sábado, 19 de fevereiro de 2011

OFICINAS

Durante todo um ano fizemos inúmeras atividades nos Colégios Ana Vanda Bassara e Manoel Ribas, descrevemos os perfis de ambos os Colégios, fizemos observações, monitorias, oficinas, ajudamos os alunos, o aprendizado foi muito rico, tanto para nós acadêmicos, como para as professoras e os alunos.
No final do ano passado elaboramos um questionário que foi respondido por alunos de todas as series, analisamos e apartir dessa analise faremos as oficinas.
Esse será o espaço para as nossas trocas de idéias, de materiais e também de nossas experiências..


No projeto deve conter:

Justificativa
Objetivo Geral e Objetivos Específicos
Metodologia
Referências
Cali.

22 comentários:

  1. OFICINA: ARTE E TECNOLOGIA

    Apesar do grande interesse dos alunos pela área de música, o que nos deixa muito contentes, desejamos que eles conheçam novas formas de arte, e que tenham vivências em artes cênicas em especial na dança . Como mostraram grande desinteresse pela dança é interessante que a gente tente reverter essa situação, por isso desejamos introduzir em nosso planejamento algumas práticas, ainda mais que é umas das nossas grandes preocupações enquanto educadores, assim como os desafios do ensino/tecnologia. Podemos dizer que é um campo para explorarmos nossos maiores desafios enquanto profissionais.

    Devido a esses desafios estruturamos nossa oficina da seguinte forma:

    A partir dos equipamentos disponíveis na escola e de posse dos (as) alunos (as) e monitores do PIBID pretende-se pesquisar e produzir musica e dança usando a tecnologia acessível.
    Além dos processos criativos a oficina possibilitará uma nova relação dos (as) alunos (as) com a Arte. Pois pretendemos contextualizar as relações entre arte e sociedade à medida que exploramos as possibilidades da relação arte/tecnologia.
    Com auxílio de softwares on line como: myna.aviary.com , soundation.com , janstudio.com, indabamusic.com , noteflight.com, entre outros. Pretende-se trabalhar com o conceito de paisagem sonora e compor musica de paisagem sonora dos ambientes escolhidos pelos (as) alunos (as).
    As investigações para a produção de um vídeo-dança serão a partir de exercícios e técnicas de dança contemporânea, pois acreditamos que dará mais possibilidades de que os alunos se percebam como agentes de sua educação e percebam sua corporeidade. Exercícios e propostas de sensibilização sonora e corporal ajudarão os alunos nestas vivências.

    Pretende-se ainda confecção de instrumentos alternativos, para produção de sons a serem gravados para utilizar tanto nas produções de música como de vídeo-dança.

    Algumas composições que pretendemos propor:

    Propostas de dança para as musicas criadas.
    Propostas de músicas para as danças criadas.
    E composições com música e dança acontecendo independentes uma da outra.

    Kelly, Gracy e Lú

    ResponderExcluir
  2. Estou bem entusiasmada para começar a oficina, até porque nossa idéia inicial já previa música e dança, dois pontos que verificamos na análise dos questionários serem as principais áreas de interesse dos alunos. Acredito que de alguma forma contribuiremos para aumentar o conhecimentos dos participantes. Abraços principalmente para as minhas companheiras de oficina.
    Gracy

    ResponderExcluir
  3. Muito bem meninas..
    Parabéns pela proposta da oficina em Arte e Tecnologia.

    Conte comigo, no que eu puder ser útil.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Segue outra proposta de oficina, ainda não com um título definido, mas por enquanto fica assim:


    HIP HOP NA ESCOLA

    A oficina vai proporcionar aos envolvidos um contato maior com a cultura Hip Hop, sua origem. A princípio seria uma oficina mais voltada para o Rap, onde estudaríamos a estrutura do Rap, tanto musical quanto poética, etc. mas acredito que podemos abordar sobre os outros elementos que compõe essa cultura, elementos que são bem conhecidos de grande maioria, são eles: o break (dança); o graffiti (arte visual); Dj (juntamente com o Rap formam a música do Hip Hop).

