segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Circulando Alegria!!!!

Oi Galera!

Durante a Mostra de Arte realizado entre os dias 28 de julho á 8 de agosto, com diversas mostras de trabalhos realizados pelo acadêmicos do curso no primeiro semestre, houve uma oficina ministrada pelas pibidianas do 4º ano, Emanueli e Julia, onde o tema foi Danças Circulares!  A oficina foi realizada no período da manha no dia 05 de agosto, e a turma escolhido foi o 1º ano A do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt.



Segue o Plano de aula:


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
LOCAL DE EXECUÇÃO: Laboratório de Artes Unicentro
PÚBLICO:  1º A Colégio Bibiana
DURAÇÃO: 4 horas
PERÍODO:  Manhã
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 8h 30mim as 11h 50mim.
EQUIPE PROPONENTE:  Emanueli Kingeriski de Campos e Julia Caroline de Matos
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA
TÍTULO:
Circulando Alegria

CONTEÚDO:
Dança Circular

OBJETIVO :

Estimular a interatividade do grupo, ampliando a percepção, atenção e a concentração, para incentivar o sujeito a expressar suas vivências, integrando o corpo, alma e movimento, viabilizando o auto conhecimento e a expressão individual e coletiva.


METODOLOGIA

A presente  proposta integra um projeto pibidiano de trazer até a universidade, os alunos do Colégio Bibiana. Os alunos chegarão até o campus da Unicentro às oito horas e trinta minutos, serão direcionados até o laboratório de Arte Educação. Em um primeiro momento as pibidianas irão apresentar o tema da proposta aos alunos, que trata-se das danças circulares, onde um grupo de pessoas em circulo, de mãos dadas, segue uma coreografia que é orientada pela focalizadora. Ao longo da música, os passos se repetem, criando uma seqüência rítmica de fácil compreensão e execução. Após um breve diálogo será promovido um aquecimento em preparação às práticas corporais. Após aquecidos, os alunos iniciarão a dinâmica do baralho, com a orientação das pibidianas. Serão desenvolvidas três danças circulares. Em seguida haverá um lanche preparado para os alunos. Após o intervalo acontecerão mais duas danças circulares. Em conclusão à este momento, haverá uma conversa, troca das experiências vivenciadas e também a finalização da dinâmica do baralho.
O próximo momento com os alunos será uma visita guiada para a exposição de Artes Visuais, que faz parte do Simpósio do curso de Arte Educação. Os minutos que se seguem serão para a organização dos alunos e o retorno á escola.

CRONOGRAMA:
DURAÇÃO

ATIVIDADE
15’
Apresentação e explicação da proposta
20’
Preparação corporal
25’
Dinâmica do baralho
15’
1ª Roda
15’
2ª Roda
15’
3ª Roda
30’
Intervalo e lanche
10’
4ª Roda
10’
5ª Roda
10’
Finalização das rodas e do baralho
20’
Visita Guiada para a Exposição de artes visuais
15’
Organização dos alunos para voltarem para a escola



FUNDAMENTAÇÃO

Aspectos como a socialização, o desenvolvimento integral dos sujeitos, perpassam esferas além das curriculares previamente estabelecidas no ensino. A educação do sensível pode ser favorecida – e estimulada – pela arte. A presente proposta, por sua vez, ao trazer a dança como conteúdo, aborda aspectos relativos à corpo e movimento, corpo e expressão criativa. O contexto da dança circular, de um modo específico, instiga os participantes a quebrar hierarquias. A experiência sensível da roda se traduz em uma vivencia coletiva que permite aos sujeitos a compreensão do ser e estar como peça fundamental em um lócus socialmente construído.
"Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão em mão. Cada ponto na periferia do circulo é ao mesmo tempo um ponto de retorno.”(WOSIEN,2000; p. 120).


RECURSOS:
notebook, caixa de som, espaço amplo.

REFERÊNCIAS
http://www.dancascirculares.org/ acessado em 09 jul.2014.


CONCLUSÕES 

Os alunos se mostraram interessados durante todo o período da dança, o mais incrível foi que nenhum deixou de participar, para eles estava sendo uma experiência nova, pois nunca tinham ouvido falar de Danças Circulares. Outro momento marcante foi a abertura do baralho, onde todos deveriam pegar uma carta do baralho e essa seria sua carta até o fim da dança, depois de todos com a sua respectiva carta, elas foram juntadas no centro e seria escolhido apenas uma para definir o grupo, e a carta que nos definiu foi a carta da GRATIDÃO, o que mais uma vez nos surpreendeu, pois parecia que havia algo mágico entre nós, algo que não tem explicação e só quem dança uma roda de dança circular  consegue entender!

Fotos da oficina: 

























é isso ai!!! bj bj Manu aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário