quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VI BIENAL VENTOSUL - BIENAL DE CURITIBA





A 6ª VentoSul - Bienal de Curitiba será realizada de junho a dezembro de 2011 na cidade de Curitiba e se desenvolverá com o conceito curatorial "Além da Crise".

A Bienal, que vem se consagrando como um dos maiores eventos da arte contemporânea da América Latina, exibirá obras de artistas de países de cinco continentes. Com essa abrangência, ela se torna o evento cultural mais importante a ser realizado no Brasil em 2011.
A 6ª edição da Bienal terá como curadores gerais os experientes críticos de arte Alfons Hug (Bienal de São Paulo, Bienal do Fim do Mundo, na Argentina) e Ticio Escobar (Trienal do Chile, Bienal de Valência, na Espanha). Como responsáveis pela co-curadoria, a curadoria geral definiu as críticas de arte Adriana Almada e Paz Guevara. A Bienal conta ainda com os curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal. Para a curadoria do projeto educativo foram escolhidas as especialistas Denise Bandeira e Sônia Tramujas.
Serão sete meses de programação que inclui palestras, mesas-redondas, exposições, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances, interferências urbanas e residência artística, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba.
As exposições da 6ª Bienal de Curitiba serão realizadas de 18 de setembro a 20 de novembro de 2011.
A fim de ampliar geograficamente o alcance da Bienal para as cinco regiões do país, a programação da 6ª VentoSul também prevê a realização de atividades nas cidades de Brasília (DF), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Londrina e Cascavel (PR) e Florianópolis (SC).
Objetivando permitir o aproveitamento máximo do público de todas as idades e a exploração do potencial educativo da Bienal, será desenvolvido um completo projeto educativo, que abrange desde medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, monitores nos espaços expositivos, visitas monitoradas até publicações voltadas a professores e monitores, entre outros.


maiores informações:





By Kelly




Um comentário:

  1. Sugiro que não deixem de visitar o "Museu do OLHO", e o Solar do Barão. A casa Andrade Muryci também é bem interessante. Esses 03 lugares apresentam a maior quantidade de obras.

    Reservem tempo maior Para o Museu Oscar Niermeyer... vale muito a pena, contém bastante vídeos e fotografias. e estão ocorrendo outras exposições interessantes por lá...

    Aproveitem o passeio...

    =)

    beijos

    By Kelly

    ResponderExcluir