    Ainda não esquematizamos oficina por oficina, mas estamos no processo.
    Alguma dúvida quanto a oficina pessoal?
    Aguardamos sugestões =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou TÃO ansiosa pra aprender junto com os alunos sobre a cultura do HIP HOP *_*

    ResponderExcluir
  6. isso é ótimo, sempre aprendemos com os alunos, cada dia serão novas descobertas.. podem ter certeza...

    o bom é que nossa oficinas terão focos diferentes apesar de todas serem oficinas de música, cada uma será integrada a outra area da arte.. dança, teatro e artes visuais, ainda podendo transitar pela cultura hip hop.
    Acredito que nossas trocas de experiência serão bastante interessantes.

    e que venham as oficinas!!!

    bjs

    by Kelly

    ResponderExcluir
  7. a oficina proposta por mim, pelo Maurício e o Vini, tem como título " Fazendo música com tudo", resolvemos dividir a oficina em blocos, então no início, começaremos com musica com instrumentos, onde iremos colocar aos alunos fundamentos básicos da musica (esse bloco contará com + ou - 8 aulas), para que eles não estranhem muito quando chegarmos, nos blocos ( 6 aulas) mais contemporaneo, no segundo bloco faremos musica com sucatas, para isto colocaremos exemplos do Stomp e do Uakiti, no terceiro bloco faremos musica com a paisagem sonora (6 aulas), usaremos como base o nosso mais conhecido Muray Shaffer, e o ultimo bloco partiremos para uma integração entre arte visuais e musica, pois pediremos aos alunos que ou pintem algo para tocarem ou pintem através de uma musica.Bem esse é o nosso planejamento, esperamos que ocorra tudo conforme imaginamos e seja uma ótima experiencia, tanto para nós academicos e oficineros como para os alunos das escolas.

    ResponderExcluir
  8. Marinês, Vini e Maurício muito boa a proposta de vocês, esqueci de elogiar na hora que vocês apresentaram ela...
    Gostei muito do título e da ideia de dividir em blocos.. Espero que dê pra eu dar uma passada na oficina e conferir os resultados... Acredito que serão muito bons!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas queridas... esse foi o exemplo que o Vini fez..
    Bjo



    NOME DA OFICINA: Jogos pra cantar, dançar e atuar;

    NÚMERO DE ALUNOS: 10 (min) 20 (max)

    PERÍODO: 20 aulas

    DURAÇÃO DA AULA: 1h30



    AULA 1:

    Sentindo eu como eu;
    Ouvindo o ambiente;
    Extenso da audição;
    Que som é esse;


    AULA 2:

    (seguir assim com as 20 aulas programadas listando as atividades por nome para cada dia)


    FICHA PARA CADA ATIVIDADE:



    *TÍTULO DA ATIVIDADE – obvio né, é a atividade que está em cada aula;

    PREPARAÇÃO – modo como os participantes deverão se posicionar no espaço, materiais necessários...

    *FOCO – o ponto principal da atividade, o motivo pela qual ela será executada;

    *DESCRIÇÃO – como fazer – regras, organização...

    INSTRUÇÃO – frases para ser feitas para os alunos durante a atividade.

    *AVALIAÇÃO – questões objetivas para motivar a discussão que fuja do juízo de gosto

    NOTAS – parte para observações complementares...



    * são itens obrigatórios



    Veja o exemplo:



    TÍTULO DA ATIVIDADE: Extensão da audição



    PREPARAÇÃO: Esse exercício pode ser realizado sentado em cadeiras, com os participantes de olhos fechados se necessário. Após, pode-se fazer variações como: caminhando pelo espaço, deitados...



    FOCO: Ouvir sons (sem atitudes em relação a eles)



    DESCRIÇÃO: Os participantes ouvem os sons no ambiente e deixam que os sons sejam ouvidos.



    INSTRUÇÃO: Envie sua audição para o ambiente acima, abaixo, atrás e abaixo de você. Seu ouvido é uma extensão física de você, ouça longe de você. Seu ouvido é sua antena, seu instrumento de percepção. Ouça os sons no espaço. Capte os sons do espaço.



    AVALIAÇÃO: Discuta a função dos ouvidos como corpo físico e a audição como antena física que vai além do corpo.



    NOTAS:

    1. Repetir a proposição varias vezes na oficina, em outros dias, para perceber como os alunos vão reelaborando a percepção.

    ResponderExcluir
  11. Nossa todas as oficinas estão se desenvolvendo bem interessante e com metodologias diversificadas, com certeza quem sairá ganhando com tudo isso serão os participantes, e nós pibidianos teremos mais experiências docentes e vivencias em Arte. Parabéns Cali e Rafa pela forma que estão estruturando a oficina de vcs, gostei muito, a oficina do Vini, Mari e Maurício tb é muito legal e o nome tudo de bom. A nossa oficina de Arte e Tecnologia ainda não tem um nome oficial e convidativo mas estamos pensando a respeito e aceitamos sugestões.

    ResponderExcluir
  12. unica coisa que nos preocupa são os horários. Pois nosso grupo não está encaixando os horários, devido aos horários de ônibus.. e outros impedimentos...

    mas esperamos encontrar uma solução...

    by Kelly

    ResponderExcluir
  13. E Seja bem-vinda Evelisa..

