segunda-feira, 11 de maio de 2015

O SOM DO RUÍDO




    O Filme "O Som do Ruído" de 2010, Amadeus Warnebrig, um policial sem o menor ouvido musical, vem de uma família respeitada no mundo da música. Ele terá que perseguir e pegar um grupo de anarquistas que espalham o terror na cidade usando tons musicais. 
O tema central do filme é mostrar o potencial musical de objetos comuns do dia-a-dia tidos geralmente como inanimados, mudo. Ao longo do filme podemos ver performances de músicos que procuram extrair ritmos, percussões e harmonias de situações e de instrumentos inusitados que se encontram em hospitais, construções, indústrias, escritórios, entre outros.
       Como forma de material pedagógico, vale pensar:


  • É possível trabalhar o filme em sala de aula ?
  • Quais conteúdos podem ser abordados ?
  • Que metodologias ?


Para mais informações sobre o filme:


http://filmow.com/o-som-do-ruido-t53641/

7 comentários:

  1. Sim, é possível trabalhar com o temática do filme em sala de aula, pode-se abordar sobre a musica contemporânea, levando alguns exemplos; depois propor que os alunos façam uma experimentação produzindo musica com objetos do cotidiano... ampliando assim, a visão do que é musica e arte.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é possível. O filme aborda tema como musica contemporânea, o fazer musical, já que os personagens utilizam de vários objetos do cotidiano para se fazer musica, a performance musical, e a questão do gosto musical, já que o personagem principal gosto do silêncio. O filme faz uma ruptura com conceitos tradicionais da música. Ele pode ser utilizado para mostrar esses novos conceitos aos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Sim, é possivel, associando a ideia do filme com composições reais, de compositores contemporâneos, que utilizam de objetos e materiais não convencionais para a composição musical. Ampliar o repertório e fazer o aluno entender como isso se dá na prática. sugiro a composição: Poema sinfônico para 100 metrônomos de Ligeti (https://www.youtube.com/watch?v=QCp7bL-AWvw) para começar a discussão acerca do tema em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com os comentários anteriores, é possível sim levar o filme para a sala de aula, o mostrar também instiga o fazer, acredito que, após assistir, os alunos se sentirão motivados a produzir musicalmente, e a partir de suas próprias produções, pode ser trabalhado elementos como ritmo, cânone, ostinato, etc.

    ResponderExcluir
  5. Não acho viável passa o filme na integra para os alunos, por ser um filme legendado e extenso. Seria prudente relatar aos alunos o roteiro do filme, mostrando e dialogando apenas sobre as peças que acontecem durante o mesmo. A partir disso instigá-los a produzir.

    ResponderExcluir
  6. É um filme rico em conteúdo e temática artística, sem dúvida é válido exibi-lo em sala de aula - se em partes ou na íntegra, depende do planejamento e tempo disponível do professor, que pode usa-lo como introdução para o conteúdo ou alguma atividade, de modo que esclareça à mente do aluno sobre o significado de tal aprendizagem -, ou pode ser válido até mesmo como inspiração ao docente para realizar tais atividades.

    ResponderExcluir
  7. Como já foi falado é possível sim trabalhar com o filme, mas, acredito que seria legal ir além dele, levando aos alunos mais exemplos para que eles possam aumentar seus repertórios. Mostrar a eles é possível produzir música com objetos diferenciados, com o próprio corpo e não somente com instrumentos musicais. E é claro leva–los também a experiência de se produzir música com objetos alternativos.
    Acho legal mostrar vídeos com estes:

    https://www.youtube.com/watch?v=f_J4A7RNg2g
    https://www.youtube.com/watch?feature=youtube_gdata_player&v=E3deO2bzm9U&app=desktop
    https://www.youtube.com/watch?v=QHjxA2HNIYg

    ResponderExcluir