No
primeiro dia da 1° Mostra de Arte 2014, as pibidianas Carolina Siqueira,
Jessica Przygocki e Maiquiele Silva ministraram uma oficina de jogos teatrais
com a metodologia da Viola Spolin para os alunos do 9°ano A do Colégio Estadual
Bibiana Bitencourt. A oficina aconteceu no Laboratório de Arte (Barracão), no
espaço cênico, onde os alunos praticaram jogos em grupo com orientação das
pibidianas.
Os
jogos teatrais trabalhados com os alunos foram o revezamento com objetos, nesse
jogo os alunos ficaram bastante eufóricos, já que o jogo é baseado na disputa
de times. No próximo jogo que era o nó os alunos apresentaram muita dificuldade
não conseguindo desfaze-lo. Então tivemos que explicar a dinâmica do jogo
novamente e pedir muita concentração, com isso os alunos conseguiram ter o
resultado esperado.
Os
jogos que os alunos mais gostaram foram câmera lenta: pegar e congelar e queimada
além de estimular a imaginação, concentração. Esses jogos trazem ao aluno um
pouco de adrenalina por ter que jogarem em grupos diferentes, onde um perde e o
outro ganha. Porém as pibidianas também avaliavam qual grupo estava realmente
imaginando a bola ou então realmente andando em câmera lenta e isso fazia que
eles prestassem atenção em seus movimentos e imaginação.
Ao
voltarem do intervalo foi propostos jogos que tinham como característica mais
concentração, atenção e participação do grupo como um todo, além de estimularem
a imaginação. Os jogos eram o quem iniciou o movimento, parte de um todod,
blablação, os alunos participaram bastante desses jogos que são mais calmos com
a mesma disposição dos jogos anteriores mostrando como estavam gostando da
oficina.Os alunos ainda participaram de uma visita guiada à exposição de artes
visuais, que contava com produções artísticas das disciplinas do primeiro
semestre de 2014 dos alunos do 2° e 3° ano do curso de Arte-Educação.
Plano da oficina
IDENTIFICAÇÃO
DO PROJETO:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
LOCAL DE EXECUÇÃO: UNICENTRO
PÚBLICO: Colégio Estadual Bibiana Bitencourt- Turma 9° ano A
DURAÇÃO: 3h40 min
DURAÇÃO: 3h40 min
PERÍODO:
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 08h20min às 12h
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 08h20min às 12h
EQUIPE PROPONENTE: Carolina Cordeiro Siqueira
Jessica
Bianca Przygocki
Maiquiele
Trajanowiski da Silva
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA
TÉCNICA
PLANO DE AULA
CONTEÚDOS:
Jogos Teatrais
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
A importância de se
trabalhar conceitos formais de teatro de forma lúdica, é que o aluno se sente
estimulado a experimentar situações de seu cotidiano, e assimilar conceitos
fundadores do teatro de maneira envolvente.
Os
jogos teatrais podem trazer frescor e vitalidade para a sala de aula. As
oficinas de jogos teatrais não são designadas como passa tempos do currículo,
mas sim como complementos para a aprendizagem escolar, ampliando a consciência
de problemas e ideias fundamental para o desenvolvimento intelectual dos
alunos. (SPOLIN, 2012, p.29)
A partir do momento que o
aluno entende o modo de improvisar na prática de jogos teatrais ele estará
preparada para improvisar em diversas práticas e em sua vida cotidiana, dessa
maneira ele ampliou o seu repertório de uma forma lúdica.
OBJETIVOS:
·
Estimular a imaginação, criatividade, lateralidade, motricidade e
atenção dos alunos;
METODOLOGIA:
·
Visita Guiada- Guiar os alunos na exposição de Artes visuais do
curso de Arte da Unicentro.
·
Conversar com os alunos sobre como acontecera a oficina e comentar
sobre jogos teatrais, qual é sua metodologia, sua importante e entre outros
assuntos pertinente ao conteúdo.
·
Propor atividades que Viola Spolin trás em seu livro “jogos
teatrais na sala de aula”, sendo escolhidas para essa oficina algumas
brincadeiras que serão comentadas abaixo.
·
Primeiro jogo será o Revezamento com objeto- o primeiro jogador de
cada grupo deve correr ate o gol e toca-lo, voltar e entregar o objeto para o
próximo jogador e assim sucessivamente até que todos os jogadores tenham tido
sua vez e um dos grupos ganhados. Para melhores informações consulte o livro na
pagina 55.
·
Ruas e Vielas um jogo de pega- pega com obstáculos, estes
obstáculos são os demais integrantes da brincadeira. Consulte o livro na pagina
59.
·
Jogo do Nó- Os jogadores formam um circulo com as mãos dadas,
perceberem quem é o são os jogadores que estão ao seu lado, depois devem soltar
as mãos e caminhar pelo espaço (este deve ser estipulado e os alunos consigam
dar as mãos). Depois devem parar e alcançar a mãos dos colegas que eram seu par
(direita e esquerda) fazendo o nó. Eles devem voltar à posição original da roda
sem que soltem as mãos desfazendo o nó. Atividade encontrada na pagina 61 do
livro de Viola.
·
Câmera
lenta: pegar e congelar- Jogo de pega- pega em câmara lenta. Para melhor
compreensão do jogo leia a pagina 66.
·
Cabo
de guerra: os jogadores devem puxar os outros da equipe adversaria fazendo-os
atravessar a linha do centro exatamente como no jogo cabo-de-guerra, porém a
corda deve ser imaginada. Este jogo se encontra na pagina 83 do livro.
·
Quem
iniciou o Movimento? : Jogo onde os integrantes do grupo tentam ocultar o
jogador que inicia o movimento que é repetido por todos. Para mais detalhes
leia o jogo na pagina 105 do livro.
·
Parte
de um todo: Atividade- Um jogador deverá escolher uma atividade e a inicia-la ,
quando está for sendo entendi pelos demais jogadores estes devem entrar para se
tornar parte do todo, e da atividade. Jogo disponível para leitura na pagina
115 do livro de Spolin.
·
Blablação:
Introdução- Os jogadores devem manter uma conversação como se estivessem
falando uma língua desconhecida, sem usar palavras que tenham sentindo. Os
jogadores devem conversar como se fizesse perfeito sentido. Este jogo se
encontra na pagina 183 para maiores informações.
CRONOGRAMA:
DURAÇÃO
|
ATIVIDADE
|
15
min
|
Visita
guiada
|
10
min
|
Explicação
da proposta
|
10
min
|
Revezamento com objeto
|
15
min
|
Ruas
e vielas
|
20
min
|
Jogo
do Nó
|
30
min
|
Câmera
lenta: pegar e congelar
|
15
min
|
Intervalo
|
10
min
|
Cabo
de guerra
|
20
min
|
Queimada
|
15
min
|
Quem
iniciou o movimento
|
20
min
|
Parte
de um todo: atividade
|
10
min
|
Blablação:
introdução
|
15
min
|
Visita
guiada
|
|
|
RECURSOS:
Bolas.
REFERÊNCIA :
SPOLIN,
Viola. Jogos teatrais na sala de aula:
um manual para o professor. Trad. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo:
Perspectiva,2012.
Ótima postagem!
ResponderExcluirÓtimo trabalho!