Olá pessoal do PIBID, tive o prazer de passar algumas horas com professoras que estão participando do PDE-2010. Então, dêem boas vindas à elas e vamos aproveitar para dialogar sobre a importância da formação dos professores de arte, seja inicial ou continuada.
Angela, Edith, Tânia, Fátima, Luiza e Cilse, professoras dos núcleos regionais de educação de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Irati e União da Vitória.
Durante o curso específico da disciplina de Arte foram abordados temas como: Educação Musical, Arte da Performance, Abordagens Contemporâneas no Ensino da Arte, Metodologia- Arte e ensino (Daiane, Clóvis, Nara e Eglecy respectivamente).
Dando continuidade à formação, e agora com o uso das novas tecnologias, convido a todos e todas a participar do blog, discutindo e refletindo na teoria e na prática sobre as seguintes questões:
Quais os desafios de levar as teorias à sala de aula?
Quais as possibilidades de formação continuada em Arte?
Qual o perfil do professor de Arte atualmente? Único? Há modelos?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns as professoras que estão participando desta formação continuada, entendo que o conhecimento em áreas específicas tem suas particularidades mas também está sujeito a modificações a medida que o tempo passa, que a tecnologia evolui e novas descobertas acontecem. Portanto se faz necessário constantemente uma reavaliação dos conhecimentos adquiridos e o aprendizado de tudo que é novo e que permeia a área específica que o professor optou por estudar inicialmente. Sejam bem vindas ao nosso blogg espero que possamos trocar experiências e juntas aprendermos mais sobre a Arte.
ResponderExcluirSEJAM MUITO BEM VINDAS e sintam-se em casa espero que gostem e continuem participando com a gente desse espaço destinado a partilha de conhecimento atraves de experiências
ResponderExcluirabraço a todas e bom trabalho
lu
Sejam bem vindas! Esperamos trocar diversas experiências com vcs que já desenvolvem um trabalho em sala de aula!
ResponderExcluirbeijos
sejam bem vindas!!!
ResponderExcluiresperamos poder contribuir..
e também esperamos aprender com vocês...
e quanto aos desafios do ensino de arte..
acredito que não existem receitas...
mas a procura por respostas é um mundo de descobertas...
e acredito que jamais existirão modelos pré estabelecidos para educadores...
cada um deve se adaptar aos seus saberes, aos saberes dos alunos ...
e as necessidades que o ensino / aprendizado possui...
beijos
by Kelly
Boas Vindas professoras!
ResponderExcluirMuito bom saber que temos pessoas que buscam novas informações de maneira a estarem sempre inovando.
Parabéns.
Acredito que, assim como a Kelly os modelos pré estabelecidos para os educadores, no seu desenvolvimento na escola não existem. O que existe são pontos de partidas já feitos por muitos educadores e que na caminhada deram certo a partir de um conceito, mas não significa que será eficaz em todo espaço e ambiente escolar.
O conhecer ao aluno, e o espaço onde este encontra-se inserido faz parte do desafio encarado por cada educador.
Buscar e buscar e buscar...
Ampliar...
Renovar...
Estar abertos e jamais fechado ao ensino, que assim como tudo, se modifica ao longo.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa de buscar, de ampliar e de renovar.
Beijos.
Bem Vindas professoras, é muito bom ter vocês aqui, a troca de experiências será boa para todos nós! Sabemos que existem muitos desafios na sala de aula, mas é importante experimentar para encontrar o melhor caminho, acredito que o perfil do professor atualmente deve ser de um professor pesquisador, Paulo Freire diz que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro.
ResponderExcluirÉ importante continuar buscando e procurando, para constatar, para conhecer o que ainda não se conhece, passando as novidades para os seus alunos!
Realmente não existe um único perfil do professor de Arte, mas todo professor toma como referência os modelos experimentados, isto é, as nossas experiências enquanto alunos nos formam, assim a primeira aula de estágio na licenciatura é ainda na educação infantil. Desde que entramos na escola, estamos sendo submetidos à experiências docentes. A sala de aula é o laboratório do professor.
ResponderExcluirDiante disso eu questiono: há modelos de professores?
Ok, então atendendo a provocação da professora Daiane vou responder a questão!
