domingo, 31 de agosto de 2014

Que som a imagem têm?


Essa foi a pergunta a ser respondida durante a oficina (com esse mesmo titulo) com alunos de 7º ano de um dos colégios onde o projeto do Pibid Música/Arte está sendo aplicado. Utilizando-se do conceito de Soundscape, ou Paisagem Sonora, de Murray Schafer, essa oficina teve como objetivo “limpar” os ouvidos dos alunos para que percebessem os sons presentes nos mais distintos ambientes, assim como as suas características.

Com a chegada dos alunos, iniciamos com monitoria guiada ao Centro de Exposições de Artes Visuais da Semana de Mostra de Arte 2014 do Curso de Arte-Educação, os alunos puderam ter um momento de apreciação das produções em artes visuais dos alunos do 2° e 3° ano de Arte-Educação e também visitação guiada para conhecer os espaços da universidade, até chegar ao Laboratório de Artes (Barracão).
Demasiadamente agitados, e perceptivelmente curiosos com os instrumentos que estavam distribuídos pelo chão daquele espaço, os alunos tiveram a possibilidade de tocar todos os instrumentos experimentando os diversos que eram sendo percebidos. Após isso, os alunos foram divididos em grupos de cinco a seis pessoas cada, totalizando cerca de cinco grupos, onde monitoras e supervisora ficaram responsáveis, para visitação nos meios da universidade, a proposta desse momento era perceber, minuciosamente, todos os sons.
Voltando ao Barracão, carregados de informações e realmente muito animados com os instrumentos, ainda em grupos, a proposta era de, mediante á imagens impressas, conteúdo abordado, a visitação percebendo os sons e os vídeos apresentados, a produção de uma composição para cada uma dessas imagens. Tais imagens representavam lugares diferentes, no caso: uma praça, uma indústria, uma fazenda, uma praia, uma cidade e a Unicentro.
Os objetivos da oficina foram alcançados, somente por um diferencial a cerca do resultado da produção final realizada pelos alunos, ao invés de sonorizarem a imagem com sons referentes ao representado o que resultou foi uma composição a cerca do que eles experimentaram com os instrumentos, algumas produções remetem um pouco a proposta inicial, no mais os alunos idealizaram em forma de música instrumental o que as imagens representavam a eles.

Foi uma surpresa que nós monitoras vivenciamos e após algumas conversas entre nós sobre isso, percebemos que ficar sempre presos ao que o professor, ou no caso, monitor disser que deve ser feito, é como ficar preso a pequenas possibilidades, os alunos nos mostraram essa maneira idealizada que pode fugir do objetivo, mas que não deixa de ser produções artística única, que acaba sendo a manivela do processo criativo dos alunos.

Os vídeos apresentados aos alunos durante a explicação da proposta e de o que é Paisagem Sonora:
https://www.youtube.com/watch?v=F7sf7Kui7G0
https://www.youtube.com/watch?v=n1M-LpbMlBw
https://www.youtube.com/watch?v=8V5cR7vVexs
https://www.youtube.com/watch?v=ZmbTbcDVlik
https://www.youtube.com/watch?v=XRAHEqvNKh4


Vídeo da produção final dos alunos durante a oficina Que som a imagem têm?


https://www.youtube.com/watch?v=L1RINAqewh4&feature=youtu.be




Referências:
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 1991.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 2001.


2 comentários:

  1. ótimo trabalho!!! foi lindo!!!
    parabéns pelo planejamento, organização, jogo de cintura, domínio de turma, postura docente, elaboração do vídeo e da postagem!!!

    ResponderExcluir
  2. postem o plano de aula elaborado no planejamento da oficina, para que outros professores possam ter acesso!!

    ResponderExcluir