sexta-feira, 25 de março de 2011

PROFESSOR POLIVALENTE

Sou professor da educação bascia de mg há 8 anos e sempre me deparei com dificuldades para lecionar no conteudo de minha formação : Música
Sei das diretrizes do pcn, referencial para o ensino médio -Arte e a proposta pedagogica de MG . nenhum deles reforça a polivalência na atuação de Arte


Perguntas:
Sou obrigado a ser professor polivalente se a supervisão da escola exigir?
Posso ser demitido se insistir em dar aulas de música apesar, de estar amparado até mesmopela proposta pedagogica de MG?


Obrigada a todos

meus queridos aki proponho uma discusão que vem a muito sendo discutida em varios lugares e principalmente as meninas que participaram do GT DE EDUCAÇÃO na Annpom

lu

5 comentários:

  1. Galera uma coisa que me vem muito forte sempre que este tema é tocado foi uma fala da professora Dai na viagem pra Annpom que ela me falou na poltrona do ônibus foi algo parecido com isso
    "Um médico nao sai da graduação com uma especialidade ele sai clinico geral e se quiser ser um pediatra por exemplo ele vai buscar essa formação mais específica."

    isso me chamou bastante atenção porque é uma verdade não muito admitida por algumas pessoas até mesmo dentro do próprio curso que dizem eu até dizia isso
    "Nosso curso oferece um pouco de tudo e nada especifico."
    até eu compreender o valor que isso tem e a necessidade de se buscar aquilo que é do interesse individual, partindo dos ensinamentos comuns a todos os acadêmicos e da necessidade de conhecer um pouco mais amplamente o universo da Arte

    lu

    ResponderExcluir
  2. Concordo Lu com a professora Daiane no exemplo que deu sobre a medicina, porque para mim Arte não se separa assim como na antiguidade as matérias não eram ensinadas separadamente como hoje. Ao invés de haver uma unificação de conhecimentos gerais por serem interligados pela própria natureza cada vez mais cresce a compartimentalização do ensino.Temos que lutar para que o ensino neste sentido volte a maneira antiga e interligada já que a história é cíclica e tende a repetir o que aconteceu a tempos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Este tema de polivalência para nós que estamos cursando arte-educação, nos deixa tranquilos quanto a referência de leis e diretrizes nacionais, pois aqui no estado do Paraná estamos dentro do programa determinado, porém, vem aquele grande mistério que sempre é chave de nossas discussões, “se vamos dar conta de trabalhar essas polivalência em arte”. Olha me desculpe alguns colegas da minha turma, o 4º ano que se formarão este ano de 2011, mas pude notar no ano passado, que a maioria de meus colegas deu um drible nas aulas estágio, olha que tem algumas coisas que não posso comentar aqui, porque fica feio. Procurei ser fiel ao que me comprometi fazer no meu plano de estágio, mas infelizmente vi em boa parte de meus colegas uma falta de preocupação, responsabilidade e profissionalismo com aquilo que futuramente lhes será ferramenta de trabalho. Por isso tenho certo receio quanto à questão da polivalencia, não sei se acontecerá realmente como imaginamos ou como deveria ser...

    ResponderExcluir
  4. Mauricio gostei do teu comentário porque é uma coisa que me chama bastante atenção pois as pessoas costumam reclamar que em guarapuava não tem nada nao vem nada mas quando tem a oportunidade elas fazem de tudo para burlar as regras como um bom exemplo disso é o SIMPÓSIO de Arte Educação onde sempre trabalho de monitora e sempre vejo as pessoas tentando "se dar bem" e nao percebem que apenas quem perde são elas mesmas porque o conhecimento esta sendo difundido mesmo sem a presença delas e isso não é uma questão de polivalência isso é uma questão de responsabilidade com os estudos com a profissão e com a vida...

    lu

    ResponderExcluir
  5. Este tema é bastante propositor... Realmente o ensino das linguagens artísticas por professor é algo imprescindível para a melhoria e integralização no ensino de arte. Essa mudança já está acontecendo na Bahia, o município de Salvador já aderiu essa proposta e já existe em seu currículo professores efetivos de cada linguagem: Professor de Artes Visuais, Teatro, Músuca e Dança.

    Estarei falando sobre essa temática em breve no meu blog.

    "O REFLEXO DA POLIVALÊNCIA DOS PROFESSORES DE ARTE:
    Inquietações e mudanças no ensino das diversas linguagens artísticas."

    www.jailtonjack.blogspot.com

    ResponderExcluir