quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Oficina de Percepção Corporal em Dança

Olá pessoal, como estão?






            Estamos aqui para relatar um pouco sobre a nossa oficina na Mostra de Arte da Unicentro que ocorreu do dia 2 a 8 de agosto de 2014.
Nesta semana todos os anos do curso de arte-educação apresentaram os resultados de atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre que contam com exposições de artes visuais, apresentações de teatro, dança e música abertas a comunidade em geral. É uma experiência gratificante poder participar deste evento.
            A fim de aumentar o repertório dos alunos dos Colégios conveniados ao PIBID e incentivá-los a vivenciar novas experiências artísticas foram criadas oficinas para algumas turmas e aplicadas no barracão de arte da Unicentro.
A turma do 7º A ano do Colégio Leni Marlene Jacob, foi uma das escolhidas para participar da oficina de dança, no dia oito de agosto.
            O conteúdo escolhido para a oficina foi percepção corporal na dança, com os objetivos de:
·         Perceber como o corpo se comporta;
·         Perceber o ambiente;
·         Relaxar e estar receptível à experiência proposta.
 Com um corpo livre de preocupações, atento e relaxado ao mesmo tempo os alunos experimentaram movimentações que representavam alguns dos elementos formais de Laban como tempo e espaço.
Com base no que foi proposto, os alunos criaram movimentações que expressavam os sentimentos naquele momento, voltados a dança contemporânea.
            De acordo com o planejamento desta oficina, o trabalho foi direcionado à imaginação e expressão corporal do aluno a partir de exercícios com a proposta de união entre mente e corpo.
            Caminhar pela sala percebendo o local, as pessoas, olhar para os objetos e falar o nome deles, caminhar rapidamente, lentamente e normal foram alguns dos exercícios que conduziram a oficina.
 Após o aquecimento e alongamento os alunos puderam assistir a vídeos que continham características dos elementos formais da dança e a partir disso experimentar a dança livremente.
Foi incrível a maneira que todos participaram e se “entregaram” a cada atividade proposta, não só os alunos, mas também a professora de arte da turma e a pedagoga que estava os acompanhando. Todos participaram sem receios, dançaram, riram, se divertiram e é claro, aprenderam!
           
Beijos, Dani, Bruna e Taty :*

            Segue a baixo os links utilizados:
ANEXOS:
https://www.youtube.com/watch?v=uPSZpjgdG5M
https://www.youtube.com/watch?v=Me3RLudDLhg
https://www.youtube.com/watch?v=jP3fYcCtPRQ

https://www.youtube.com/watch?v=1mfNu6o7uHo

Um comentário:

  1. Ótimo trabalho meninas!
    Muito bom observar vcs realizando práticas de iniciação à docência!
    Está postagem reflete a formação consistente que vcs estão tendo! Fico feliz!
    Postem tb o plano de aula!

    ResponderExcluir