    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Em nossa oficina eu condenarei o bloco 1 onde trabalharemos musicas utilizando instrumentos convencionais pretendemos usar principalmente os xilofones e metalofones, e provavelmente os instrumentos de percussão que temos no departamento estou pensando em alguns temas das musicas de Beethoven tipo a 9ª sinfonia, e depois alguma coisa de folclore, incrementando com ritmos brasileiros, as expectativas são as melhores possíveis mas o só saberemos se vai funcionar logo após o termino das esperiencias...

    ResponderExcluir
  15. galera hoje nossa tarde foi produtiva, nos reunimos para planejar as aulas da oficina, fechamos as 24, só falta fundamentá-las melhor, espero que nosso planejamento de certo...
    tivemos muitas idéias, que não cabem no papel,,,rsssssssssss...
    só o tempo estabelecido para cada pratica que é complicado, pois dependendo da turma demora mais, ou menos é claro...
    mas é pra isso que serve o PIBID, para experimentarmos e aprendermos quais a melhores formas de planejarmos nossas metodologias...
    estamos ansiosas para ver os resultados ...


    beijos

    by Kelly

    ResponderExcluir
  16. Estou empolgadíssima!!!
    Eu tinha enviado uma estrutura para a oficina, complementando a do Vini, quem tem? Posta aí!!

    Quero chamar a atenção de vcs para um direcionamento metodológico que tenha a criação como foco!!!

    Fundamentem com Schafer e o ensino criativo!!!

    Nada de dar modelos e reproduzí-los.
    Assim, na oficina da Mari, Mau e Vini, planejem bem o primeiro bloco para não "formatarem" os alunos na música tonal, que depois eles estarão bitolados a produzir instrumentos para tal música.

    O que acham?

    ResponderExcluir
  17. Você gosta de manipular?

    O que você ouve?

    Gostaria de ser um (a) compositor (a) ?

    Como você se move?

    Já pensou em ser um (a ) coreógrafo (a)?


    VENHA EXPERIMENTAR SONS E MOVIMENTOS DOS FIOS DE CABELOS A PONTA DOS PÉS.....

    E SEJA UM COREOGRAFO DE SÍ MESMO, UM COMPOSITOR DE SUA PRÓPRIA TRILHA SONORA....


    ... bolamos as questões e a chamada...

    o que acharam?

    sugestões???

    ResponderExcluir
  18. Kelly, a palavra manipular pode ser substituída?
    Dá um sentido estranho...
    No mais achei bem legal!

    ResponderExcluir
  19. Modelo para o projeto
    Enviei também por e-mail

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
    CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GUARAPUAVA
    DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
    R. PRES. ZACARIAS, 875 - FONE: (042) 622-4600 – FAX: (042) 62- 8644 – 85015-430 GUARAPUAVA PR

    I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
    TÍTULO: Fazendo música com tudo.
    LOCAL DE EXECUÇÃO: Colégios Ana Vanda e Manoel Ribas.
    PÚBLICO: Ensino Fundamental e Médio.
    DURAÇÃO: 24 aulas.
    PERÍODO: dia de início e conclusão
    HORÁRIO DE EXECUÇÃO: dias e horários
    II. EQUIPE PROPONENTE
    NOMES:

    FONE:
    E - mail:
    III. TÍTULO

    IV JUSTIFICATIVA

    V. OBJETIVO
    5.1. GERAL
    5.2. ESPECÍFICOS

    VI. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    VII. METODOLOGIA

    AULA 1-
    descrever em síntese o foco e procedimentos no desenvolvimento de cada aula,

    AULA 2-
    AULA 3-
    AULA 4-

    VIII. CONTEÚDOS

    IX. RECURSOS

    X. AVALIAÇÃO

    XI. REFERÊNCIAS

    ResponderExcluir
  20. vamos pensar em uma outra pergunta!!!

    obrigada pela sugestão ...

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, segunda-feira dia 14 de março teremos o seminários sobre as oficinas!!

    Gostaria de indicar a leitura de uma monografia que fala sobre a Pedagogia Musical de Schafer, abordando o ensino musical nas oficinas de música.

    Acho imprescindível vcs lerem!!

    http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/brunoparente.pdf

    ResponderExcluir
  22. Nossa !!! "o tempo passa, o tempo voa..."..
    logo iniciaremos nossas oficinas.
    Nossos seminários foram bem produtivos. Sanamos algumas dúvidas, surgiram outras, foram feitas muitas sugestões bem pertinentes....
    Agora é só esperar pra colocarmos todas essas idéias em prática...

    by Kelly

    ResponderExcluir