quarta-feira, 25 de julho de 2012

Técnica Vocal

        Neste 2º semestre de 2012 ministrarei a disciplina Técnica Vocal para a 1ª e para a 2ª série do curso de Arte-Educação/Unicentro. Utilizarei este blog para realizar algumas atividades de discussão, socialização, pesquisa de assuntos relativos ao uso da voz, na arte, na educação musical, na vida. Considero ser pertinente ao PIBID esta inserção de outros acadêmicos neste blog, trocaremos informações, produziremos conhecimento.    

       Minha primeira proposta é pararmos e ouvirmos as possibilidades de uso da voz: canto, fala, grito, sussurro, cochicho, idiomas, sotaques, expressões vocais diversas: históricas, étnicas, contemporâneas...     

     Proponho que cada aluno pesquise e poste e comente um link de música ou vídeo que demonstre uma forma de utilização da voz.      

  Busquem diferentes sonoridades, o desafio é não repetir possibilidades!

Professora Daiane S. S. da Cunha



84 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=jJk1K_kr3yU

    oi galera, então eu postei essa música porque nela podemos perceber as diferenças de timbre feminino e masculino, também durante o desenrolar a mudança de altura e intensidade de ambos cantores!
    em alguns momentos a música chega a parecer falada, sendo ao meu ver uma expressão vocal histórica que conta a lenda do fantasma da ópera.
    e existe uma versão dessa opéra feita pelo nightwish tbm caso alguém tenha interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa dica Jehh, analisando a extensão vocal dos cantores vc consegue identificar qual voz eles cantam? Soprano ou contralto? Tenor ou baixo?

      Excluir
    2. a voz da cantora é soprano, é possivel perceber isso nos agudos que ela faz durante a música, já a voz do cantor eu não tenho muita certeza, mas a defini como sendo tenor, já que não uma voz tão grave!

      Excluir
    3. pra primeiras aulas vc está bem!!! aprovada!!!

      Excluir
    4. Obrigada!!! Vou me esforçar o máximo para continuar assim!

      Excluir
    5. O fantasma da ópera é muito lindo, percebe-se muito o contraste da voz soprano da cantora com a voz tenor do cantor!!! muito legal....

      Excluir
    6. Muito legal, adorei a voz dela e tbm do video do nightwish muito legal (:

      Excluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=sh06cV0YtG8

    Então pessoas, estou postando aqui uma música de uma banda alemã de Metal Sinfônico, Haggard, sendo que em toda ela, há alterações de técnicas: o Lírico e o Gutural(das quais, a primeira estou tentando aprender, e a outra eu tenho vontade de aprender, porém os danos que causam à voz não valem a pena...). O Gutural, mais conhecido por "vocal rasgado", "agressivo", ou seja lá o que for, possui a altura grave; e a intensidade é média, mais para o forte. O Lírico, pode variar a altura, sendo na maior parte da música agudo; e a intensidade forte. Sobre o timbre, as técnicas são inconfundíveis, o contraste entre elas, para mim, é o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima dica, e que legal vc estar aprendendo lírico, faz aula? com quem?

      Excluir
    2. Faço técnica vocal há 2 anos na Unicentro, com a professora Eliana Fialho =]

      Excluir
    3. ótimo!!! continue!!
      vc vai gostar da disciplina!!

      Excluir
    4. Ahh já estou gostando muito da disciplina, amo música *-*

      Excluir
    5. Achei bem interessante, nota-se claramente o contraste das vozes em canto lírico e gutural.

      Excluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=0e5ZpRaq_Cw&feature=player_detailpage

    Escolhi este vídeo, de uma música japonesa, pois gosto muito de ouvir. Para os japoneses é importante a respiração diafragmática durante o sono e a contração abdominal, pois isto influência na tonalidade da voz e no vibrato, ajudando na expressão vocal e na interpretação musical. A expressão e a interpretação é muito valorizado no canto japonês. E há muito pouco estudo sobra a música japonesa.... então quem se interessar.... e vamos apreciar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é interessante analisar os mecanismos da indústria cultural, ou seja, a globalização, a cultura de massa... japoneses, norte-americanos, brasileiros cantam de forma muito semelhante. Qual brasileira ela te lembra?

