quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Música pra crianças

Olá pessoas felizes!
Vai uma dica pra ouvir nas férias (:

Alguns desses projetos/grupos/bandas já devem ser conhecidos de vocês,
Mas pra quem não conhece vale a pena ouvir (:

Os trabalhos são todos voltados pro público infantil
Mas é aquele tipo de som que é feito pra criança pra adulto invejar (:

1º Palavra Cantada
Sandra e Paulo: eles são os caras (:
Ta tudo aí no site http://www.palavracantada.com.br/final/index.asp

Eu particularmente gosto do CD Canções curiosas. Músicas: eu, pindorama, o rato, fomecome....
Vale a passagem no youtube pra conferir alguns clipes;

E olhando a seção Imprensa e Oficina no site dá uma vontade de chamá-los pra um simpósio *______*, mas né.... a grana deve ser proporcional a estrutura e história do grupo/dupla;

2º Adriana Partimpim
Ela sempre foi Adriana Calcanhoto, mas quando decidiu dedicar um álbum para as crianças, resgatou seu inexplicável apelido de infância e virou Partimpim!

O Projeto já está no segundo cd/dvd e na abertura do site já anuncia: Vencedor da categoria Disco Infantil do 21º Prêmio da Música Brasileira
Nesse cd têm: O trenzinho do caipira, as borboletas (do vinícius de moraes) e alface (uma musiquinha super divertidinha) (:

O site do cd 1: http://www.adrianapartimpim.com.br/um/
Tem um formato bem bacana de história em quadrinhos e além da música vai logo dando umas “lições de arte” fazendo referência à Matisse e Shakespeare

3º Música Clássica Para Crianças

Esse foi um projeto dirigido pelo maestro Edgar Poças para revista Caras
Quando eu era pequeno ganhei o primeiro cd da coleção
Ele vinha acompanhado de um livrinho falando da vida dos artistas selecionados

O projeto é o seguinte: Edgar pegou os grandes clássicos da música (clássica e não só dela) e rearranjou-as com instrumentos mais leves com um toque de suavidade, empregando metalofones, flautas, xilogones, harpa as composições para orquestra e piano ... enfim, ouvindo-se entende-se (: e o nome do cd já é auto-explicativo né!?

Infelizmente não encontrei na internet áudios do projeto; mas quando voltarmos levo o cd;


4º Xuxa só para baixinhos (tá.... é sacanagem minha xD) hahahahahahhaha

E o útimo motivo principal que me motivou a fazer essa postagem é o mais novo projeto do Pato Fu... o cd novo de grupo chama-se Música de Brinquedo

Eles criaram um novo arranjo pra várias músicas conhecidas: Frevo Mulher, Ovelha Negra...
A seleção feita pelo grupo pode não ser muito elogiada pelos críticos da indústria cultural de plantão
Mas a idéia de tocar só com os instrumentos de brinquedo me pareceu fantástica e o resultado muito original... (confesso que gostei muito mais de algumas das regravações do que as originais)

http://www.patofu.com.br/musica-de-brinquedo/videos/videoclipes/
ta tudo aí, o processo de elaboração deles e alguns vídeos (:

Não coloquei links aqui pra baixar os cds por que isso é pirataria e crime (:
Mas boas buscas ao youtube a aos sites (:
Vamo lá povo gastar essas horas aí de dedicação ao Pibid!

Abraços,
Vinícius!

28 comentários:

  1. estou eu aqui em Campeche, Floripa, acampando muito bom hahahaha, bem como não consigo nunca fazer uma postagem direto do meu login, estou enviando um link com uma reportagem com a presidente da ABEM falando sobre como vai ser o ensino de musica, que é obrigatório este ano nas esolas, ela responde entre as perguntas como vai ser capacitado o profissinal, e como deverá ser a aplicação da musica na escolas, mas o que mas me chamou atenção foi quanto às escolas se adaptarem com a compra de instrumentos, e a valorização pelos "profissionais" para com as musicas regionais, dando enfase nas culturas locais.

    ResponderExcluir
  2. ops! esqueci o link.
    http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml

    ResponderExcluir
  3. Nossa... esse povo está cheio de dicas ótimas..
    Haja disposição ... kkkkk

    vini conheço algumas das músicas...
    curti a idéia... vou conferir as demais...

