olá pessoal. Eu Marines estou postando a introdução de um artigo de doutorado escrito pelos professores Doraci Modesto de Pinho Araujo e Jean Carlos Moreno, do Paraná, ele trata do ensino da musica nas escolas feito por professores de arte que não tem formação especifica em musica, e sim uma formação superficial nas quarto linguagens, o que ao meu ver está um pouco certo, mas que nos deixa em desvantagem diante da lei de obrigatoriedade do ensino especifico de musica ser desvinculado ao do ensino de artes, gostaria que se pudessem ler o artigo inteiro, pois é de muito interessente, estou enviando o link onde podem encontrar o artigo http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1445-8.pdf
INTRODUÇÂO
Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou investigar formas alternativas e significativas para trabalhar os conteúdos da música, sem precisar vinculá-los às especificidades técnicas que exigiriam uma formação específica na área. Acredita-se que um dos maiores desafios do professor de Arte da rede Pública do Estado do Paraná é a condução do ensino da música. O não-especialista sente muita dificuldade em desenvolver um trabalho mais aprofundado nessa área, já que, em sua graduação de Educação Artística, não teve a formação necessária e nem básica para poder conduzir a música na escola de forma relevante.
Assim sendo, o objetivo norteador da pesquisa foi encontrar novas formas de realizar trabalhos teórico-práticos voltados à educação musical que contemplem, principalmente, a formação dos sentidos e da percepção das estruturas e organização dos elementos sonoro-musicais. Propõe-se, então, ao professor não especialista, estratégias alternativas no ensino da Música, sem a intenção e preocupação de desenvolver as técnicas do ensino tradicional da música ocidental.
Segundo a concepção de Jeandot “[...] Uma aprendizagem voltada apenas para os aspectos técnicos da música é inútil e até prejudicial, se ela não despertar o senso musical, não desenvolver a sensibilidade” (2008, p.21).
Para a confirmação das hipóteses levantadas a respeito das dificuldades que o professor de Arte não-especialista em música se depara, foram distribuídos questionários para vários docentes de diferentes municípios dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Cornélio Procópio e Jacarezinho.
O texto apresenta a análise dos questionários e uma explanação sobre a formação dos professores da área. E, para se saber se os futuros professores de Arte estão recebendo algum tipo de conhecimento relacionado à Música em sua formação atual, busca-se conhecer as matrizes curriculares das instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná, que oferecem o curso de Arte em sua graduação.
Procura-se também, fazer uma comparação entre os conteúdos de música dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares de Arte (DCA) para a Educação Básica do Estado do Paraná, e os prováveis motivos da não implementação total dos PCN em muitas escolas. Busca-se através de uma revisão de literatura conhecer as propostas dos autores sobre as possibilidades do nãoespecialista trabalhar a música sem ater-se aos conhecimentos técnicos da mesma,saber os benefícios, contribuição e importância da música e de sua presença na escola. Procura-se entender, também, a relação da indústria cultural com a música e sua influência na escolha musical de nossos jovens.
O texto ainda apresenta a descrição fundamentada da proposta prática de atividades musicais para uma turma de 5ª (quinta) série e o relato da implementação pedagógica para essa turma, o desenvolvimento do trabalho a reação dos alunos os acertos e desacertos da implementação.
A intervenção na escola junto aos alunos foi orientada pelos campos conceituais do conhecimento estético e da produção artística, fundamentada nas concepções das teorias críticas de Arte, elucidadas por Vasquez (1978) - arte como conhecimento, arte como ideologia e arte como trabalho criador e, que nortearam e organizaram a metodologia, seleção dos conteúdos e a avaliação.
___
editado por Vinícius
aí pessoal eu Marines sá para variar nã sei o que aconteceu com a minha postagem, eu consegui colocá-la com paginas, coisas que só eu consigo, então quem tiver interesse de ver a postagem, é só ir em paginas que está la´senão conseguiram me avise
ResponderExcluirMarinês
ResponderExcluirarrumei aí pra você
tirei de lá e coloquei aqui!
agora vou ler
bjo!
galera tava lendo sobre video dança e tive uma ideia da gente fazer postagens sobre o tema das oficinas com discussoes e sugestoes montando assim um arquivo de materias para a aplicaçao das oficinas mas nao consigo fazer postagens o q vcs acham?
ResponderExcluirlu
Vini muito obrigada, valeu mesmo.
ResponderExcluirbjo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMari eu tb entrei no dia a dia educação e li sobre este assunto e pensei a mesma coisa em postar porque achei muito interessante e relevante para nós, mas vc se adiantou e postou na minha frente. Beleza o que vale mesmo é que estamos unidos e sintonizados nos mesmos assuntos, isso é bem legal.Abraços para todos e boa leitura.
