segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O PERFIL DO COLÉGIO ESTADUAL MANOEL RIBAS: DESENVOLVENDO A PESQUISA NO PIBID/ARTE

Oi pessoal, está ai nossa trabalho aceito na Semana de Pedagogia e apresentado dia 22/10/2010 (sexta-feira) por mim (Cynthia). Abaixo dele eu comento alguma coisa....


Cynthia Alexandre Rosolen ( UNICENTRO),

Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO), [1]

Kelly Furlanetto Soares(UNICENTRO),

Julio Cezar de Lima(UNICENTRO),

Graciana Iribarrem dos Santos(UNICENTRO),

Luciana de Fátima Corrêa dos Santos(UNICENTRO),

Evelyn Buco Gandra, [2]


Palavras-Chave: Arte e Ensino; Formação Docente; Práticas Pedagógicas.

O presente trabalho relata o perfil de uma escola da rede estadual da cidade de Guarapuava-PR, o Colégio Estadual Manoel Ribas. Esta etapa da pesquisa apresentada neste trabalho compõe as ações de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo realizadas pela equipe do PIBID/Arte, que é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

A etapa da pesquisa, aqui apresentada, foi realizada por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo através da coleta de dados utilizando-se de análise documental do Projeto Político Pedagógico- PPP da escola, e observações feitas pelos acadêmicos bolsistas no projeto PIBID. Este projeto foi criado pela CAPES/CNPq com a finalidade de valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente, incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem,entre outros.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, localizada em Guarapuava - PR foi aprovada no PIBID com o projeto: Formação Docente em Dialogo: a Escola Pública como parceira ativa da formação de profissionais de licenciatura de nível superior. Este projeto abrange os seguintes cursos de licenciatura: Letras-Português, Matemática, Física, Química, Arte-Educação e Pedagogia. Cada curso com um sub-projeto específico. Dentre os cursos citados, iremos abordar nesse texto o sub-projeto de Arte-Educação, coordenado pela professora Daiane S. S. da Cunha, docente do departamento de Arte-Educação da Unicentro, este sub-projeto é composto de dez bolsistas acadêmicos e duas docentes atuantes nas duas escolas parceiras do projeto na cidade de Guarapuava, sendo estas o Colégio Estadual Manoel Ribas e o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.

No desenvolvimento do PIBID/Arte, são realizadas ações relativas ao ensino da Arte nas escolas parceiras. Objetiva-se inserir os acadêmicos no ambiente escolar, proporcionando maior conhecimento do espaço no qual atuarão enquanto profissionais egressos do curso de Arte-Educação. A inserção nas escolas vem ocorrendo desde o mês de abril de 2010, sendo que a primeira ação desenvolvida foi a realização de observações de toda a dinâmica escolar: aulas de arte, ações docentes como planejamento,desenvolvimento das aulas e avaliação, diferentes espaços e momentos do cotidiano escolar.

Estas observações, aliadas a leitura e análise do PPP possibilitaram um melhor conhecimento do espaço no qual o projeto atuará durante 24 meses. Os dados coletados são aqui relatados e serão tomados como suporte para a continuidade do projeto, sendo que os acadêmicos. Das leituras e observações realizadas podemos saber que o colégio reelabora seu projeto político pedagógico anualmente, visando organizar as metas e meios de se chegar a alcançá-las: Flexibilidade, autonomia, responsabilidade, planejamento e participação, com isso realiza um trabalho íntegro e diferenciado.

O projeto político pedagógico está organizado em três partes: Ato Situacional – Contexto Social no qual a escola está emersa; Ato Conceitual – Concepção de educação pretendida para o ensino; Ato Operacional – Decisões e tipos de gestões.

O projeto escolar constitui-se em um instrumento valioso de mediação entre as ansiedades, desejos e intenções dos sujeitos escolares e o planejamento concreto de suas ações cotidianas. Nesse sentido, o planejamento da escola, necessita ser compatibilizado com as concepções e linhas mais amplas definidas no referido projeto, a fim de que as práticas desenvolvidas pelos atores escolares não assumam um caráter fragmentado e disperso, dificultando, assim, a reflexão coletiva acerca dos problemas da escola e, conseqüentemente, a busca de solução para os mesmos. SOUSA & CORRÊA (2002, p.73)

Traçando o perfil do colégio em questão, sua filosofia é baseada na teoria crítica, pois procura promover condições aos alunos de se tornarem autônomos, responsáveis por suas atitudes e decisões, bem como indivíduos críticos e transformadores da sociedade. A escola tem como objetivo formar indivíduos emancipados.

