quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Formação Inicial e Continuada: delineando o perfil do Arte-Educador para o século XXI

Nesta semana ocorre na Unicentro o Curso de Formação Continuada para professores pertencentes ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). Os professores do DEART/Unicentro ministram cursos de formação específica em ensino da Arte para professores atuantes na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e que atualmente desenvolvem pesquisas vinculadas ao PDE.

Eu, Daiane S. S. Cunha, estou ministrando com enfoque em duas temáticas: Indústica Cultural e o Ensino da Arte e Didática do Ensino da Arte.

Após a socialização das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Arte, junto aos professores PDE, proponho que façamos um fórum de discussão sobre o "Perfil do Arte-Educador para o século XXI: o papel da formação inicial e da formação continuada"

Partindo desta temática vamos à discussão!!!

3 comentários:

  1. É muito importante para nós educadores do PDE este momento de estudo e pesquisa. Devemos rever nosso papel de educador, atualizando-nos com as novas tendências que surgem e são oferecidas pela Indústria Cultural.A formação continuada e a troca de experiência é uma forma muito gratificante como aconteceu nesta semana onde os acadêmicos do Curso de Arte da professora Daiane apresentaram o Projeto PIBID da Unicentro com os colégios de Guarapuava.Foi uma troca de experiências muito profícua podendo contribuir na formação de todos.Percebi o entusiasmo e a paixão pelo trabalho dos jovens educadores que amam o que fazem. Parabéns pelo sucesso do trabalho. Antonia - Coronel Vivida - PR

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Antonia, apesar de ainda estar na academia, no pibid observo que o reencontro com a universidade depois de formado é fundamental para que a formação seja rica, alem do mais, o professor sempre deve estar se atualizando de novas propostas e atividades, e essas trocas de experiencias enriquecem o currículo do professor.
    No pibid-arte observo que tanto as nossas vivencias com os professores da rede sao ricas, quanto a vivencia deles com nós academicos.
    Ivan - acadêmico de Arte Ed. - Pibid-Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar de Arte nos dias atuais é bastante complexo. Trabalhar,ou melhor "ensinar arte" nos dias atuais é ainda mais...pois nos deparamos com muitas informações, com mudanças constantes, na sociedade, na vida das pessoas, enfim nas Artes.
      O perfil do professor de Arte neste contexto contemporâneo deve estar relacionado a estes fatos, ou seja, o professor deve buscar aperfeiçoamento, deve ser um pesquisador, utilizador das novas tecnologias com vistas á uma educação para a cidadania plena.
      O grande desafio do professor no século XXI é contribuir para a construção de uma sociedade melhor, de um aluno crítico capaz de analisar, criticar e refletir sobre a sociedade em que está inserido. A arte tem um papel muito importante nessa compreensão da sociedade.
      A formação inicial do professor é a base para seu trabalho. Mas, o professor do século XXI deve estar em constante formação com vistas a uma educação plena.
      Elisangela

      Excluir