      Excluir
    2. Sandy??????????????Vanessa Camargo??????????

      Excluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=FDQuc0NB_eM

    Hum, escolhi essa música porque eu considero o Lobão um dos melhores músicos do Brasil e a voz dele é inconfundível. E também da pra notar um amadurecimento da voz dele desde o começo da carreira até agora, acho isso bem legal. E também a voz dele é super gostosa de ouvir. É um cara que com certeza vale a pena ouvir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobão, Engenheiros, Titãs, vozes inconfundíveis, uma galera muito boa!!

      Excluir
  5. Minha deusa, Meredith Monk.

    http://www.youtube.com/watch?v=6HTCkyImq3w


    "A procura deles pelo mistério e mágia vem da disciplina e humildade. Foi intenso, profundo e envolvente o encontro com a chamada: “técnica vocal extendida” e “performance interdisciplinar” da Meredith Monk.
    Aprendi que a voz não é apenas um lugar de palavras e notas: é um lugar em expansão onde todas as regras podem ser eliminadas e tudo pode começar de novo.

    A técnica do Vocal Ensemble criou uma abertura para descobrir e entrelaçar novos modos de percepção. A voz humana foi o foco de todas as nossas criações, com a orientação dos integrantes do Vocal Ensemble. Dançamos com a voz, e descobrimos como esse instrumento que tem cor, género e paisagem, não precisa de palavras."

    ResponderExcluir
  6. Queen - Bohemian Rhapsody
    http://www.youtube.com/watch?v=3p4MZJsexEs

    Canção composta em 1975, por Freddie Mercury, considerado por mim como o melhor vocalista de todos os tempos e integrante da banda britânica Queen, do seu álbum A Night at the Opera. Esta canção não possui refrão, e consiste em três partes principais: um segmento de balada que acaba com um solo de guitarra, uma passagem operística e uma seção de hard rock. Nela, Freddie Mercury, Roger Taylor e Brian May cantam respectivamente nas tessituras média, aguda e grave. May toca a guitarra, Taylor toca bateria, tímpano e gongo, e John Deacon toca o baixo elétrico.
    Uma das bandas do meu coração, logo que li a proposta já pensei nesta música.

    Marta Almeida
    2º ARTE EDUCAÇÃO

    ResponderExcluir
  7. http://www.bocc.ubi.pt/pag/sergl-marcos-julio-en-busca-de-paisagens-sonoras-polioralidade-voz-midiatica.pdf

    Em busca de paisagens sonoras: polioralidade, a voz midiática
    Marcos Júlio Sergl1
    Lucilhane Carraro

    ResponderExcluir
  8. Olá, resolvi postar o Sheldon e seu canto difônico, que é a técnica que a Profe comentou de produzir dois sons distintos concomitantes por meio das cordas e cavidade bucal, espero que gostem. Bazzinga!

    https://www.youtube.com/watch?v=MVD-q7B7qTU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Produção como assim,tambem postei o video do Sheldon não vi que vc ja tinha postado ¬¬.. mais é ótimo mesmo.

      Excluir
    2. tente achar outros videos que tenham mais prática do canto difônico ou harmônico!!!

      Excluir
    3. Achei esse super interessante, até por que me deixou curioso quando a professora falou sobre esse tipo de canto na sala, procurei outros videos para ouvir mais sobre isso.

      Excluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=M8PAuvxCZuM

    Essa é uma versão da musica (Bad Romance)do grupo musical On The Rocks formado por estudantes da universidade de Oregon, o video não tem um audio muito bom por se tratar de uma intervenção urbana, mais da pra ouvir, é divertido e criativo.
    Pra quem se interessar no estilo acapella fica a dica de mais dois grupos
    -Voca People; é um grupo israelense formado por homens e mulheres que mistura acapella com beat-box
    -VuVox; grupo formado só por homens e enfim...

    A melhor parte é que alem de explorarem suas potências vocais os artistas conseguem uma fusão com dança e teatro, transformando a voz na ferramenta principal de um espetaculo completo.

    http://www.youtube.com/watch?v=MVD-q7B7qTU
    Mudando de assunto,fiquei curiosa sobre o canto difônico da ilha de Tuva, é bem interessante e esse vídeo que postei é um a pequena e bem humorada demonstração do canto difônico.