Com capacidade para receber 1.450 alunos, distribuídos nos três turnos. A partir de 2010, o colégio ofertará o Ensino Médio Regular na organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, o que é anualmente ministrado, passa-se a serem dois Blocos de Disciplinas Semestrais ofertados concomitantemente. A instituição conta com um quadro de sessenta professores e vinte e cinco funcionários. Sendo que, os professores, na grande maioria, efetivos possuem formação superior nas áreas que atuam.

Quanto à clientela atendida, são alunos oriundos dos diversos bairros da cidade e também de localidades do interior, possuindo uma heterogeneidade cultural, social e econômica. Atendendo ao disposto da Lei 9394/96, o colégio recebe alunos portadores de necessidades educacionais especiais, exigindo algumas adaptações, tanto pedagógica como na estrutura física do mesmo.

O Colégio tem outras atividades que disponibilizam aos alunos participarem no contra-turno, denominado como Programa Viva a Escola, que visa à expansão de atividades pedagógicas realizadas na escola como complementação curricular, vinculadas ao Projeto Político Pedagógico, a fim de atender às especificidades da formação do aluno e de sua realidade. Podemos citar: Dança e Cultura Afro - Resgatando a cultura, reconhecendo sua contribuição para a nação; O Esporte enquanto fenômeno educacional: Vivências e experiências no âmbito escolar; Investigando o Mundo à sua volta - Clube de ciências; Grupo Semear; Rádio Dimensão: Transmitindo informação; Projeto fanfarra.

Quanto ao perfil das turmas do Ensino Fundamental, possui de vinte e cinco a trinta e cinco alunos cada, equivalente o número de alunos do sexo feminino e masculino. Em cada turma há, pelo menos, de um a dois alunos que tomam remédios controlados. Mesmo com este quadro problemático 70% do ensino fundamental cumprem com as tarefas de Arte-Educação.

No perfil das turmas do Ensino Médio, as turmas têm um número de alunos equilibrado, bem semelhante uma da outra – de vinte e três a vinte e nove alunos, sendo que a grande maioria é menina.

Uma grave questão é a falta de interesse de alguns alunos, percebe-se nestes a indisposição para realizar as atividades propostas pelo professor, bem como, indisciplina e descaso quanto as conseqüências de sua má conduta. Muitas vezes é presenciado o aluno fazendo comentários provocativos ou se negando a desenvolver as propostas em sala de aula. Esse comportamento específico de alguns alunos afetam o desenvolvimento de outros, desmotiva tirando a atenção.

Do mesmo modo, há entre os alunos o bulling, ato intencional de agressão física ou psicológica, de maneira tão comum que nem os próprios alunos se percebem como opressores. Esses atos se intensificam quando há atrito entre grupos diferentes, chegando muitas vezes ao ponto de haver agressão física. Esse comportamento indisciplinado dos alunos se reflete na falta de respeito ao professor, ao patrimônio público e entre eles mesmos.

Portanto, faz se necessário, para que se possa alcançar a emancipação, uma firmeza do eu, este termo, que é usado pelo filósofo Immanuel Kant no artigo “Resposta à pergunta o que é esclarecimento?”, diz respeito ao posicionamento do indivíduo frente ao esclarecer-se, decidir por emancipar-se está na responsabilidade do indivíduo - usa-se o termo indivíduo por não referir somente ao aluno, mas ao professor também que deve estar em constante emancipação, pois este não é uma categoria estática - pois se dependesse dos projetos pedagógicos e de seus executores, todos os alunos seriam emancipados.

Portanto, a escola tem como objetivo formar indivíduos emancipados, capacitados para viver em sociedade.

A sociedade que almejamos é aquela que propicia valores, os quais enobrecem o ser humano na sua totalidade. Queremos uma sociedade fundamentada na dignidade da pessoa humana, justa, crítica, para compreender a transformação social, enfatizando o trabalho como fonte de crescimento, de realização, que respeite os direitos e deveres dos cidadãos, independente da classe a que pertence, e seja concentrada na justiça, honestidade, enfim, cada vez mais humana.(2010, p. s/n)

Referências:

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta : o que é esclarecimento?. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. 1783. Disponível em: Http://geocities.ws/eticaejustica/esclarecimento.pdf> Acesso em 13 abr 2010.

