segunda-feira, 22 de setembro de 2014

jogos teatrais

                No primeiro dia da 1° Mostra de Arte 2014, as pibidianas Carolina Siqueira, Jessica Przygocki e Maiquiele Silva ministraram uma oficina de jogos teatrais com a metodologia da Viola Spolin para os alunos do 9°ano A do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. A oficina aconteceu no Laboratório de Arte (Barracão), no espaço cênico, onde os alunos praticaram jogos em grupo com orientação das pibidianas.
            Os jogos teatrais trabalhados com os alunos foram o revezamento com objetos, nesse jogo os alunos ficaram bastante eufóricos, já que o jogo é baseado na disputa de times. No próximo jogo que era o nó os alunos apresentaram muita dificuldade não conseguindo desfaze-lo. Então tivemos que explicar a dinâmica do jogo novamente e pedir muita concentração, com isso os alunos conseguiram ter o resultado esperado.
            Os jogos que os alunos mais gostaram foram câmera lenta: pegar e congelar e queimada além de estimular a imaginação, concentração. Esses jogos trazem ao aluno um pouco de adrenalina por ter que jogarem em grupos diferentes, onde um perde e o outro ganha. Porém as pibidianas também avaliavam qual grupo estava realmente imaginando a bola ou então realmente andando em câmera lenta e isso fazia que eles prestassem atenção em seus movimentos e imaginação.
            Ao voltarem do intervalo foi propostos jogos que tinham como característica mais concentração, atenção e participação do grupo como um todo, além de estimularem a imaginação. Os jogos eram o quem iniciou o movimento, parte de um todod, blablação, os alunos participaram bastante desses jogos que são mais calmos com a mesma disposição dos jogos anteriores mostrando como estavam gostando da oficina.Os alunos ainda participaram de uma visita guiada à exposição de artes visuais, que contava com produções artísticas das disciplinas do primeiro semestre de 2014 dos alunos do 2° e 3° ano do curso de Arte-Educação.






Plano da oficina

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
LOCAL DE EXECUÇÃO: UNICENTRO
PÚBLICO: Colégio Estadual Bibiana Bitencourt- Turma 9° ano A
DURAÇÃO: 3h40 min
PERÍODO:
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 08h20min às 12h
EQUIPE PROPONENTE: Carolina Cordeiro Siqueira
                                          Jessica Bianca Przygocki
                                          Maiquiele Trajanowiski da Silva
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

PLANO DE AULA

CONTEÚDOS:
            Jogos Teatrais

CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
A importância de se trabalhar conceitos formais de teatro de forma lúdica, é que o aluno se sente estimulado a experimentar situações de seu cotidiano, e assimilar conceitos fundadores do teatro de maneira envolvente.
Os jogos teatrais podem trazer frescor e vitalidade para a sala de aula. As oficinas de jogos teatrais não são designadas como passa tempos do currículo, mas sim como complementos para a aprendizagem escolar, ampliando a consciência de problemas e ideias fundamental para o desenvolvimento intelectual dos alunos. (SPOLIN, 2012, p.29)
A partir do momento que o aluno entende o modo de improvisar na prática de jogos teatrais ele estará preparada para improvisar em diversas práticas e em sua vida cotidiana, dessa maneira ele ampliou o seu repertório de uma forma lúdica.

OBJETIVOS:
·         Estimular a imaginação, criatividade, lateralidade, motricidade e atenção dos alunos;

METODOLOGIA:
·         Visita Guiada- Guiar os alunos na exposição de Artes visuais do curso de Arte da Unicentro.
·         Conversar com os alunos sobre como acontecera a oficina e comentar sobre jogos teatrais, qual é sua metodologia, sua importante e entre outros assuntos pertinente ao conteúdo.
·         Propor atividades que Viola Spolin trás em seu livro “jogos teatrais na sala de aula”, sendo escolhidas para essa oficina algumas brincadeiras que serão comentadas abaixo.
·         Primeiro jogo será o Revezamento com objeto- o primeiro jogador de cada grupo deve correr ate o gol e toca-lo, voltar e entregar o objeto para o próximo jogador e assim sucessivamente até que todos os jogadores tenham tido sua vez e um dos grupos ganhados. Para melhores informações consulte o livro na pagina 55.
·         Ruas e Vielas um jogo de pega- pega com obstáculos, estes obstáculos são os demais integrantes da brincadeira. Consulte o livro na pagina 59.
·         Jogo do Nó- Os jogadores formam um circulo com as mãos dadas, perceberem quem é o são os jogadores que estão ao seu lado, depois devem soltar as mãos e caminhar pelo espaço (este deve ser estipulado e os alunos consigam dar as mãos). Depois devem parar e alcançar a mãos dos colegas que eram seu par (direita e esquerda) fazendo o nó. Eles devem voltar à posição original da roda sem que soltem as mãos desfazendo o nó. Atividade encontrada na pagina 61 do livro de Viola.
·         Câmera lenta: pegar e congelar- Jogo de pega- pega em câmara lenta. Para melhor compreensão do jogo leia a pagina 66.
·         Cabo de guerra: os jogadores devem puxar os outros da equipe adversaria fazendo-os atravessar a linha do centro exatamente como no jogo cabo-de-guerra, porém a corda deve ser imaginada. Este jogo se encontra na pagina 83 do livro.
·         Quem iniciou o Movimento? : Jogo onde os integrantes do grupo tentam ocultar o jogador que inicia o movimento que é repetido por todos. Para mais detalhes leia o jogo na pagina 105 do livro.
·         Parte de um todo: Atividade- Um jogador deverá escolher uma atividade e a inicia-la , quando está for sendo entendi pelos demais jogadores estes devem entrar para se tornar parte do todo, e da atividade. Jogo disponível para leitura na pagina 115 do livro de Spolin.
·         Blablação: Introdução- Os jogadores devem manter uma conversação como se estivessem falando uma língua desconhecida, sem usar palavras que tenham sentindo. Os jogadores devem conversar como se fizesse perfeito sentido. Este jogo se encontra na pagina 183 para maiores informações.


CRONOGRAMA:

DURAÇÃO

ATIVIDADE
15 min
Visita guiada
10 min
Explicação da proposta
10 min
Revezamento com objeto
15 min
Ruas e vielas
20 min
Jogo do Nó
30 min
Câmera lenta: pegar e congelar
15 min
Intervalo
10 min
Cabo de guerra
20 min
Queimada
15 min
Quem iniciou o movimento
20 min
Parte de um todo: atividade
10 min
Blablação: introdução
15 min
Visita guiada



RECURSOS:
            Bolas.

REFERÊNCIA :

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Trad. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva,2012. 

Um comentário: