UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE
TÍTULO DO PROJETO:
Oficina de Stop Motion
EVENTO: SIEPE
DATA: 27 OUTUBRO HORÁRIO: 13:30 ÀS 17:30
LOCAL: UNICENTRO CAMPUS SANTA CRUZ
MINISTRANTES: DANIELE EDUANA RECH GERBER
GRAZIELA COSTA
MAIQUIELE TRAJANOVSKI DIAS DA SILVA
PUBLICO ALVO: COMUNIDADE EM GERAL ( ACIMA DE 16 ANOS)
CONTEÚDO
Stop motion,
OBJETIVO GERAL
Realizar um processo criativo usado a técnica do stop motion.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Contextualizar a técnica do stop motion ao longo da história; Desenvolver um roteiro de animação; Aplicar a técnica do stop motion; Socializar os resultados do processo criativo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As animações através das tecnologias estão cada mais presentes na nossa vida,
seja, no cinema, jogos de vídeo game ou aplicativos de celulares. Mas ainda não
conquistou o seu espaço na escola.
Desde a descoberta, há mais de século, o cinema encanta,
provoca e comove milhares de pessoas pelo mundo (...) estão ai
incluídos professores e alunos e, mesmo assim, o cinema não tem
entrada franca na escola (SILVA, Roseli Pereira 2007, p.57).
Animação como ferramenta de ensino, vem de encontro com o público infantil
que o mantêm como campeões de bilheteria nos cinemas. Mas para a produção também
cabe aos adultos, educadores e mediadores possibilitar o acesso das crianças onde eles
mesmos podem produzir suas animações. Dessa forma integrar ensino, arte, cinema.
“Animação não é a arte de desenhos que se movem, mas a arte de movimentos
que são desenhados” (WELLS, 1998, p.10)
METODOLOGIA
10 minutos Organização da sala e apresentação da oficina; 10 minutos Brainstorming; 10 minutos Contextualização; 20 minutos Apresentação da técnica; 20 minutos Apresentação de vídeos; 20 minutos Desenvolvimento de roteiro; 15 minutos Dicas de técnicas fotográficas; 1 hora e 30 minutos Desenvolvimento da técnica; 30 minutos Socialização dos resultados e finalização da oficina.
RECURSOS
Câmera fotográfica Computador pessoal ( com software Movie Maker instalado)
Objetos diversos (brinquedos, papel, tesoura, canetas, tecidos, etc ) Quadro Projetor Slides Vídeos
REFERÊNCIAS:
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e Educação. Cortez ; SP, 2007.
WELLS, Paul. Understanding Animation. London and New York:
Routledge, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário