Oi Galera!
Durante a Mostra de Arte realizado entre os dias 28 de julho á 8 de agosto, com diversas mostras de trabalhos realizados pelo acadêmicos do curso no primeiro semestre, houve uma oficina ministrada pelas pibidianas do 4º ano, Emanueli e Julia, onde o tema foi Danças Circulares! A oficina foi realizada no período da manha no dia 05 de agosto, e a turma escolhido foi o 1º ano A do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt.
Segue o Plano de aula:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE –
UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
LOCAL DE EXECUÇÃO: Laboratório de Artes
Unicentro
PÚBLICO: 1º A
Colégio Bibiana
DURAÇÃO: 4 horas
PERÍODO: Manhã
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 8h 30mim as 11h 50mim.
DURAÇÃO: 4 horas
PERÍODO: Manhã
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 8h 30mim as 11h 50mim.
EQUIPE PROPONENTE:
Emanueli Kingeriski de Campos e Julia Caroline de Matos
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA
TÍTULO:
Circulando
Alegria
CONTEÚDO:
Dança Circular
OBJETIVO :
Estimular a interatividade do grupo, ampliando a percepção,
atenção e a concentração, para incentivar o sujeito a expressar suas vivências,
integrando o corpo, alma e movimento, viabilizando o auto conhecimento e a
expressão individual e coletiva.
METODOLOGIA
A presente proposta integra um projeto pibidiano de
trazer até a universidade, os alunos do Colégio Bibiana. Os alunos chegarão até
o campus da Unicentro às oito horas e trinta minutos, serão direcionados até o
laboratório de Arte Educação. Em um primeiro momento as pibidianas irão
apresentar o tema da proposta aos alunos, que trata-se das danças circulares,
onde um grupo de pessoas em circulo, de mãos dadas, segue uma coreografia que é
orientada pela focalizadora. Ao longo da música, os passos se repetem, criando
uma seqüência rítmica de fácil compreensão e execução. Após um breve diálogo
será promovido um aquecimento em preparação às práticas corporais. Após
aquecidos, os alunos iniciarão a dinâmica do baralho, com a orientação das
pibidianas. Serão desenvolvidas três danças circulares. Em seguida haverá um
lanche preparado para os alunos. Após o intervalo acontecerão mais duas danças
circulares. Em conclusão à este momento, haverá uma conversa, troca das
experiências vivenciadas e também a finalização da dinâmica do baralho.
O próximo momento com os alunos
será uma visita guiada para a exposição de Artes Visuais, que faz parte do
Simpósio do curso de Arte Educação. Os minutos que se seguem serão para
a organização dos alunos e o retorno á escola.
CRONOGRAMA:
DURAÇÃO
|
ATIVIDADE
|
15’
|
Apresentação
e explicação da proposta
|
20’
|
Preparação
corporal
|
25’
|
Dinâmica
do baralho
|
15’
|
1ª
Roda
|
15’
|
2ª
Roda
|
15’
|
3ª
Roda
|
30’
|
Intervalo
e lanche
|
10’
|
4ª
Roda
|
10’
|
5ª
Roda
|
10’
|
Finalização
das rodas e do baralho
|
20’
|
Visita
Guiada para a Exposição de artes visuais
|
15’
|
Organização
dos alunos para voltarem para a escola
|
FUNDAMENTAÇÃO
Aspectos como a socialização, o
desenvolvimento integral dos sujeitos, perpassam esferas além das curriculares
previamente estabelecidas no ensino. A educação do sensível pode ser favorecida
– e estimulada – pela arte. A presente proposta, por sua vez, ao trazer a dança
como conteúdo, aborda aspectos relativos à corpo e movimento, corpo e expressão
criativa. O contexto da dança circular, de um modo específico, instiga os participantes
a quebrar hierarquias. A experiência sensível da roda se traduz em uma vivencia
coletiva que permite aos sujeitos a compreensão do ser e estar como peça
fundamental em um lócus socialmente construído.
"Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão
em mão. Cada ponto na periferia do circulo é ao mesmo tempo um ponto de
retorno.”(WOSIEN,2000; p. 120).
RECURSOS:
notebook, caixa de som, espaço amplo.
notebook, caixa de som, espaço amplo.
REFERÊNCIAS
http://www.dancascirculares.org/
acessado em 09 jul.2014.
CONCLUSÕES
Os alunos se mostraram interessados durante todo o período da dança, o mais incrível foi que nenhum deixou de participar, para eles estava sendo uma experiência nova, pois nunca tinham ouvido falar de Danças Circulares. Outro momento marcante foi a abertura do baralho, onde todos deveriam pegar uma carta do baralho e essa seria sua carta até o fim da dança, depois de todos com a sua respectiva carta, elas foram juntadas no centro e seria escolhido apenas uma para definir o grupo, e a carta que nos definiu foi a carta da GRATIDÃO, o que mais uma vez nos surpreendeu, pois parecia que havia algo mágico entre nós, algo que não tem explicação e só quem dança uma roda de dança circular consegue entender!
Fotos da oficina:
é isso ai!!! bj bj Manu aqui
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