segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dos Fios de Cabelo a Ponta dos Pés




Inicia Hoje a Oficina Dos Fios de Cabelo a Ponta dos Pés.
Ocorrerá no Colégio Estadual Manoel Ribas.




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GUARAPUAVA
DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO
R. PRES. ZACARIAS, 875 - FONE: (042) 622-4600 – FAX: (042) 62- 8644 – 85015-430 GUARAPUAVA PR

I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO: Dos fios de cabelo a ponta dos pés.
LOCAL DE EXECUÇÃO: Colégios: Manoel Ribas e Ana Vanda
PÚBLICO: Ensino Fundamental e Médio.
DURAÇÃO: 24 horas/aula
PERÍODO: abril à julho
HORÁRIO DE EXECUÇÃO: segunda –feira das 17:45 ás 19:45.
INÍCIO: 25 de abril de 2011.

II. EQUIPE PROPONENTE
NOMES: Graciana Santos
Kelly Furlanetto Soares
Luciana de Fátima Corrêa dos Santos

III. CARACTRIZAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA
3.1. TÍTULO
DOS FIOS DE CABELO A PONTA DOS PÉS.

3.2. APRESENTAÇÃO

Este projeto visa proporcionar aos alunos vivencias visuais, sonoras e corporais em arte por meio da tecnologia tentando estabelecer abordagens contemporâneas do ensino da arte.

IV. JUSTIFICATIVA

A partir de uma pesquisa de campo sobre o perfil dos alunos em relação a arte na qual foi aplicado o questionário nos Colégios parceiros do Pibid-Arte, ansiamos que eles experimentem novas formas de arte, e que tenham vivências visuais, corporais e sonoras.
Além dos processos criativos a oficina poderá possibilitar novas relações dos (as) alunos (as) com a Arte. Pois pretendemos contextualizar as relações entre arte e sociedade à medida que exploramos as possibilidades da relação arte/tecnologia.
As investigações para a produção de um vídeo-dança serão a partir de exercícios e técnicas de dança contemporânea, pois acreditamos que estas práticas poderão possibilitar aos alunos a percepção de si e de sua relação com os outros.
O maior interesse dos alunos(as) foi relacionado a música e por isso ela também estará presente através das investigações dos sons que nos envolvem no nosso cotidiano.
A oficina será um campo para explorarmos nossos maiores desafios enquanto profissionais do ensino principalmente quanto a Arte/tecnologia.

V. OBJETIVO

5.1. OBJETIVO GERAL

Investigar as possibilidades da ação discente e docente na abordagem artística pedagógica em relação a arte e tecnologia na escola, visando ampliar o conhecimento dos educandos e colaborando para nossa formação enquanto profissionais do ensino de arte.

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propor práticas de sensibilização e percepção sonora, visual e corporal aos alunos a fim de complementar seus conhecimentos com essas vivências em Arte;
Aprofundar a prática docente;
Explorar a relação arte e tecnologia;
Proporcionar aos alunos maior contato com as novas formas de arte;
Incentivar a construção de processos criativos;
Contextualizar arte e sociedade.

8 comentários:

  1. Oi meninas...
    E ai, como que foram de primeiro dia de Oficina PIBID??
    Nos conte como foi a experiência, o aceite dos alunos, da escola....
    Estou curiosa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom.. estamos estruturando nossos registros e logo vamos postar tudinho!!!
    temos alunos muito interessados e participativos.
    gostamos muito da turma

    ResponderExcluir
  3. entao de inicio a Evelyn realizou uma dinâmica de memorização e apresentação utilizando os sons onde cada um realizava um som e falava seu nome e o proximo repetia e adicionava seu som e nome ateh chagar a ultima pessoa
    Em seguida a gracy com a Kelly fizeram uma explanação do projeto e das oficinas .Após isso eles refletiram um pouco sobre musica com alguns conceitos onde a Kelly articulou pra que eles próprios construissem em seguida com uma folha de papel eles sairam pra perceber sons do ambiente escolar e anotar pelo menos dez deles todos fizeram voltaram pra sala e conversamos a respeito compartilhamos experiências e ogo depois eles ouviram algumas musicas de diferentes períodos e um aluno que participava do treino de futsal resolveu participar e fez inscrição dizendo q vai sair do treino pra entrar na oficina foi bem interessane

    ResponderExcluir
  4. Esta oficina é uma ótima oportunidade de possibilitar aos participantes o acesso ao conhecimento e experiencias artisticas.

    Os objetivos são ótimos, mas como em qualquer proceso de aprendizagem o fator determinante é a prática docente.

    Espero que vcs tenham um significativa experiencia de formação pedagógica.

    Nos deixem sempre a par das ações realizadas.
    Quantos alunos estão participando?
    Acho legal postarem o plano de cada aula, e depois comentarem como foi a execução do plano.

    ResponderExcluir
  5. Essa semana trabalhamos com registros sonoros...
    foi muito bom...os alunos estavam empolgados!!!

    ResponderExcluir
  6. Agora estou com a tarefa de aplicar uma aula de expressão sonora,
    revisitei os textos e conteúdos da oficina de canto coral,
    encontrei muita coisa legal.
    Baixei vários vídeos do youtube ......
    espero que os alunos aproveitem bem!!!

    ResponderExcluir
  7. estamos ao término da oficina...
    muitas experiências boas..
    alguns imprevistos...

    mas muitas lições !!!

    obrigada a nossos (as) alunos (as)

    =)

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a oficina que pena que é apenas um ano,gostaria que continuasse a todos os anos
    seria muito muito legal Obrigado !!!

    ResponderExcluir