DEPARTAMENTO DE ARTE
LOCAL DE EXECUÇÃO: Laboratório de Arte Unicentro (Bloco H)
PÚBLICO: Acadêmicos e professores da Unicentro e/ou outras universidades (20 pessoas) DURAÇÃO: 6hs
PERÍODO: 29 e 30 de outubro de 2015
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: 18h às 21h
EQUIPE PROPONENTE: Bruna Antonete e Isabel Cristina Rickli Ramos
PLANO DE AULA
CONTEÚDOS:
Elementos formais do som (ritmo, melodia, harmonia, escala cromática, entre
outros); Ampliação de repertório e compreensão de teoria básica musical; Gêneros
musicais diversos; Técnica instrumental de Boomwhackers; partitura gráfica/simbólica.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:
Trabalharemos com a teoria musical, tanto na questão visual como na conceitual.
Seguindo a metodologia de Schafer (1992) sobre “limpeza de ouvidos” (o treino dos
ouvidos para se ouvir o som) e “paisagem sonora” (todo o som que o ouvido pode captar),
bem como suas conceptualizações sobre os elementos do som e da música, a abordagem
será fundada neste educador musical. Schafer (1992) também possui uma vasta gama de
propostas de ensino através da partitura gráfica através de seu livro “O ouvido pensante”,
que será utilizado de maneira sintética e conceitual na oficina. A referência teórica da
musicalização com boomwhackers deu-se pela participação da equipe proponente em
uma oficina semelhante com Uirá Abondanza Kuhlmann – educador musical pioneiro na
proposta educativa com boomwhackers.
OBJETIVOS:
Vivenciar os elementos formais do som de forma dinâmica, de forma que, através
da prática semiótica, possa-se compreender a teoria deste tema. A inclusão dos
instrumentos musicais (boomwhakers) servirão para ampliar o entendimento
sobre os novos conhecimentos gerados;
Compreender melhor o conceito de “música”, “som” e “ruído” através das práticas
e vivências, proporcionando uma escuta posterior mais crítica e sensível.
METODOLOGIA
PRIMEIRO DIA – RITMO (3 horas)
Iniciando a oficina, a apresentação das ministrantes e dos objetivos a serem
alcançados com as práticas, os integrantes estarão sentados no chão, em uma roda. Em
seguida será iniciada uma conversa sobre repertório musical e conhecimento dos
integrantes da oficina sobre música e componentes da música, em especial, o ritmo;
mencionar o silêncio e ruído.
Durante as práticas, os oficineiros serão instigados com perguntas como “o que é
ritmo?”; “o que é compasso?”; “quais são os tipos e possibilidades de ritmo e compasso?”;
“há música sem ritmo?”; “há música apenas com ritmo?”. Mostrar quais são os tipos
principais de compasso (binário, terciário e quaternário). Fazer os integrantes ouvirem,
através de uma caixa de som conectada à um computador ou celular, diferentes tipos de
música para exemplificar estas questões, mostrando diferentes tipos de ritmo, compasso
e arritmia.
Depois deste momento, será feita as práticas exemplificativas da teoria. As
práticas serão: a primeira, ainda em roda no chão, será proposto cinco sequências de oito
tempos em semicolcheia, feitas com diferentes sons corporais, para exemplificar o
compasso quaternário. A segunda será feita em duplas, cada componente da dupla
desenhará uma mão e um pé em duas folhas sulfite; em seguida, haverá um debate, em
dupla, sobre que ritmos poderiam ser feitos com o som de duas “batidas de pé” no chão e
duas palmas; a apresentação das duplas será em seguida.
A partir da prática com percussão corporal, serão questionados com “como podem
ser reproduzidas graficamente na partitura convencional e gráfica o que acabamos de
aprender?”, mencionar que a própria composição dos sulfites é uma partitura gráfica.
Debater, em seguida, sobre partitura gráfica, mostrando exemplos impressos de partituras
gráficas e simbólicas. Em seguida, com as mesmas duplas (ou grupos maiores,
dependendo da dinâmica do grupo) será proposto uma composição maior, com mais sons
corporais. Em seguida, será distribuída um sulfite para cada pequeno grupo, para que
possam fazer a partitura gráfica. A apresentação será em será em seguida, juntamente
com a finalização e conversa final.
SEGUNDO DIA – MELODIA E HARMONIA (3 HORAS)
Iniciado o segundo dia de oficina, será feita uma breve retomada, em roda no chão,
sobre o dia anterior e o que fora aprendido nesse dia pelos oficineiros. Em seguida, será
feita uma introdução à melodia com questões como “o que é melodia?”, “o que são as
notas musicais?”, “é possível uma música apenas com melodia?”, “o que é harmonia?”,
“como a harmonia e a melodia se dão no contexto musical em que você vive?”. Essas
questões serão debatidas, e, em seguida, será apresentado os boomwhakers que se tem na
UNICENTRO, que estarão no centro da roda onde todos estarão sentados. Pedir para que
tentem organizar o amontoado desordenado de tubos de alguma maneira, e chegar-se-á
na escala gradativa de notas e cores. Explicar mais sobre a escala de notas e acordes
harmônicos.
Após este momento, com a roda já em pé, será pedido para que cada um pegue
dois tubos, e tentem achar alguém na roda que tenha a mesma cor de tubo para ficar ao
lado. Então, será proposto que bata-se nesses tubos em sequência, mostrando, também,
que se houver troca, há uma hibridização de notas musicais (semitons). Será explanado
como se toca um boomwhacker – na coxa ou em canos, mas nunca no chão, pois são
danificados – e as possibilidades educativo/musicais de se usar este instrumento.
O momento de prática será feita em duas etapas, uma antes e outra depois do
intervalo. Ambas as práticas serão músicas tocadas por dois boomwhackers cada
oficineiro, relacionando com palavras e suas respectivas sílabas tônicas para a melhor
memorização e execução da música em conjunto.
Depois será feito um encerramento e uma roda de conversa para a socialização
dos integrantes sobre os conhecimentos apreendidos.
REFERÊNCIAS:
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP
(FEU), 1992.
PARTICIPE! INSCRIÇÕES NO SEHLA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário