sábado, 30 de outubro de 2010

PAISAGEM SONORA

August Rush- City Symphony

O SOM DO CORAÇÃO








Eat Drink Man Woman - Ang Lee




Quais as possibilidades de trabalhar paisagem sonora nas escolas usando estes videos?

Que conteúdos de música podem ser trabalhados?


By Kelly

6 comentários:

  1. A maximalização sonora, permitiu que a música passasse a ser compreendida como a arte do som, e não mais das notas musicais.
    A ampliação de possibilidades composicionais são infinitas: desde os instrumentos sinfônicos, passando pela experimentação não convencional destes mesmos instrumentos, a busca e construção de instrumentos alternativos, a percussão corporal, a música vocal, as esculturas sonoras, instalações, performances sonoras e a mais investigada de todas as "músicas" contemporâneas: a música eletroacústica.
    Dentre as diferentes ramificações possíveis da música eletrônica, está a paisagem sonora.
    Não é possíveis esquecer de Pierre Schaeffer o pai da música concreta, que com seus gravadores de fita magnética compôs e catalogou milhares de sons em sua tipo-morfologia.

    Como sugestão de leitura aí vai um texto de um grande colega da UEM, que vcs conhecem:

    http://cogprints.org/3000/1/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf


    Como trabalhar na escola???

    Propostas como as do Schaffer no livro Ouvido pensante são maravilhosas!!!

    E ainda,.... ouvir, catalogar, registrar, analisar, selecionar, compor!!!
    Softwares de edição de áudio são bem-vindos!!!
    Audacity na cabeça!!!

    E agora sugiro que os alunos do 2º ano relatem a prática que desenvolvi com eles na disciplina de Percepção Musical, quem sabe postem as músicas compostas por eles!!!
    abçs
    prof. Daiane

    ResponderExcluir
  2. No primeiroo semestre, pudemos experimentar muitoo disso, foi bom demais, começamos fazendo um registroo escrito dos sons durante 24hs é uma experiênciaa incrível, você começa a desenvolver a percepção e a ouvir sons que não ouvia antes. Depois o registro era através de um aparelho qualquer que pudesse captar os sons da melhor forma, escolhemos um lugar, e em tres turnos fariamos a gravação, depois fizemos a relação escrida destes distinguindoo os sons curtos, longos, fortes, fracos, os que se repetiam, os marcos sonoros, sinais sonoros, etc... (claroo que enquanto isso tivemos que ler muitoo)
    E aí vem a parte que eu mais gosto, no Audacity, mexemos com esses sons deixando apenas os sons que caracterizavam aquele lugar que escohemos.

    ResponderExcluir
  3. A Paisagem Sonora é uma possibilidade para se trabalhar música em sala de aula muito boa, pois parte do cotidiano do aluno, e do cenário que está à sua volta, fazendo com que desenvolvam sua percepção, sensibilizando seus ouvidos para não apenas ouvir, mas também escutar o que os cercam.
    Partindo do filme "O som do coração" os alunos podem ter a consciência de que a música não se limita a instrumentos popularmente conhecidos, como violão, teclado, bateria e etc. Muito pelo contrário, a partir daí saberão que a música está em todos os lugares, basta ouvi-la, basta senti-la...

    Quanto aos conteúdos da música a serem trabalhados, acredito que não há limitações, pode-se trabalhar as propriedades do som, as características da música...

    ResponderExcluir
  4. a experiencia dos sons foi mto boa pq nos proporcionou um novo olhar a estes locais por exemplo o nosso foi gravado no terminal da fonte e o resultado foi bem legal por que era dificil selecionar os sons porque parecia que todos eram importantes
    o que antes da faculdade pra mim era indiferente hje faz parte de um outro universo e com um olhar mto mais interessante
    INCRIVEL

    LUH

    ResponderExcluir
  5. olá pessoal segue alguns links bem interessantes
    http://www.youtube.com/watch?v=kTuHzEzlrTA
    http://www.youtube.com/watch?v=3Ejt4m5HrGo
    http://www.youtube.com/watch?v=pbkG6qOAk9Q
    o primeiro vídeo procurei como arte sonora.
    o segundo vídeo seria bem mais interessante se pudéssemos ouvir os sons das engrenagens que aparecem, mas achei bem interessante.
    o terceiro tratr-se de uma vídeo performance sonora, bem legal

    ResponderExcluir
  6. Bem a paisagem sonora amplia os caminhos para se compor "música" ou fazer arte sonora, minha experiência no primeiro semestre de escolher um ambiente, gravar, catalogar e manipular os sons próprios daquele local para criar uma música foi muito válida contribuiu para o meu conhecimento e uma maior compreensão da amplitude que o mundo acústico ocupa no século XXI. Infinitas possibilidades podem ser criadas e recriadas com os sons do ambiente sonoro sem perder a criatividade e o efeito surpresa. Portanto, aconselho aqueles que nunca compuseram uma música de paisagem sonora para se ariscarem é muito bom!

    ResponderExcluir