    Maisa Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Interpretação de partitura gráfica:

    http://www.youtube.com/watch?v=0dNLAhL46xM

    Experimentação da voz na poesia concreta:

    http://www.youtube.com/watch?v=F2B6I9EMOUI

    http://www.youtube.com/watch?v=G7AOGvHj6T4

    Junior Godoy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimas postagens!!! TODOS DEVEM ASSISTIR!!!!
      TUDO VER COM A DISCIPLINA!!!
      O QUE ACHAM???

      Excluir
    2. sim sim sim! estou animadissimo. beijo prof.

      Excluir
    3. aah que legal a poesia "Tensão", nunca tinha visto =D

      Excluir
    4. gostei bastante................

      Excluir
  11. quando li a proposta de pesquisa logo pensei em um artista que sempre me chamou atenção, Fernandinho Beat Box, particularmente não gosto muito de Beat Box, mas a forma como ele consegue modificar a sua voz, imitar sons de instrumentos, e como ele consegue fazer várias músicas somente com a voz, mostra como ele desenvolveu uma expressão vocal com sons de percussão. O mesmo já fez parcerias com músicos como Marcelo D2, Marisa Monte e Fernanda Abreu.

    http://www.youtube.com/watch?v=aMzBvdBdnVA&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=OKAlz04x-2w&feature=related


    Emanueli Campos

    ResponderExcluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=ROtBbOcdFxo

    Essa música é da banda Florence and The Machine, "Breath Life", é a trilha sonora do filme "Branca de Neve e o Caçador", não escolhi pelo fato de ser uma trilha sonora, mas pela música ser muito boa e da cantora Florence Welch cantar em diferentes alturas com grande potencia nessa música a união da voz com a orquestra, na minha opinião é algo muito interessante e bom de ouvir. Gosto muito dessa banda, que tem um estilo alternativo, não sendo tão popular.

    Amanda Walter Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito voz, orquestra, filme.... é uma voz forte e a orquestra é mto boa.............

      Excluir
    2. Muito lindo!!! uma ótima música e a cantora tem uma vóz perfeita... muito bom mesmo *-------------*

      Excluir
    3. adorei a musica e a banda, com o uso da orquestra acentua a beleza do canto da Florence

      Excluir
    4. nossa muito bom, achei muito legal a combinação da orquestra com a voz da cantora

      Excluir
  13. http://www.youtube.com/watch?v=hAiECJf5Ouo

    Eu escolhi o coral infantil Libera, inicialmente pertencente a igreja anglicana, e depois o projeto foi expandido para crianças de todas as crenças para atingir um público mais amplo.
    Os garotos que fazem parte do coral são escolhidos por terem timbres parecidos. Acho um estilo diferente e pouco comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh muito lindo, bem angelical *-*

      Excluir
    2. achei muito lindo ,só relembrando o que a professora já comento dentro da sala de aula e que as crianças cantaram sempre para o mais agudo!

      Excluir
  14. http://www.youtube.com/watch?v=0whirAtcmPU

    Quando ainda em sala, a professora comentou sobre a proposta online lembrei desse Mc... Acho a performance dele fantástica!
    Sempre gostei de beatbox pela dificuldade de repetir os efeitos e por ser uma coisa que poucos dominam (apesar de ter muitos que tentam).
    Beijinhos =**

    ResponderExcluir
  15. http://www.youtube.com/watch?v=hZDZ2fT8los&feature=related

    Procurando um video sobre as diferentes vozes, encontrei este que achei mto interessante.... mostra o que vimos na aula sobre as propriedades do som, e neste video há esses elementos do som de um modo bem divertido e dá para identificar a altura, a duraçao,intensidade e timbre.... até mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles são bons!!! o que vc acha, será que eles ensaiam muito??

      Excluir
    2. é nao basta o talento tem que ter dedicaçao e gostar do que faz...

      Excluir
    3. ain amei *------------* nossa que vozes!!! muito bom!

