sábado, 29 de janeiro de 2011

Relatório de 2010 e Planejamento de 2011

Os coordenadores do PIBID enviam a CAPES nesta semana o relatório das ações realizadas em 2010.
Posto abaixo o relatório do PIBID/Unicentro e do PIBID/ARTE, para conhecimento de todos.

Tenho ainda uma boa notícia: a verba de custeio foi depositada, assim retornaremos à todo vapor.

Nesta semana solicito que todos os bolsistas PIBID/ARTE façam seus relatórios dos meses de dezembro e janeiro ( o relatório das horas e o descritivo), à serem entregues na primeira reunião que ocorrerá dia 07/02/2010 as 17h 30min no DEART.





20 comentários:

  1. Relatório Institucional PIBID/UNICENTRO

    “Formação docente em diálogo: a Escola Pública como parceira ativa da formação de profissionais de licenciatura de nível superior”

    I – Apresentação
    Situada na região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, encontrou no desenvolvimento do PIBID um estímulo concreto ao aprimoramento as práticas de formação de docentes comprometidos com a Educação Básica Pública nos níveis Fundamental e Médio.
    Para tanto o PIBID/UNICENTRO possibilita a interlocução as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento de maneira que os discentes e docentes envolvidos possam compartilhar experiências capazes de enriquecer o processo de formação profissional com uma maior interação entre educação superior e educação básica.
    O PIBID/UNICENTRO é constituído de seis subprojetos nas áreas de: Letras Português, Arte-Educação, Pedagogia, Física, Química e Matemática, envolvendo 72 acadêmicos licenciandos, 11 supervisores de escolas parceiras, 6 coordenadores de área e 1 coordenador institucional.
    As noventa pessoas envolvidas no programa buscam fazer deste, um programa de destaque no meio universitário, quer seja pela sua relevância quando aproxima a universidade da sociedade, quer seja pela sua continuidade quando permite que a teoria estudada em sala de aula se estenda à prática escolar, ou mesmo pela sua sustentabilidade quando o objetivo primordial de todos é o aprimoramento do conhecimento.


    II – Objetivos
    a) Contribuir com o aprimoramento da formação docente nos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela UNICENTRO;
    b) aprimorar as condições de realização das atividades de Estágio Pedagógico nas Escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino das regiões de Guarapuava e Irati;
    c) combater a evasão discente dos cursos de licenciatura da UNICENTRO, por meio da concessão de bolsas de iniciação à docência;
    d) construir com as Escolas Públicas parceiras patamares mais adequados de formação dos profissionais que atuarão na docência dos níveis fundamental e médio;
    e) promover efetivamente a integração teoria e prática na ação docente, possibilitando a adequação necessária entre formação técnica e humanística;
    f) garantir a tradução para o cotidiano de sala de aula da produção do conhecimento na universidade e, simultaneamente, das necessidades pedagógicas das escolas públicas para a produção de novas pesquisas no ambiente acadêmico.

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  2. continuação....

    III – Atividades desenvolvidas e resultados alcançados
    A universidade como articuladora da educação superior e da educação básica, tem como um dos seus papéis formar profissionais qualificados e no caso das licenciaturas, professores que percebam a prática de docência como complemento da teoria, e a teoria como contextualização das experiências de sala de aula.
    A UNICENTRO, cujo tripé é alicerçado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão tem no desenvolvimento deste programa, uma forma de consolidação de seus três segmentos: o ensino é fortalecido pela vivência dos licenciandos com as atividades pedagógicas através do trabalho conjunto de acadêmicos e professores; a pesquisa é incentivada pelo enlace dos conteúdos abordados com novas tecnologias que despertem o interesse mútuo dos envolvidos; e, finalmente a extensão é promovida pelo assessoramento dos acadêmicos ao professor da escola parceira, que com isso consegue atender seus alunos de forma mais individualizada ou mesmo trazer mais criatividade para o cotidiano escolar.


    IV – Dificuldades técnicas encontradas
    No que corresponde a CAPES a dificuldade encontrada está na falta da verba de custeio em 2010, o que fez com que atividades previstas tivessem seu cronograma de execução alterado até o repasse da verba. Outra dificuldade encontrada está na realização das reuniões previstas entre coordenadores, uma vez que são poucos os horários livres comuns a todos. Quanto às demais instâncias da Instituição e das escolas os trabalhos fluem naturalmente.


