado mesmo.

    ResponderExcluir