      Excluir
  16. http://www.youtube.com/watch?v=tzTrq2Vo8yc

    Uma performance de teatro e voz que combina uma série de sons vocais e o canto em capela com a arte do moderno beat-box que imita sons de varios instrumentos e efeitos musicais sem utilizar nenhum instrumento musical somente a voz.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. http://www.youtube.com/watch?v=9gCu-wTrgMs&feature=related

    SONS SAGRADOS
    "Geralmente, são lentos e repetitivos, criando um fenômeno no qual as ondas de cérebro ressoem com as ondas emitidas pelo cantor. Assim, provoca estados alterados - retardando nossas ondas cerebrais.
    Muitos dos ritmos sagrados de determinadas culturas, particularmente do americano nativo, empregam em seu centro uma batida do coração. Nossas batida do coração, respiração, e ondas cerebrais retardam devido aos ritmos repetitivos . Entretanto, um outro método de criar estados alterados e de transformação ultrapassa o cérebro e leva-nos para um estado de transe, tais como a música sagrada da África, de Bali, e de outras culturas."

    Para ler mais sobre, sugiro:http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1191194884It001

    ResponderExcluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=YWv5PoKQ7Ig

    Escolhi essa musica de Chico Cesar,exige muita articulação, pois ele vai do mais grave ao agudo, cantando rapidamente e fazendo jogos entre a letra e o som.

    ResponderExcluir
  20. http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE

    Comercial da honda, O carro é usado no dia a dia das pessoas. E o coral, faz os efeitos sonoros dele..
    Ex: Abaixar a janela do carro,quando está chovendo...etc

    http://www.youtube.com/watch?v=BxgjdqKmQ0s
    Neste video podemos identificar algumas propriedades do som.

    ResponderExcluir
  21. http://m.youtube.com/#/watch?desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3Dd9NF2edxy-M&v=d9NF2edxy-M&gl=BR

    Bom, assistam aí porque vale a pena. Escolhi esse grupo chamado "walk off the earth" porque ousaram da criatividade na maneira de tocar a musica, todos tocando o mesmo violão.
    As utilizações das vozes para construção crescente da música eh outro fator relevante. Isso tudo sem mencionar as variações nas propriedades do som que enriquecem a performance

    ResponderExcluir
  22. Eu me lembrei da Denise Reis quando vi a proposta da atividade. Acho impressionante a facilidade dela em "recriar" o trompete com a voz inclusive com surdina.

    http://www.youtube.com/watch?v=ZseQvQcFb7s

    Acho que vale a pena! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, voz que acalma! Nos proporciona uma experiência sonora muito agradável...

      Excluir
  23. Quando a professora falou sobre possibilidades de uso da voz, na hora eu lembrei da Angela Gossow.
    A Angela é uma cantora alemã, vocalista da banda "Arch Enemy", que por sua vez, é uma banda sueca de Death Metal.
    O motivo pelo qual eu escolhi esta cantora é que ela é uma referência em vocal gutural no mundo todo. Esta técnica vocal - gutural - é mais ocmum entre os homens, seja pela região vocal que eles atingem, seja pela perspicácia agressiva na interpretação, caraterística deste gênero. A Angela, estéticamente,é sutil. Há quem não acredite que todo aquele "vozeirão" assustador e rasgado, sai da mocinha de cabelos claros e olhos azuis.
    Para quem quer saber um pouco mais sobre o vocal gutural, fica a dica: O termo se originou do latim "guttur" que quer dizer garganta. É uma técnica vocal que produz um som grave,rouco,por meio do apoio diafragmático (que é uma técnica de respiração=) envolvendo distorções no som produzido lá nas pregas vocais e na laringe.

    Outro elemento interessante do qual podemos nos apropriar neste vídeo, é a diferença entre a voz falada e a voz cantada, estamos abordando algumas considerações acerca disto em aula.

    Espero que curtam! ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=91SqLKGIN-A&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuiiiitooooo gutural!!!!!
      Realmente a técnica é tudo, a estrutura corporal da cantora, inclusive laríngea seria para uma voz doce, mas com a técnica ela faz esse gravíssimo!!!
      Qual é o segredo do gutural Vivi???

      Excluir
    2. Surpreendente como nos deixamos levar pela aparência antes de ouvi-la e vê-la cantando gutural, curti.

      Excluir
    3. Somente ouvindo, não dá para acreditar que é voz de uma mulher! Incrível como a técnica nos dá tantas possibilidades!