ResponderExcluirtenho ficado atenta no que diz respeito ao ensino de musica nas escolas, pois tenho um pouco de receio, tanto no que se refere a nós arte educadores, como quanto à adaptação das escolas, porque pelo que estou vendo as aulas de artes vão diminuir para uma por semana, então nós arte educadores teremos de dar conta das outras linguagens com menos tempo, ou até que saiam novas leis onde seja definido que terá de haver um professor especializado em cada linguagem o que na minha opinião não está longe de acontecer, precisamos ficar antenados e fazer o quanto antes especializações, ou como todos chamam pós-graduação.
ResponderExcluirMari mais uma vez penso igual a você, tenho a mesma preocupação quanto ao ensino da música bem como a carga horária das aulas de Arte e da busca de uma urgente especialização. Estamos tendo a oportunidade de refletir, discutir e agir em prol destas preocupações.
ResponderExcluirtambem concordo com a marines
ResponderExcluirlu
Galerinha nao consigo abrir esse arquivo no computador da minha casa, será que alguem pode fazer o favor de mandar no meu email em outro formato. obrigada, beijos
ResponderExcluirMari não entendi essa questão de as aulas de arte diminuírem para 1 por semana como assim, eu sabia que elas iriam aumentar para 3 e não diminuir.....
ResponderExcluirEu ainda não li este artigo, farei nestes dias a leitura. Porém, estou sempre envolvida por este assunto, o curso de pedagogia, o mestrado, minhas pesquisas e experiência profissional e agora, a docência no curso de Arte-Educação me aproximam das reflexões sobre a formação do educador musical.
ResponderExcluirMinha dissertação de mestrado´abordou principalmente a reflexão da formação do educador musical na era da indústria cultural, compreendendo a necessidade da formação técnica e pedagógica analiso o currículo dos cursos de Pedagogia e de Arte-Educação da Unicentro.
Para acessarem minha dissertação
http://www.ppge.ufpr.br/teses/M06_cunha.pdf
Há inúmeras produções a respeito dessa discussão da habilitação específica do professor de música.
Discussões da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical
http://www.abemeducacaomusical.org.br/
Vou procurar uns textos que tenho no meu pc e posto depois.
Maurício
Quanto a quantidade de aulas de arte na escola, alguns estados do brasil interpretaram a Lei 11.796 da obrigatoriedade do ensino de música na escola, estabelecendo 1 aula para música e 1 aula para as outras áreas da arte. No Paraná a politica até 2010 (pois com a mudança de governo tudo pode mudar) era a favor do ensino de Artes( música, dança, artes visuais e teatro) sem aula específica pra música.
....
continuo mais tarde
...
esse assunto é ótimo!!!
esse artigo é muito bom, e vem de encontro com os nossos interesses, e lembra varias discuções que já fizemos envolvendo as diretrizes que já lemos, eu acredito que depois das ofinas que o momento onde vamos experimentar algumas coisas, poderemos falar mais de soluções, caminhos que nos mostrem como proporcionar a experimentação da música, exploração, sensibilização. A inserção da música como conteúdo desta forma ainda é algo muito novo pra todo mundo, é um momento histórico, rs..
ResponderExcluirOlá pessoas estive lendo este artigo, que semelhante ao da marinez nos fala dos desafios que teremos que enfrentar quando formos trabalhar como professores.
ResponderExcluirMÚSICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E SOLUÇÕES . Este texto esta bem completo sobre os assuntos que mais debatemos em nosso dia dia como acadêmicos, Professores, Pibidianos, etc. Observei logo no inicio do artigo o Prof. Mestre Valdemar Félix da Silva cy explica suas colocações demonstrando as leis, LDBs, o veto Presidencial etc, formalizando bem essas questões, logo em seguida a influencia dos métodos de Zoltán Kodaly, Émile-Jaques Dalcroze, Carl Orff e Shinichi Suzuki na educação musical brasileira, e as contribuições de Villa-Lobos e Hans Joachim Koellreutter, gostei muito de conhecer alguns Grupos que são importantes para o desenvolvimento da educação musical no pais como o Grupo Música Viva e o grupo GAP http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/quem_somos_gap.htm
Também pelo Brasil a fora se encontra uma diversidade de projetos que contribuíram para o desenvolvimento da E.M no pais dentre eles Orquestra Sinfônica de Meninos de São Caetano - SE. Disponível em: http://academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1040&Itemid=510&limit=1&limitstart =2. Acesso em 01 dez. 08.