    Mari...valeu pela informação!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Dica pra quem passar por maringá:
    O mercador e veneza: " A adaptação do clássico escrito por William Shakespeare é uma superprodução teatral local, apesar de fazer sua pré-estreia e toda a temporada local em um teatro de médio porte. A Oficina de Teatro da UEM tem capacidade para 170 lugares."

    a direção musica é de um conhecido: "assinada por Rael Toffolo, maestro, compositor e professor da UEM. A trilha traz algumas composições originais de Toffolo e arranjos assinados por ele para peças medievais e da Renascença."

    mais detalhes em: http://www.odiario.com/vivamaringa/arteeespetaculos/espetaculo/541

    ResponderExcluir
  5. Marinês
    gostei do link! a fala do povo está be afinadinha com o que se pretende, eles sabem onde é preciso chegar, mas sabem dos desafios;

    ResponderExcluir
  6. ainda sobre o texto que a Marinês enviou: na pergunda 2. sobre o quais os objetivos do ensino de música o nome da diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical(ABEM), (Sonia Regina Albano de Lima) me pareceu familiar daí vasculhando meu o artigo da iniciação vi que usei um texto dela como ferência.

    o artigo em questão é: INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRIORIDADE PARA O ENSINO MUSICAL;

    o texto faz considerações bem relevantes sobre o que é interdiscipinaridade, quando ela ocorre, por que ela existe, qual sua necessidade, e quais os problemas que enfrenta;

    vale a pena a leitura por ser um olhar de um membro da ABEM que parece ter uma visão semelhante a nossa;

    A revista on line onde foi publicado: http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/issue/view/374/showToc

    O artigo: http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/viewFile/1754/1710

    ResponderExcluir
  7. Vini gostei muito da Palavra Cantada, obrigada pela dica, vou conferir os outros site também. Bem legal para a gente que tem o desafio de trabalhar música nas escolas com tantos desafios: falta de recursos, conhecimento limitado, distorção da visão do que de fato é a música, etc.Esta forma que este grupo trabalha é bem interessante e serve de exemplo para os educadores de Arte-Educação.

    ResponderExcluir
  8. obrigado pelo comentário Gracy! eu encontro nesses grupos possibilidades de encaminhmentos de trabalhos até na educação infantil, mesmo não sendo esse o foco de preparação do curso :)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Vini, obrigada pelas dicas...
    Palavra Cantada já conhecia e Adriana também, agora essa do Patofu me surpreendeu.
    Gostei muito da iniciativa deles..
    E aguardo a volta das aulas para que leve o CD de música clássica para crianças, fiquei curiosa...

    Marinês, estou fuçando no site que deixou quanto à música na escola, gostei das questões colocadas ali... O engraçado é que já estamos em 2011 e pelo ritmo que tudo vai indo não teremos música nas escolas até o final do ano. Aqui pelo Rio Grande do Sul, pelo menos na cidade onde estou, ninguém está sabendo dessa lei =/
    Estou para ir no Núcleo de Educação da cidade e me informar se por aqui estão trabalhando para isso.

    Bom pessoal, quanto ao resto das leituras, estou lendo, assim que terminar comento aqui meus pontos de vista com vocês =)

    Beijos e boas férias.. (estudando - heheh)

    ResponderExcluir
  11. Marinês, gostei desse site, e teve uma perguntinha que me chamou atenção, na verdade, a resposta me chamou a atenção:
    6. Contratar profissionais capacitados ou capacitar?

    Para Lisiane Bassi, para encarar uma sala de aula e ministrar um Ensino Musical de qualidade não basta ser músico, é preciso ter didática, e para isso servem os cursos de capacitação. "Há muitos profissionais formados em Música, mas que não têm didática. E, geralmente, eles saem da faculdade com formação específica em apenas um instrumento e com o objetivo de serem professores particulares de música, ou seja, terem apenas um aluno por vez".
    Lisiane Bassi é coordenadora do programa de Educação Musical de Franca, cidade do interior de São Paulo que é referência no Ensino Musical.

