segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Apresentações de Trabalhos

Neste início do mês de setembro, as pibidianas apresentaram posteres no XI Simpósio de Arte-Educação: dialogando com as tecnologias e no IV Fórum das Licenciaturas/VI Encontro do PIBID/II Encontro do PRODOCÊNCIA. Os posteres se referiam a três resumos expandidos diferenciados:

IV Fórum das Licenciaturas/VI Encontro do PIBID/II Encontro do PRODOCÊNCIA.
  • VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB escrito pelas alunas Bruna Zapotoczny, Isabel Cristina Rickli Ramos, Lais Stadler de Campos, e com orientação e acompanhamento das professoras Daiane Solange Stoeberl da Cunha e Juliana Teixeira. O resumo foi elaborado após a observação das aulas de arte na Escola Estadual Leni Marlene Jacob desde o inicio dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID de 2014, tendo como foco o comportamento dos alunos, a postura tomada pela professora, à realidade escolar, resultados educacionais e pontos considerados importantes pelas bolsistas chegou-se aos atuais relatos sobre essas observações, além da análise do Projeto  Político Pedagógico da escola em questão.

Da esquerda para a direita: Bruna, Professora Daiane,

Isabel e Laís. 

Bruna e Isabel no XI simpósio de Arte-Educação.

As acadêmicas explicando o resumo no

XI simpósio de Arte-Educação.



Isabel e Bruna no fórum das licenciaturas.

































    • O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT escrito pelas acadêmicas Carolina Siqueira e Emanueli Kingeriski de Campos com acompanhamento e orientação das professoras Daiane S. S. Da Cunha e Denise Cristina Holzer. Este resumo pretende abordar os principais aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, assim como as vivências durante o primeiro semestre do ano de 2014 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID – Música/Arte neste colégio.
         Da esquerda para a direita: Professora Denise,
         Professora Daiane, Emanueli e Carolina no

        XI simpósio de Arte-Educação.











  • Carolina no fórum das Licenciaturas.

















  • RELATO SOBRE A PRáTICA AUTORRETRATO E COLCHA DE RETALHOS escrito pelas acadêmicas Jessica Przygocki e Júlia Caroline de Matos, com acompanhamento e orientação das professroras Daiane S. S. da Cunha e Denise Cristina Holzer.  O texto relata a prática docente, realizada no Colégio Bibiana Bitencourt, tendo a professora Denise C. Holzer como professora de arte e supervisora do PIBID. No primeiro semestre de 2014, os acadêmicos bolsistas do PIBID Música, realizaram observações e monitoria das aulas de arte. E este relato diz respeito ao processo criativo desenvolvido com os alunos em que através do estudo da história da arte e a produção dos autorretratos de diversos artistas, os alunos fizeram autorretratos e retratos dos colegas. A finalização desse trabalho se deu em uma colcha de retalhos com trabalhos da turma toda. 

   Da esquerda para a direita: professora Denise,
         Jessica e Professora Daiane no

  XI simpósio de Arte-Educação.

Jessica e Júlia no fórum das Licenciaturas

























Estes resumos e outros são encontrados nos anais do XI Simpósio de Arte-Educação: Dialogando com as Tecnologias

Um comentário:

  1. Muito boa a postagem!
    Parabéns pelo empenho em escrever sobre sua prática docente. Fico feliz em observar a formação de vcs enquanto professores-pesquisadores em arte.

    ResponderExcluir