    V – Análise do gestor

    Os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNICENTRO entendem o espaço universitário como locus privilegiado a compreensão e estabelecimento de ações, no que diz respeito aos desafios e inquietações que permeiam a educação superior. Por esta razão, a universidade: a) inseriu novas tecnologias no processo educacional no intuito de mostrar o ensino não só no sentido estrito de “construção de novos conhecimentos”, mas antes, de compreensão de novas formas de pensar e processar as informações sob a égide de um mundo contemporâneo que, como já aludido, apresentou-se extremamente dinâmico, virtual e sem fronteiras; b) visualizou a graduação não só como espaço de profissionalização, mas de formação plena que passa pela construção da cidadania; c) transformou as práticas de estágio curricular supervisionado em ocasiões de investigação científica e de práticas extensionistas; d) estabeleceu parcerias com escolas visando a integração de diferentes níveis de ensino;
    Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID constitui um programa que deve ser destacado na universidade pela sua forma inovadora de aprimorar o conhecimento.
    Guarapuava, 31 de janeiro de 2011.
    Karina Worm Beckmann
    Coordenadora Institucional

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  3. Relatório de Atividades Subprojeto Arte-Educação

    I – Apresentação
    O subprojeto realizado pelo curso de Arte-Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, vem promovendo a articulação entre esta graduação e os Colégios Manoel Ribas e Ana Vanda Bassara, ambos da Rede Estadual de Ensino, Núcleo Regional de Guarapuava – Pr. Assim sendo, cumpre-se o objetivo do PIBID: Arte de incentivar a carreira docente na área de Arte, favorecendo processos de formação em rede pela construção da identidade profissional via imersão dos licenciandos na escola e buscando um aperfeiçoamento em relação aos conhecimentos artísticos e educacionais qualificando a Educação Básica e o Ensino Superior.
    As ações realizadas buscam a valorização dos cursos de licenciatura, o aprimoramento da formação inicial, bem como passar pelo processo de efetivação do ensino de música nas escolas, agora obrigatório na grade disciplinar segundo a lei nº 11.769 de 2008. Para que se possa chegar a esses objetivos os acadêmicos das ações pedagógicas da escola e refletem sobre o ensino da arte confrontando e experimentando as teorias aprendidas no espaço acadêmico.
    O presente subprojeto visa incentivar os estudantes a optar pela carreira docente em arte e participar do processo de efetivação da música enquanto estímulo ao conteúdo curricular. A arte, enquanto componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, tem como característica intrínseca promover o desenvolvimento cultural dos alunos, o que vem sendo fortalecido pelo PIBID.

    II – Objetivos
    Este subprojeto objetiva o estímulo à prática de docência dos acadêmicos do Curso de Arte-Educação da UNICENTRO, principalmente em relação ao Ensino Fundamental. O trabalho a ser desenvolvido tem o ensino da Arte como área de formação, atuação e pesquisa para os alunos-bolsistas. O incentivo à formação de professores de arte para a educação básica e para o ensino de música, busca contribuir tanto para o aumento da qualidade dos futuros docentes de Arte, quanto para a elevação da qualidade da escola pública.

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  4. continuação...


    III – Atividades desenvolvidas e resultados alcançados
    As ações de formação docente desenvolvidas no projeto foram organizadas de forma que os acadêmicos bolsistas realizam semanalmente ações nas escolas parceiras – observação, monitoramento, pesquisa, discussão, execução de projetos de ensino - reuniões de estudo e organização com as supervisoras e a coordenação de área, estudo individual e participação on-line do blog do subprojeto, para acessar http://pibidarte.blogspot.com/.
    Em seguida os bolsistas iniciaram o planejamento e inserção no ambiente escolar, com observações da dinâmica dos Colégios participantes e realização de um perfil escolar. Posteri, por meio do contato com o ambiente escolar, principalmente com a sala de aula, foi possível conhecer de perto a realidade dos alunos. Ao realizarmos um diagnóstico, traçamos o perfil da escola, e dos professores, evidenciando a influência da postura do educador.
    Em cada situação, há a possibilidade de reflexões sobre a práxis docente e a forma em que o conhecimento é tomado por nós estudantes e também pelas professoras. Ressaltamos que o PIBID-Arte viabiliza trocas de experiências entre todos: os bolsistas do programa, professores supervisores de outras escolas e coordenadores, a cada semana em reuniões na universidade.
    As ações de inserção no ambiente escolar, iniciadas em abril de 2010, possibilitam a efetivação da extensão universitária aliada à valorização da formação de arte-educador e à reflexão crítica sobre a escola como locus de pesquisa docente. Reflexões sobre a prática docente e discente, a cultura escolar, a legislação educacional, os conhecimentos específicos em Arte, entre outros inúmeros temas, suscitam a necessidade de qualificação da formação docente frente aos diferentes desafios no universo escolar.