    Muito interessante a postura de Lisiane Bassi em perceber que não basta ser muito bom instrumentista se não sabe ensinar o que aprendeu. Esse é um ponto de vista crítico que temos que ter, e não nos acomodar em simplesmente aprender para nós, mas aprender para passarmos adiante, para aos nossos alunos.

    O que vocês pensam quanto às outras questões?
    Vi ali que várias vezes foi colocado que não tem uma forma exata de como ter a educação musical em sala de aula, tudo vai do projeto político pedagógico da escola.. O que vocês pensam a respeito?

    Bom, essas questões estão no site que a Marinês sugeriu, se alguém se perdeu do site está aqui o endereço dele novamente:
    http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml

    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Saudações a todos!

    Desculpem-me pela ausência, sem mais delongas irei comentar sobre o texto do Vinícius.
    Realmente o material musical dessas bandas é precioso. Dificilmente encontramos música infantil com qualidade, tanto instrumental como poética, há certo desprezo quando se trata de música para crianças, por acreditar que estas não estão preparadas para apreciar a música. Como conseqüência, as crianças se desenvolvem e muitas vezes continuam ouvindo somente aquilo que lhes faz balançar o corpo.

    Acredito piamente que a música, quando utilizada de modo coerente, tem capacidade de instruir. Nestes dias que se passaram estava lendo um livro de Will Durant e por coincidência há um parágrafo deste livro, para não citar outros, que pode contribuir na discussão:

    Mas só atletismo e ginástica tornariam o homem muito unilateral. ‘Como iremos descobrir uma natureza delicada que também tenha uma grande coragem? Porque as duas parecem incompatíveis’ (375). Não queremos uma nação de lutadores de boxe e levantadores de peso. Talvez a música resolva o nosso problema: através da música, a alma aprende harmonia e ritmo e, até, uma propensão à justiça; afinal,’ poderá aquele que é harmoniosamente constituído vir a ser injusto? Não é por isso, Glauco, que a educação musical é tão poderosa, porque o ritmo e a harmonia penetram nos pontos secretos da alma, levando graça em seus movimentos e tornando a alma graciosa?’ (401; Protágoras, 326). A música modela o caráter e, portanto, participa da determinação de questões sociais e políticas. ‘Damon me diz – e acredito plenamente nisso – que quando mudam os estilos de música, as leis fundamentais do Estado mudam com eles’. (DURANT, 2000, p.49)

    Neste caso, Durant está falando da música numa perspectiva platônica, pois o conteúdo do livro se trata de uma História da Filosofia. Porém, apesar de sabermos de toda a utopia platônica em conceber uma sociedade perfeita, Platão utiliza a música como instrumento fundamental para a instrução dos componentes de sua república. Presumamos que parte das palavras citadas anteriormente por Durant estejam corretas, principalmente aquelas na qual afirma: “A música modela o caráter e, portanto, participa da determinação de questões sociais e políticas” (DURANT, 2000, p.49). E, que porventura, exista dentro de nós a esperança de vivermos em uma sociedade mais justa. Então, que iniciemos logo a ensinar música de qualidade para as crianças, a fim de que pelo menos parte desta grande conjectura possa se tornar realidade. Posso parecer ingênuo em acreditar que a educação musical pode transformar a mentalidade das pessoas, mas por acaso há ingenuidade maior do que acreditar em transformações sem a realização de ações que pelo menos a permitam aparecer?

    É isso aí pessoal, espero ter contribuído para o debate!

    DURANT, Will. A história da filosofia. São Paulo. Nova Cultura, 2000

    ResponderExcluir
  13. opa pessoal!
    gostei muito das considerações, estava ansioso para ver mais repostas do post!

    em breve elaboro um resposta melhor :)
    esse foi só pra agradecer mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Uau, estou gostando da discussão!
    Gostaria de compartilhar uma experiência das minhas férias, que de certa forma tem relação com o assunto..
    Então, estava na Igreja - Aqui no Rio Grande do Sul - daí o pastor chama as crianças lá pra frente para orar por elas, pois em seguida iriam para o culto das crianças com uma linguagem mais adequada para os pequeninos. Ainda antes de orar, o pastor compartilha com o resto da Igreja que algumas reformas foram feitas nas salinhas das crianças, como por exemplo, pintura nova, materiais novos e... a grande novidade: Ar condicionado nas salas das crianças!!
    O pastor, complementando, olha para a Igreja e diz:
    - Ar condicionado na sala das crianças pra que né? Sabe por que? Você, papai e mamãe não gostam de ficar aqui no ar condicionado, bem no fresquinho?? Pois então, por que nossas crianças tem que ficar em uma salinha abafada e morrendo de calor? Se nós merecemos, elas também merecem o melhor!!