Colégio Estadual Manuel Ribas – CEMR, Projeto político pedagógico, 2010, 152p.


[1] Coordenadora da Área de Arte do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unicentro.

[2] Professora de Arte do Colégio Estadual Manoel Ribas. Supervisora PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unicentro.

6 comentários:

  1. Oi pessoal, quero compartilhar com vocês como foi bom ter feito essa apresentação do perfil do Colégio Manoel Ribas...
    Além de dizer sobre o colégio falei também sobre o PIBID, sobre as nossas ações dentro da escola.
    A grande maioria comentou sobre o trabalho, perguntou sobre o PIBID.
    *Fomos muito elogiados - na verdade a Professora Daiane né, por ter inscrito nosso curso no edital e ter nos proporcionado as experiências que temos tido dentro da escola antes de ingressarmos como docentes.

    Enfim, qualquer dúvida que vocês venham ter comentem ai que respondo.

    PS: Gravei a apresentação para apreciação e críticas da equipe.
    =)
    Beijos,
    Cyn..

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  2. Este trabalho foi uma de nossas primeiras ações em grupo. Durante as observações pudemos perceber uma infinidade de acontecimentos que influenciam no andamento das aulas. Não só a postura dos (as) professoras e alunos (as), como também demais funcionários do estabelecimento de ensino em questão, e o espaço físico e a estrutura do colégio com seus devidos suportes técnicos e pedagógicos. algo que marcou muito pra mim, foi a organização dos alunos em sala de aula, quase sempre dispostos em U, nas laterais e no fundo da sala. dificilmente observei turmas que se organizassem de outra forma por conta própria.
    as diferenças entre uma turma e outra são gritantes e podemos analisar as variações metodológicas que devem existir.

    by Kelly

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  3. Parabéns Cyn e todos pibidianos do Maneco!!!
    Aguardo o seu vídeo Cyn, poste aí!!!

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  4. É interessante notar que os dois grupos do Manoel Ribas e Ana Vanda seguiram caminhos diferesntes para escrever, porem abordam questões são importantes para ambos, e para outros PIBIDs a citação de Sousa e Corrêa, se faz muito importante falando do projeto politico pedagógico, diz que o projeto escolar constitui-se em um instrumento valioso de mediação entre as ansiedades, desejos e intenções dos sujeitos escolares e o planejamento concreto de suas ações cotidianas.
    E em geral lembro que em nossas reuniões, falamos de como era bonita essa visão que o PPP trazia, e se ela fosse considerada todo o tempo, faria muita deiferença.

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  5. Oi Pibidianos para mim particularmente tem sido e suma importância participar deste projeto, e como primeira prática proposta foi a leitura e observação da execução do PPP, aprendemos bastante e percebi que alguns objetivos contidos nele são um pouco utópicos e que não são possível ( no momento) serem alcançados por inúmeros fatores, entretanto, tenho a esperança de que todos objetivos possam ser colocado em prática pois são muito relevantes e otimistas.
    Abraço para todos:
    Gracy

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  6. agora que temos participado mais efetivamente das aulas de arte no colégio, podemos perceber ainda mais as características das turmas e do funcionamento da escola. alguns dados mudaram, como a participação nas oficinas do mais educação. quando fizemos as observações para estruturar o perfil da escola a participação dos alunos e alunas nas oficinas era mínima ou até mesmo nula. Mas nas ultimas visitas que fiz a oficina da rádio encontrei um grande número de alunos e alunas efetivos. Em conversa com a pedagoga ela mencionou que os professores e monitores foram nas salas convidando, e que os alunos agora devem participar de todas as oficinas a que estão destinados, então o aluno vem pra um oficina e fica a manhã toda na escola, e acaba participando de mais de uma oficina. informou que o projeto de dança afro também teve um aumento no número de alunos. eu pessoalmente fico muito feliz com estas notícias, pois me preocupava muito com a falta de interesse por essas oficinas. Espero que mais projetos deste tipo sejam desenvolvidos nos colégios de Guarapuava, e que mereçam um carinho especial por parte da direção e dos alunos e alunas.

    by: Kelly

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