terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Fandango em Sala de Aula - Breve Relato de Experiência

Olá minha gente bonita! 

Vamos dançar?



Durante o desenvolvimento do projeto do PIBID deste ano nós bolsistas realizamos várias pesquisas referentes a cultura Paranaense e Guarapuavana e uma das coisas que mais nos chamou atenção no desenvolvimento do projeto foi a presença do Fandango no Paraná ligado a uma forte corrente histórica e artística.
E por este motivo não poderia de maneira alguma ficar de fora das nossas aulas. No Colégio Estadual Leni Marlene Jacob apliquei primeiramente do 2º ano do ensino médio juntamente com a acadêmica Aglaê sob orientação da professora regente Juliana e o resultado foi surpreendente!
A principio, confesso, que tive um pouco de medo. Medo de não envolver a turma, não só na dança, mas também na contextualização histórica, sendo que meu principal objetivo era fazer com que o aluno se sentisse parte daquilo, uma vez que este respira a cultura paranaense.
O primeiro passo foi contextualizar, relembrar períodos e acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira desde os descobrimento do país. Depois associar a contextualização histórica com a artística, para que o aluno entendesse o surgimento e a importância do fandango para a nossa cultura.
Neste momento os alunos mostraram-se muito participativos, relembrando histórias dos avós, experiencias com dança, associando a arte e a história e principalmente lançando um olhar crítico sobre a rica cultura de um Estado que acaba sendo pouco difundida nas escolas. 
Comentário instigantes foram surgindo no decorrer da aula, como por exemplo: "Achei que o fandango era só gaúcho",  "Eles não precisavam dançar tão cobertas como as prendas gaúchas porque no litoral era muito calor", "Será que não machucava os pés dançar com esses tamancos?"... 
E depois de um debate incrível sobre o tema partimos para a prática! 
Escolhi a música "Pé vermelho" do Grupo Herança, os alunos formaram pares, e começamos a dança! Primeiro com marcações e passos valsados, típicos do fandango, depois com a trocas de pares e assim as principais características da dança foram aparecendo sem eu ter que falar nada! Uma dança com movimentos vivos, alegres e descontraídos, cheia de risos, educação e cumplicidade com os colegas que não sabiam dançar! Nenhum aluno ficou de fora, afinal nem as professoras ficaram paradas! 
Saí da sala realizada! Sei que estas experiencias no PIBID me servem de estimulo para seguir a carreira docente!
Espero que este meu breve relato sirva de motivação a vocês professores de arte, para que se apaixonem cada dia mais pela profissão e pelas vivencias que só a diversidade de uma sala de aula pode nos proporcionar. 

Se você quer saber um pouco mais sobre a história do fandango, já tem um post aqui no blog contando tudo pra você, é só clicar AQUI.

Contem suas experiencias aqui nos comentários, vou amar!
Beijos, Daniele Gerber! 


https://www.youtube.com/watch?v=1caMyHCLNHA
Pé vermelho- Grupo Herança

Um comentário:

  1. Parabéns pelo ótimo trabalho!!
    Fico feliz em acompanhar esta formação docente em arte que abrange desde a cultura regional à arte contemporânea !
    Ótimo texto e postagem Dani! Adorei!

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