    Gente, fiquei tão feliz com essas falas do pastor, ainda que não esteja relacionado com a música (como é a discussão em questão), mas é esse raciocínio, pois se fazemos música tão excelentes para todas as pessoas, por que não fazemos por nossas crianças?
    O que queremos para nossas crianças?.

    Só compartilhando...
    Acho que por hoje é isso =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal!

    Estava lendo a entrevista de Clélia Craveiro e não gostei. Não percebi nada que favorecesse o nosso lado, os polivalentes em arte. O pessoal de específica deixa bem claro: devem ministrar as aulas de música aqueles que são formados em música. Aliás, a idéia não é somente em música, mas sim nas outras linguagens artísticas também. Lembro-me muito bem do encontro de iniciação científica em Guarapuava, os apresentadores de trabalho com formação especifica (plásticas, música, teatro), falavam de modo afirmativo acerca de suas convicções, não permitindo oposição. Vocês que já participaram da ANPPOM sabem muito bem qual é a posição deles, não se enganem! Sou pessimista quanto a valorização da nossa formação por parte deles. Desse saboroso bolo, as aulas de música, eles querem todas as fatias. Mas é claro, estamos aí para lutar por algumas aulinhas também, hahaha.

    É isso...

    ResponderExcluir
  16. Noossa quanta coisaa boaaa :D
    ameii tudoo, palavra cantadaa muitoo bom, parece que as crianças na escola curtiramm demais, e o que é aquele site da adriana partipim tipo me encantei *-* confesso que a opinião do Vini me influenciou mas eu gostei da música Gatinha manhosa... confesso que tava meio por foraa dessas novidades!
    Os videos do pato Fu com as crianças que lindooo gente.

    ResponderExcluir
  17. “Olá pessoal do blog andei meio sumido, pois estava de férias em um lugar bem longe de Guarapuava, durante esse período sempre estive acompanhando as postagens e discussões do blog. Estou vendo que as discussões sobre ensino de musica estão bem sérias, mas no momento vou optar em falar um pouco sobre os vídeos que o vini postou, destaco o trabalho do grupo Pato Fu, pois me identifico mais do que com os outros. Já conhecia este trabalho do grupo desde que os vi no programa altas horas da TV globo, e na oficina do simpósio o professor indicou algumas pesquisas para nós e uma delas era a deles, é muito boa à qualidade da produção das musicas desde os timbres dos instrumentos a montagem dos arranjos e a inserção das vozes das crianças nas canções. O que me chamou a atenção foi à forma que a Mãe (Fernada Takai) conversa com suas filhas e de uma forma bem tranqüila convence as crianças a irem fazerem à gravação sem que elas percebam que se trata de um trabalho sério que é o de gravar um CD. Lembra um ensinamento muito importa de Jos wuytack que ao trabalharmos com as crianças devemos conduzir os ensinamentos de forma lúdica, para que as crianças se contagiem e se envolvam com as experiências ensinadas”...

    ResponderExcluir
  18. Julio muito interessante todo o teu comentário acima, mas o que mais me chamou a atenção e concordo sem ressalvas com Durant é que música tem o poder de influenciar o caráter humano e transformar tanto questões sociais quanto políticas.
    Cyn entendi perfeitamente a sua colocação e é bem válida para refletirmos. Que qualidade musical estamos querendo ensinar para nossos futuros alunos(crianças)?
    Maurício gostei da sua colocação a cerca de como a mãe das crianças as conduziu até a gravação do CD e também a contribuição que trouxe com Jos Wuytack de trabalhar com elas de forma lúdica.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  19. Vini muitooooo legal as músicas do Pato Fu, O albúm Música de Brinquedo é bem interessante e original, ai podemos identificar que música de qualidade também pode ser extraída de instrumentos alternativos e isso me motiva a pensar novas formas de instrumentos e sua funcionalidade. Valeu muito esta sugestão que além de ampliar meu repertório me faz enxergar novas possibilidades de se construir a música, sem os instrumentos convencionais e mesmo assim ser tão boa quanto aquela feita com estes instrumentos.

