quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENGRUPE DANÇA 2011 - III ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA







No período de 18 a 20 de outubro de 2011, ocorreu na cidade de Maringá-PR, o III ENGRUPEdança – Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, iniciativa da Rede de Cooperação de Pesquisa em Dança (CooperacDANÇA), constituída por Programas de Pós-Graduação e Graduação das seguintes instituições: UEM, UNESP, UFV, UNIRIO e UFG. O evento encontra-se integrado ao CIPE – Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (DEF/UEM) e conta com parceria da III Jornada Interartes – Outras Palavras (DLE/UEM).


O objetivo do evento é potencializar a produção do conhecimento multidisciplinar que envolve, sobretudo,os campos da dança, da educação física, do teatro e da música, fomentando o debate sobre essa produção, bem como sua disseminação. A realização desse Encontro representa a possibilidade de fortalecer a Rede de Cooperação Acadêmica, agregando novos parceiros interessados em intensificar esforços para a consecução de conhecimento de ponta que possa alavancar o processo comunicativo no país e exterior, favorecendo o intercâmbio em pesquisas e outras ações.


By Kelly



4 comentários:

  1. Além das palestras, mesas redondas e comunicações ...etc.. as apresentações artísticas foram muito interessantes, e pudemos subir ao palco e participar.

    O evento foi muito bom, porém senti falta de algumas discussões. Acredito que há desacordo entre vários profissionais, que não torna a classe unida, e, que em vez dos colegas se unirem para mudar as leis que regem as pesquisas em dança, o que ocorre é que a maioria só aponta os limites e os problemas de aceitação de suas propostas em editais e instituições de fomento, divulgação e publicação de pesquisas... e não procuram lutar para que essa situação mude ou pelo menos seja minimizada.

    Vem crescendo o número de eventos para discussão sobre daça, porém deveriam ter uma ligação mais forte e comprometida com a "classe" se é assim que podemos chamar..

    ResponderExcluir
  2. Adorei o evento, a organização, as palestras, apresentações de trabalho enfim, na quarta-feira que foi o nosso dia mais cheio fiquei feliz em ver que nosso curso apesar das duvidas de como ele é, ou como deveria ser, supre as necessidades no campo da arte, e da educação, porque de todas as coisas que ouvi lá, já tinha uma base, um certo entendimento proporcionado pelo curso, claro que as discussões eram em níveis maiores.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Rafa... Nos eventos que fui também me senti assim, feliz com o curso e com as referências que temos, nos congressos de múcica só me senti em falta em não saber tocar um instrumento, mas como as propostas de Música contemporânea ou praticas com materiais alternativos suprimos as necessidades dos alunos tranquilamente, sendo até mais significativas para o ensino de música no ambiente escolar ...
    em eventos de dança também sempre me senti preparada..
    e ouvi de pessoas nesses eventos, que sentiam necessidade de buscar oficinas de outras formas de expressão artística... a galera da música fazem aulas de corpo e teatro... a galera da dança faz aula de canto e teatro...

    e agente faz Arte!!!

    me orgulho muito do nosso curso...

    é uma pena que muitos não o aceitem...

    Confio no trabalho que vem sendo desenvolvido, e nas experiências que tive em sala de aula, em eventos, e com observação de colegas que atuam na rede pública.

    ResponderExcluir