O Projeto Guri oferece vagas gratuitas e isentas de seleção para o ensino musical de instrumentos tais como de cordas e de sopros, convergindo para a formação de Orquestras-Escolas. Pressupõe a formação de corais infantis, conjuntos de violões e outros agrupamentos instrumentais. Atualmente o projeto conta com 110 grupos musicais entre Orquestras de Sopros, Cameratas de Violões, Cameratas de Cordas, Big Band e a Orquestra Paulista Juvenil, formada em 2001. Disponível em: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.6eb44e481fba6c0ff828f049c19714a0/?vgnextoid=b2edcdcfc1f69010VgnVCM1000001c01a8c0RCRD.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é responsável pelo Programa de Extensão Universidade sem Fronteira - SETI/PR. Subprograma "Apoio às Licenciaturas". Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=27..
OLIVEIRA, G. A. - O ensino de música no Brasil: fatos e desafios. Disponível em: http://www.proec.
O artigo inteiro esta em disponível em no site do dia dia educação: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2315-8.pdf?PHPSESSID=2010101810294982
Alguns links de livros no google books:
ResponderExcluirKOELLREUTTER EDUCADOR: O HUMANO COMO OBJETIVO DA EDUCAÇAO MUSICAL
A música que humaniza e universaliza, transcendente, expressão do tempo e de um novo estado de inteligência, a música que revela o 'eternamente novo' .
http://books.google.com/books?id=uKUkCKTgPskC&lr=&hl=pt-BR
DE TRAMAS E FIOS: UM ENSAIO SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO
que discute a educação musical e quanto ela decorre dos hábitos, valores, condutas e visão de mundo da sociedade a cada época. Após três décadas de ausência, desde 1996 a música recuperou seu status de disciplina educacional e voltou às escolas, entretanto, nesse período, perdeu-se a tradição da educação musical. Obra que aborda o que está por trás das atitudes tomadas em relação ao ensino de música, nas escolas especializadas e nas de educação geral, para que se tenha clareza a respeito do valor que lhe é atribuído e do papel que representa na sociedade contemporânea, e entender os motivos da dificuldade de afirmação da área no Brasil, especialmente no que se refere à educação pública.
http://books.google.com/books?id=OvaAWfeAbCYC&lr&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks
O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL
Esse livro busca analisar a situação do ensino de música na escola brasileira. A autora discorre sobre o sentido e o significado da educação musical, seus aspectos mais importantes, seu lugar no atual currículo do ensino fundamental, discutindo a formação pedagógica do educador musical e as possibilidades e os limites para a educação musical como disciplina.
http://books.google.com/books?id=qMlZqIxd62cC&lr&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks
FAÇAM LEITURA DINÂMICA!!!!
Olá pessoal!
ResponderExcluirLi o artigo sobre o ensino de música na escola e gostei. No entanto, há algumas observações a serem feitas, a começar pela formação dos autores do artigo, eles não tiveram uma formação polivalente e por isso a dificuldade em ministrar aulas de música aumenta significativamente. Além do mais os cursos superiores que eles observaram, exceto os de formação específica em música, tinham no máximo uma ou duas disciplina que trabalhava com os conteúdos musicais durante toda a formação, não sei pra vocês, mas para mim isso não pode ser considerado um curso polivalente. Imaginemos então: e se eles tivessem conhecimento do nosso curso, no qual estamos o tempo todo em contato com as quatro linguagens artísticas, o que eles iriam dizer? Não sei...
A lei pede que os diversos tipos de arte sejam ministrados em sala de aula, porém não é conveniente para o estado ter um professor para cada linguagem, aliás, não sei se isso é possível. Penso que esse momento pode ser fundamental para a valorização ou não do nosso curso. Acredito que devemos ser ousados, publicando artigos de qualidade nos mais diversos encontros de arte, e assim mostraremos o potencial que existe numa formação polivalente. Na teoria a especificidade é muito bela, mas durante as aplicações artísticas em sala de aula ela pode se tornar limitada e enfadonha, não que o mesmo não possa acontecer conosco.
Fiquem na paz
Acessem este blog http://edumusicalnet.blogspot.com
ResponderExcluirtem várias idéias, para educação musical escolar!!!
Olá, estive pesquisando sobre a nova lei de música das escolas e acabei aqui no seu blog. Será que vc poderia me responder: sobre a formação do músico, quais serão os pré requisitos para um músico de cultura popular, que não tem o segundo grau completo?
ResponderExcluirOlá,me interessei pelo artigo, e no momento estou me formando professora de música. Meu TCC será por esta área. Você podeia me indicar livros ou artigos que falem sobre o desafios do educador musical nas escolas? Grande abraço!
ResponderExcluir