    ResponderExcluir
  20. Estou me empolgando com o blog, agora parece que engrenou!!!

    Sugiro:
    CD's e livros (tenho todos,posso empresta rrsrs)

    Orquestra Tim, Tim por Tim, Tim
    Os timbres dos instrumentos sinfônicos e a estrutura da orquestra apresentados em CD e livro, subsidia ótimos trabalhos de educação musical.

    Lenga La Lenga
    Proposta de Jogos de Copos e Mãos, brincadeiras e canções tradicionais, num material didático com melodias simples e arranjos claros e criativos.

    Thelma Chan
    Esta educadora musical tem várias produções, tanto para musicalização quanto para coral infanto-juvenil.

    Teca Alencar de Brito:"Livro Música na Educação Infantil"
    Proposta de Educação musical que objetiva formação integral da criança, fundamentação em Koellreutter.

    Pandorga da Lua
    Um CD com poemas musicados a partir de ritmos do Rio Grande do Sul. Maravilhoso!!



    Há muita coisa boa e ruim pra criança!!!
    Pergunto: música para criança? Ou, música de criança? O que realmente é música infantil?
    Criança deve ouvir música infantil?

    ResponderExcluir
  21. Dai gostei muito das suas sugestões e vou querer emprestado este material, parece ser bem legal, voltado para o mundo infantil.
    Bem relevantes suas indagações não sei se de fato tenho base para falar sobre o assunto mas o que percebo é que a criança vive num mundo lúdico e para ela tudo tem que ser fascinante, atraente e criativo, então as músicas da mesma forma tem que ter um conteúdo próprio para crianças que prendam a atenção e desenvolvam mais sua criatividade.

    ResponderExcluir
  22. nossa.. ouvi musíca de brinquedo e músicas para criança o dia todo hoje..
    ví muitos vídeos no youtube..
    estava limpando meu email encontrei muita coisa boa...
    vou postar no meu blog aos pouquinhos...
    pra quem quiser conferir ....

    http://percebersentirconhecer.blogspot.com/

    tem sites de busca de imagem..
    música clássica..

    vídeos sobre filosofi ada Arte ..

    e muito mais..

    beijos galerinha do BEM!!!

    by Kelly

    ResponderExcluir
  23. TAÍ, GOSTEI DA DICA DO PATO FU, MAS ESTOU A PROCURA DO CD "MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS DA REVISTA CARA. EU O TINHA E PERDI. GOSTAVA TANTO DELE E HJ NÃO SEI ONDE ENCONTRA-LO. ATÉ EM SEBOS ANDEI PROCURANDO!! ME DE UMA LUZ COMO FAÇO PARA CONSEGUIR

    ResponderExcluir
  24. Ei pessoal alguém ajuda a Alessandra aí!!

    Gostaria de sugerir que assistissem

    http://www.youtube.com/watch?v=u7s0JVDeUgc&feature=player_embedded#at=81


    A partir da concepções educativas de Orff, dá pra fazer muito coisa!!!

    ResponderExcluir
  25. este site tem músicas boas e ruins para baixar!!!!
    http://www.cantosencantos.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. procurei pelo tal cd que a Alessandra quer, mas nem sombra... :(

    mas lí sobre ele, até eu fiquei com vontade de te-lo .....

    uma pena ser tão difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  28. GENTE! NADA DE ENCONTRA POR AÍ MEU CD!MAS ME DERAM A IDÉIA DE MANDAR E-MAIL PARA A REVISTA E PEDIR ´PARA QUE ELES NOS PRESENTEIEM NA EDIÇAÕ DE OUTUBRO E SE MAIS PESSOAS FIZEREM O MESMO PEDIDO PODE ROLAR!!!!
    QUEM SABE????!!!

    ResponderExcluir