terça-feira, 10 de maio de 2016

Oficina: Corpo e Movimento
A oficina de dança Corpo e Movimento foi realizado no dia 15 de abril de 2016 pelos bolsistas Larissa Lorena de Oliveira, Cristina Cieira Blasius, Jienefer Daiane Marek, Aline Canto, Fernanda Naiara Braz e Bruna Carolina Antonete do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID – Música/Arte. A oficina foi realizada no Laboratório de Arte Unicentro (barracão), com duração de três horas (das 9h às 12h). O público em foco foram os próprios acadêmicos do curso.
            Inicialmente foram feitos alguns exercícios de alongamento, orientados pela acadêmica Larissa. Em seguida teve uma breve conversa sobre o estudioso Rudolf Laban. Ele é considerado o pai da Dança Moderna. Foi coreografo e dançarino, considerado um dos maiores teóricos de dança do século XX. Formado primeiramente em Arquitetura pela "Escola de Belas Artes de Paris", interessou-se assim pela relação entre o movimento humano e o espaço que o cerca.
Em seu profundo estudo sobre os movimentos do corpo, Laban rompeu com a dança acadêmica vigente na época, trazendo uma dança que tinha relação entre o espaço, movimento e ritmo. Dentre todo o seu estudo, conversamos mais precisamente sobre os Fatores do Movimento, que são eles: fluência, espaço, peso e tempo.
            Depois de expor quem foi Laban e qual foi o seu trabalho, convidamos os acadêmicos a realizar algumas atividades propostas. Em linhas gerais, os acadêmicos entenderam qual era a proposta e cooperaram formidavelmente, e mesmo sendo um de seus primeiros contatos com esse estilo de dança, eles se empenharam ao máximo, ampliando assim o repertorio de vivências corporais.





UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
CONTEÚDOS:
Espaço, peso, tempo, fluência, improvisação em dança.
OBJETIVOS:
Instigar nos participantes a descoberta de movimentos corporais e de um corpo que se expressa, tendo como base o sistema Laban.
METODOLOGIA:
No primeiro momento da oficina será ofertado aos participantes exercícios de aquecimento, haverá em seguida uma breve fala sobre o sistema Laban através de slides, logo após os participantes desenvolverão  movimentos corporais em duplas, os participantes desenvolverão desenhos em folhas A4, a partir destes desenhos devem criar movimentos conforme a imaginação lhes permite, também haverá exercícios de improvisação em dança, o objetivo da parte final da oficina é que os participantes criem performances em grupos de quatro pessoas, após este momento haverá uma roda de conversas, para que os participantes tenham a oportunidade de relatar suas experiências durante a oficina.

CRONOGRAMA:
Duração
Atividade
15 minutos
Explicação do sistema Laban
15 minutos
Aquecimento
30 Minutos
Investigação do sistema Laban
30 Minutos
Desenho corporal
15 Minutos
Intervalo
30 Minutos
Exercício com vendas
25 minutos
Composição de performance dos grupos
10 Minutos
Exercícios de relaxamento
10 Minutos
Roda de conversa

RECURSOS:
Giz de cera, papel A4, canetinhas, cartolinas, vendas, Projetor, Notebook e pendrive e caixa de som.

AVALIAÇÃO:
Analisar como os participantes absorveram e desenvolveram as práticas.

REFERÊNCIA:
MOMMENSOHN, Maria; PETRELLA, Paulo (Org.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário