quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Olá colegas"PIBIDIANOS"!!!!
Todos sabemos do trabalho que estamos desenvolvendo, que é o de pesquisarmos através de questões objetivas junto aos alunos dos colégios Ana Vanda e Manoel Ribas, para desenvolvermos as oficinas que realizar-se-ão em 2011.
Então, para melhor desenvolvimento do projeto, é necessário que vocês postem comentários referente às questões: O que é pesquisa? Como poderemos usar melhor os resultados obtidos na pesquisa? Quais benefícios podemos ter, para produzir as oficinas, ao sabermos da preferência dos alunos às linguagens artísticas?
Mauricio...

10 comentários:

  1. Pibidianos, quero indicar uma leitura que fala sobre a pedagogia da pesquisa-ação.
    Abaixo o link para verificação.
    Espero que venha de encontro para sanar alguma dúvida sobre as diversas pesquisas que podemos desenvolver no PIBID.

    http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf

    Beijos.
    Cyn.

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  2. Cynthia, Gostaria de saber qual parte do texto poderia me ajudar a entender melhor a questão de Quais benefícios podemos ter, para produzir as oficinas, ao sabermos da preferência dos alunos às linguagens artísticas, visto que achei o texto com uma linguagem bem teórica!!!!

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  3. cyn to lendo o texto e to gostando muito mesmo amanha posto meu comentário mas pelo que ja li eh bastante interessante e mauricio concordo com vc que é bem teorico
    bjuuus boa semana a todos
    luh

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  4. Pesquisa Participante:

    http://giselacastr.vilabol.uol.com.br/pesquisapart.htm

    DEFINIÇÃO:

    Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Portanto, é uma atividade de pesquisa, educacional orientada para a ação. Em certa medida, tentativa da Pesquisa Participante foi vista como uma abordagem que poderia resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o uso deste conhecimento, entre o mundo "acadêmico" e o "irreal", entre intelectuais e trabalhadores, entre ciência e vida."

    Para Brandão (1984) : Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Estes participantes são os oprimidos, os marginalizados os explorados. Trata-se, portanto, de uma atividade educativa de investigação e ação social.

    Lakatos e Marconi(1991) definem a pesquisa participante como um tipo de pesquisa que não possui um planejamento ou um projeto anterior à prática, sendo que o mesmo só será construído junto aos participantes (objetos de pesquisa). os quais auxiliarão na escolha das bases teóricas da pesquisa de seus objetivos e hipóteses e na elaboração do cronograma de atividades.

    bom galerinha pelo que lí a pesquisa participante tem um problema. E este problema que conduz a pesquisa em um grupo ou comuninade. Pesquisa esta que pode ter um roteiro, que neste texto que lí pode se dar em 4 etapas, e a pesquisa participante segundo o autor não para na quarta etapa e pode gerar outras pesquisas.



    By Kelly

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  5. oiii pessoal,
    deixo aqui minha sugestão de leitura, fui buscar algo na net que pudesse nos ajudar a compreender melhor as questões de pesquisa levantadas, aqui a pesquisa-ação é usada como instrumento de análise e avaliação da prática docente, achei que faz relação com o nosso trabalho pq já na primeira parte levanta a importância da pesquisa-ação na prática docente.

    http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v13n48/27557.pdf

    Boa leitura!

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  6. Cyn, comecei a ler o texto e achei muito legal, principalmente quando fala, da pesquisa ação envolve uma construção coletiva e colaborativa. deixo aqui tambem uma dica sobre o assunto.

    projetos.inf.ufsc.br/.../Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf

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  7. http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt04/t047.pdf

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  8. oi pessoal, ainda não li completamente todos os textos, mas dando uma olha geral, todos são bons. Vamos as leituras!!!
    O link que a Marinês sugeriu é http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf

    Aí vai um resumo sobre Metodologia de Pesquisa

    O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas.
    Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.

    CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS
    Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação serão apresentadas a seguir:
    Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:
    • Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
    • Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
    Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) pode ser:
    • Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
    • Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.
    • Pesquisa Explicativa (ou experimental): visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.
    Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991), pode ser:
    • Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
    • Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
    • Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
    • Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
    • Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
    • Pesquisa Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.
    • Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
    • Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

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  9. As Etapas da Pesquisa
    A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados. O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:
    1) escolha do tema;
    2) revisão de literatura;
    3) justificativa;
    4) formulação do problema;
    5) determinação de objetivos;
    6) metodologia - Nesta etapa você irá definir onde e como será realizada a pesquisa. Definirá o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados;
    7) coleta de dados;
    8) tabulação de dados;
    9) análise e discussão dos resultados;
    10) conclusão da análise dos resultados;
    11) redação e apresentação do trabalho.

    É claro, que não é regra absoluta, e não é necessário seguir cronologicamente os passos.

    Vamos refletir sobre a nossa pesquisa?
    O que já realizamos? Em que estágio estamos?
    O que devemos fazer agora?


    E ENTÃO, CONSEGUIRAM DEFINIR SE É PESQUISA-AÇÃO OU PESQUISA PARTICIPANTE??????

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  10. PESQUISA-AÇÃO

    pois Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos.

    E não estamos trabalhando com nossa própria realidade e sim dos colégios. Logo nossa pesquisa se encaixa melhor como pesquisa-ação, já que os benefícios não são voltados para nossa transformação social.

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