    IV – Dificuldades técnicas encontradas durante a realização do projeto
    O subprojeto Arte não encontrou grandes dificuldades, destaca-se principalmente a necessidade da verba de custeio, não enviada em 2010, para aquisição de materiais para o desenvolvimento das atividades bem como qualificação das ações do projeto. Além disso, é importante ressaltar que houve excelente interação entre a Unicentro e as escolas, bem como entre bolsistas, supervisores e coordenador, o que facilitou o desenvolvimento das ações e vem conquistando ótimos resultados.

    V – Análise do gestor
    O desenvolvimento do PIBID tem promovido a qualificação dos processos de formação acadêmica e básica, do ensino básico e universitário, a interação entre as escolas e a Universidade. Os limites estão sendo superados e não tem influenciado negativamente o projeto, pelo contrário, cada dificuldade é um obstáculo a ser superado promovendo a real formação dos acadêmicos e a efetivação prática dos aspectos teóricos estudados, assim transforma-se discurso educacional em práxis.
    As parcerias foram estabelecidas por meio de contatos e reuniões de explanação dos objetivos do PIBID, desta forma houve uma aceitação imediata das escolas e receptividade contínua da presença dos universitários no ambiente escolar. Há confiança de ambas as partes e a aprendizagem é recíproca.
    Os caminhos para a efetivação da ação interdisciplinar estão sendo trilhados, entretanto a distribuição dos subprojetos em escolas distintas dificulta a ação conjunta. Os encontros institucionais promovem a troca de experiências e a valorização das diferentes ações realizadas no âmbito dos seis subprojetos.
    Além da satisfação dos envolvidos em participar deste excelente projeto, há interesse por parte de outras escolas, docentes da educação básica e acadêmicos em participar do PIBID, o que vem gerando uma expectativa quanto a continuidade do projeto após o término desta primeira edição.

    Daiane Solange Stoeberl da Cunha
    Coordenadora de Área – Arte-Educação

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  5. olá profe! gostei do texto! e além de ver nossos resultados aprendi o posteri hahahaha que não conhecia!

    Agora vamos com tudo agora nas oficinas com a grana!

    fica a dica de esquematizarmos também esse ano as ações em tópicos (a,b,c,d,e) tipo o povo dos outros pibids fez!

    até mais pessoas!

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  6. pelo menos pra mim o pibid fez com que grande parte dos objetivos fossem cumpridos pois foi atraves dele que tive meu passaporte para as escolas onde tivew um bom aprendizado e uma experiencia maravilhosa
    luh

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  7. Nossa ótima notícia ...
    Com verbas nossas oficinas serão bem melhores...
    muitas idéias já..
    só falta colocar em prática...
    Espero aproveitar bem mais esse ano, pois já estamos mais maduros enquanto PIBIDIANOS...
    aprendi muito com o projeto, e com os professores que se envolveram com o mesmo...
    é difícil falar da Importância de projetos como esse para nossa formação academica...
    As contribuições são infinitas...
    A cada dia faço novas descobertas....

    beijos

    by Kelly

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  8. Olha eu aqui outra vez!

    Achei que não faria mais postagens até nossa próxima e primeira reunião dia 07/02;
    Mas aí encontrei esses vídeos e me empolguei 

    Esse é mais um brasileiro que está fazendo sucesso no youtube;
    Diferente do “guitarman” que usa de toda tecnologia pra mostrar o que sabe o “vinheteiro” é mais erudito e têm como ferramentas piano e gaita;

    É só fuçar o canal dele no youtube e divertir-se com os arranjos de musicas já conhecidas e brincadeiras musicais com coisas que aconteceram na web http://www.youtube.com/BrasilianMusician

    Fica a dica da batida Musica do Tropa de Elite no Piano e Acordeon
    O cara tira sarro de quem curte o funk e toca a melodia como se quem estivesse executando fosse Mozart, ou um romântico, ou um argentino.... enfim o resultado é interessante!

    http://www.youtube.com/watch?v=-fq9TGVcCD4&feature=player_embedded#

    Na sua busca de comicidade reparem como gesto muda na execução ao piano!

    Bom divertimento!

    Vinícius!