ResponderExcluir(rs)
Há modelos de professores?
Eu acredito que há!
Talvez somente eu pense assim, mas eu tenho modelo de professor, que parece que tudo o que propõe funciona! Tem uma facilidade, um jeito com os alunos que até parece que antes de ir para a sala de aula consultou a bola de cristal para saber o que os alunos aceitariam.
Mas nesse caso acredito que eu rotulo alguém ser modelo de professor, não que, necessariamente, o professor se entitule como tal.
Até porque, nós formamos padrões que gostaríamos de ser, gostaríamos de seguir, alguém para nos espelharmos.
O Modelo de professor para mim, de repente para você pode não ser.
Concordam?
Muito boa, Cyn.
ResponderExcluirTodos tivemos professores, dos quais nunca mais nos esquecemos, alguns por bons e outros por maus exemplos.
Perfeito ninguém é. Mas bons professores existem!!!
Eu poderia citar William Arthur Ward:
O professor medíocre conta;
o bom professor explica;
o grande professor demonstra;
o professor excepcional inspira.
E ainda dentro da temática abordada indico a leitura do artigo
FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE
DO PROFESSOR DE ARTE
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a06n114.pdf
em nossas aulas com a professora daiane a gente representou algunsd "perfis" de professores dentre eles estao o tradicional o de livre expressão, e oaquele que é baseado na orientação e busca dos proprois alunos foi uma aulas bem interessante que me fez lembrar muito as leituras do pibid principalmente o rinoceronte na sala de aulas
ResponderExcluirlu
lu achei legal vc comentar sobre a aula, mas ficou meio confuso, pode explicar melhor pro pessoal?
ResponderExcluiropa desculpem apenas esclarendo tivemos uma aula com a professora daiane onde ela dividiu a sala em tres grupos e propos que a gente trabalhasse com o mesmo objeto musica com sucata(neste caso lata de refri)em tres situaçoes professor tradicional professor livre expressao e o professor que direciona e intiga o aluno a proposta foi bem interresante
ResponderExcluirlu
Gente! dêem uma olhada no post desse blog!! até parece um arte-educador escrevendo
ResponderExcluirhttp://arte-escola.blogspot.com/2010/12/perfil-do-professor-de-arte.html
http://www.projetopresente.com.br/revista/rev6_ensino_arte.pdf artigo sobre o livro que estou lendo! vale a pena, é muito bom
ResponderExcluirRetratando meu outro comentário onde afirmei que não existem modelos de professores, na verdade não deveriam existir modelos prontos. Tem alguns professores que parecem ter sido colocados em forminhas. Porém nossa formação se volta para uma época onde o professore precisa ser um pesquisador. Creio que não deve existir um perfil de professor a ser seguido fielmente, mas que devemos examinar vários perfis digamos assim, e nos apropriar das qualidades que cada um possui, e que mais do que isso devemos estar em constante processo de aprendizagem e busca por novos conhecimentos, pois as coisas se transformam e inovam numa velocidade tão acelerada, que se ficarmos parados, estaremos desatualizados, e como diz uma de nossas professoras: “se não aprendemos o Português de Camões, não devemos aprender a arte da Pré-História”, devemos sim conhecer todas as formas de expressão para podermos nos valer dela e nos apropriamos de tudo que está ao nosso alcance para pensar e fazer arte. O aluno/a deve conhecer e entender a arte do seu tempo, da forma que melhor atende suas necessidades momentâneas
ResponderExcluirJá foi colocado muitas opiniões das quais concordo como não existir um único perfil de professor, mas existir exemplos que ficaram em nossa memória tanto por atos bons quanto ruins e que influenciam hoje na nossa postura docente. Formas de se ensinar que aprendemos com esses exemplos que poderemos adaptar para nossa realidade local quanto maneiras que jamais iremos utilizar porque já observamos que não deram certo. Tb entendo como a Kelly que nós podemos ser a somatória de vários perfis que passaram pela nossa história de educação e que plantaram em nós sementes frutíferas que germinarão em novos frutos mais adequados a nossa época. Até porque o tempo é outro, a estação é outra, a terra é outra, os adubos são outros e tudo tende a evolução.
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