      Excluir
  24. http://www.youtube.com/watch?v=-vOUnyTySKA
    musica africana, tendo caracteristicas culturais próprias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um tipo de canto muito característico tbm, muito cultural *-* gostei ^^

      Excluir
  25. http://www.youtube.com/watch?v=rCXQ8bL8_FM

    Musica do grupo Cultus ferox que é uma banda de rock alemão medieval, formada em 2001. O que podemos perceber e a principal diferença entre a voz feminina e masculina, podemos observar também que por ser uma musica alemã ela é diferente já que cada idioma tem suas particularidades ao serem pronunciadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal ^^ da pra perceber bem o grave da voz masculina e o soprano da feminina '-' bem calminha ^^

      Excluir
  26. http://www.youtube.com/watch?v=IMMOyFVUxKo

    Então, escolhi está música pela sonoridade do canto árabe, que é diferente do que estamos acostumados.
    Sempre gostei de canto árabe, e acho que o canto deles é algo que deve ser observado, não somente a dança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain amo música árabe *--* elas possuem uma característica inconfundível!!! muito legal!

      Excluir
    2. música árabe tem uma característica alegre e própria, que não permite confundir!!!

      Excluir
  27. http://www.youtube.com/watch?v=_Z8oVDQ9S9Q

    Olha só, escolhi algo que a princípio é bem infantil, mas vi a complexidade do canto e justamente as diferenças expostas pela professora, ou seja, a voz masculina da feminina. Além de ser uma fofura. Bjus...

    ResponderExcluir
  28. http://www.youtube.com/watch?v=zQRtuEeq0ws

    Um arranjo vocal com seis vozes, está aí um grande nome da música brasileira. alguns críticos afirmam que os grupos músicais brasileiros que exploram os arranjos vocais estão em extinção. concordo.A arte pela Arte pode-se traduzir nisso. E pode ser melhor que isso.
    ouçam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau... nao conhecia esse video, gostei, eu adoro roupa nova e adorei o video.........

      Excluir
  29. http://www.youtube.com/watch?v=hZDZ2fT8los&feature=related

    olá... achei mt legal esse vídeo. O q mais m chamou a atenção é o que eles cantam ao mesmo tempo sons diversos uns dos outros e fazem com mt perfeição e não perdem o rítimo.
    Postagem da acadêmica Kamila Pontes.

    ResponderExcluir
  30. Azeem O Shaan Shahenshah HD (Jodha Akbar)

    http://www.youtube.com/watch?v=YxINX5Y6Fr0&playnext=1&list=PL4CE03EDB76940BE6&feature=results_video
    Olá pessoas escolhi essa musica indiana:Azeem O Shaan Shahenshah porque achei bem legal e além do mais ao ouvirmos a musica podemos perceber o uso de varias propriedades do som.
    Na musica que o Geovana postou consegui perceber a diferença entre o agudo e o grave, e tambem que a musica é contada por uma mulher e um homem.

    ResponderExcluir
  31. http://www.youtube.com/watch?v=wspAlDjSjAA
    Resolvi postar essa música de uma banda folk metal que tem um estilo celta em suas músicas, eles não usam idioma que existe no seu pais no momento mas sim um idioma antigo gaulês... O que mais fascina nessa música é o contraste da suavidade da voz da cantora com a voz do cantor... a utilização de instrumentos diferentes faz com que a música fique mais rica também...

    ResponderExcluir
  32. http://www.youtube.com/watch?v=kg6gXU3vHtQ
    esse video, me encantou pelos vocais que cada cantor faz, formando um acorde, e pela harmonia do instrumento com as vozes.

    Julia Caroline de matos

    ResponderExcluir
  33. muito rica a discussão um arsenal de possibilidades... partindo desde músicas e nomes mais tradicionais que pode ser um otimo ponto de partida pra trabalhar nas escolas como novas referências que vem pra enriquecer nosso repertório otimas postagens amei em especial a da VIVI embora ainda não tenha visto todas as opções

    PIBIDIANA: LUCIANA

    ResponderExcluir
  34. CHÃO DE GIZ. Um clássico da música popular brasileira na voz de Elba Ramalho:
    http://www.youtube.com/watch?v=0jy6gqPxnjU

    ResponderExcluir