segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Oficina de Stop Motion

 


















UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO DEPARTAMENTO DE ARTE 

                              TÍTULO DO PROJETO:
Oficina de Stop Motion

EVENTO: SIEPE

DATA: 27 OUTUBRO       HORÁRIO: 13:30 ÀS 17:30 
LOCAL: UNICENTRO CAMPUS SANTA CRUZ 

MINISTRANTES: DANIELE EDUANA RECH GERBER GRAZIELA COSTA MAIQUIELE TRAJANOVSKI DIAS DA SILVA 

PUBLICO ALVO: COMUNIDADE EM GERAL ( ACIMA DE 16 ANOS)

CONTEÚDO Stop motion, 

OBJETIVO GERAL Realizar um processo criativo usado a técnica do stop motion.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 Contextualizar a técnica do stop motion ao longo da história;  Desenvolver um roteiro de animação;  Aplicar a técnica do stop motion; Socializar os resultados do processo criativo. 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
As animações através das tecnologias estão cada mais presentes na nossa vida, seja, no cinema, jogos de vídeo game ou aplicativos de celulares. Mas ainda não conquistou o seu espaço na escola. Desde a descoberta, há mais de século, o cinema encanta, provoca e comove milhares de pessoas pelo mundo (...) estão ai incluídos professores e alunos e, mesmo assim, o cinema não tem entrada franca na escola (SILVA, Roseli Pereira 2007, p.57). Animação como ferramenta de ensino, vem de encontro com o público infantil que o mantêm como campeões de bilheteria nos cinemas. Mas para a produção também cabe aos adultos, educadores e mediadores possibilitar o acesso das crianças onde eles mesmos podem produzir suas animações. Dessa forma integrar ensino, arte, cinema. “Animação não é a arte de desenhos que se movem, mas a arte de movimentos que são desenhados” (WELLS, 1998, p.10) 

METODOLOGIA 
10 minutos Organização da sala e apresentação da oficina; 10 minutos Brainstorming; 10 minutos Contextualização; 20 minutos Apresentação da técnica; 20 minutos Apresentação de vídeos; 20 minutos Desenvolvimento de roteiro; 15 minutos Dicas de técnicas fotográficas; 1 hora e 30 minutos Desenvolvimento da técnica; 30 minutos Socialização dos resultados e finalização da oficina. 

RECURSOS
 Câmera fotográfica  Computador pessoal ( com software Movie Maker instalado) 
 Objetos diversos (brinquedos, papel, tesoura, canetas, tecidos, etc ) Quadro  Projetor  Slides  Vídeos 

REFERÊNCIAS:
 SILVA, Roseli Pereira. Cinema e Educação. Cortez ; SP, 2007. WELLS, Paul. Understanding Animation. London and New York: Routledge, 1998.

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