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  9. Vini..curti o Rap das Armas...

    muito divertido...

    e mesmo que de forma cômica..

    e interessante ver como os gestos alteram a apresentação de uma mesma coposição..


    valeu!!!

    beijos by Kelly

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  10. Professora muito bom o relatório, é evidente uma satisfação geral nas palavras tanto do reitor, da coordenadora Institucional quanto nas suas próprias palavras. Acredito que este primeiro ano dentro das suas limitações financeiras, o PIBID superou as expectativas e fez um bom trabalho em todos os subprojetos, e em 2011 com a liberação da verba de custeio será muito melhor porque teremos suporte material para desenvolver nossas oficinas.

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  11. Acredito que o Pibid esta caminhando bem sem maiores problemas, pois vejo o nosso como um dos mais organizados entre os demais, não só pelo blog, mas por tudo que foi feito ano passado como artigos, oficinas, nossa participação em eventos, trabalhos nas escolas, e foi feito tudo isso sem recurso algum, agora com a chegada da verba certamente haverá uma melhora substancial com relação ao que já foi feito.

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  12. Vini mais uma dica super interessante, o cara é fera mesmo. Além de inteligente, super disciplinado e com muita destreza manual. Gostei muito da crítica feita ao "deputado Tiririca", muito legal as vinhetas dos Flinstones , Indiana Diones, Roda, Roda Pião(Silvio Santos), Jô Soares, Popeye, e principalmente da música Tico Tico no Fubá (nesta ele arrasouuuuuuuu).

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  13. gente
    olhem esse site:
    http://www.googleartproject.com/

    o google visitou as grandes galerias e museus do mundo
    e o resultado está aí

    passeios virtuais com imagens em super-hiper-mega-power resoluçõ dos grandes clássicos!

    fan-tas-ti-co

    ver as pinceladas dos artistas assim com tanto detalhe é incrível

    o museu van gogh então... é o bicho!

    boa viagem!

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  14. Pessoal ... que bom que sai nosso dimdim...Ja estou com saudade das nossas reunioes, da correria do dia a dia academico.
    eu tinha lido um texto achando que era do blog. Não sei de onde surgiu... de tanto que desacostumei com essas coisas..
    Só hoje que eu consegui salvar os textos pra ler, mas vou tentar postar comentarios o mais rapido possivel
    Beijos

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  15. Olá!
    Muito bom o texto - relatório!
    A integração que o pibid estabeleceu entre os acadêmicos e nós professoras da rede pública de educação foi muito significativa, pois, promoveu trocas de experiências, análise das práticas individuais, realização de várias ações conjuntas, desta forma contribuindo efetivamente no processo de ensino e aprendizagem!
    Beijos
    Evelyn

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  16. Nossa vini... muito interessante o novo site que nos passou, imagina a galera deve adorar..

    é muito divertido...

    será que tem tradutor???

    é muito legal... prece um jogo..

    o bom é que apesar da reslolução não ser tão boa.. da pra ver a obra e aumentar a resolução em outras ferramentas.. ainda saber informações sobre a obra..

    pena que é tudo em ingles...


    beijos

    by Kelly

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  17. Muitoo bom o textoo, parabéns para a prof Daiane, e pra todos nos, é bom ver o caminho que trilhamos através do projeto, as experiencias vão marcar com certeza!

    Vini que site demais, é realmente um passeio parece que a gnt ta lá, gostei muito principalmente do Palácio de Versalhes, é lindooo! Olhar as obrass, muito de perto é fantasticoo, tipo da pra da um zoon ao extremo, e ver de perto cada detalhee.

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  18. very very good!
    O PIBID realmente tem atendido a cada dia mais e mais as expectativas.
    Não há uma pessoa que eu converse e deixe de dizer o quanto essa oportunidade é especial, que precisamos de mais projetos assim que incentive, colabore e venha somando com a educação nas nossas escolas.
    PIBID-Arte é exemplo claro e prático de ensino, pesquisa e extensão.

    Obrigada pela oportunidade.

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  19. Vini
    Site maravilhoso, mas este link não podia estar aqui!!

    O que acha de montar uma postagem sobre artes visuais? e então elencar possibiliddes de acesso à obras de arte.....

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  20. ótima idéia. Podemos comentar sobre outros sites de busca de imagens de obras.
    sugiro também uma postagem sobre fomento...
    estamos vendo algumas coisas com a Margie, um seminário onde estamos conhecendo as possibilidade de inscrever projetos em arte para receber bolsas e patrocínio, tem muitos editais para projetos em educação também... muito legal conhecer tudo isso...

    by Kelly

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