sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plano de aula para oficina PIBID


Oficina: Fazendo música com tudo

- Bloco 1 onde será trabalhado com instrumentos musicais (instrumentos ORFF) e acompanhamentos com violão, neste bloco será trabalhado uma proposta de música Tonal, com experimentações em trechos de musicas de Beethoven e ritmos brasileiros como o Samba e o Baião.

- Tempo total do bloco será de 6 h.

- Proposta para o primeiro dia de oficina com duração de 2 h.



Tema da aula: Música corporal e instrumental.


Metodologia

No primeiro bloco “fazendo música com instrumentos” será trabalho com a imitação rítmica, imitação melódica, técnicas de instrumentos (aplicadas aos instrumentos (Orff), e alguns trechos de músicas de Beethoven, jogos de substituição de palavras por gestos, e a experimentação de ritmos brasileiros como samba e baião. Na imitação rítmica o professor executa algumas frases rítmicas e os alunos imitam as frases. Numa frase rítmica, a percussão corporal pode ser executada num nível - palmas (mãos) ou em quatro níveis – dedos (D), palmas (M), joelhos (J), pés (P) – alternadamente (exercício mais difícil), na imitação melódica trabalhara no sentido de desenvolver o sentido melódico e a memória musical. Não é fundamental que os alunos saibam ler musica, mais podem aprender a memorizar melodias de ouvido, em primeiro lugar deve-se desenvolver a capacidade de ouvir fundamental no processo da experiência musical. A imitação é uma preparação para a aprendizagem de uma melodia, os motivos melódicos deverão assim, estar relacionados com a melodia, cuja aprendizagem pode ser apoiada através da visualização de sua notação. A técnica de instrumentos, nessa parte é necessário começar fazendo alguns exercícios de preparação como: relaxar os pulsos, abanar as mãos e os braços, as baquetas não devem estar em posição de “tricotar” ou de “comer” mas sim de “andar de bicicleta”! Tirar dos instrumentos as lâminas mi e si para obtermos a escala Pentatonica (neste caso obtemos a escala pentatonica de Fá) e assim todos pos instrumentos tocar simultaneamente e possibilitando alguns momentos de improvisação.



Música corporal e instrumental

Cronograma

● Será realizado pelo professor algumas frases rítmicas e os alunos imitam as frases, numa frase rítmica a percussão corporal pode ser executada num nível – palmas (mãos) ou em quatro níveis – dedos (D), palmas (M), joelhos (J) e pés (P).
● Também existe a possibilidade de se improvisar algumas frases rítmicas, para observar a capacidade dos alunos em repetir com precisão.


● Será trabalhado a música, Cânone - Deitar cedo – J.W.; texto provérbio. Em que será explorada a imitação melódica, onde os alunos aprenderam a melodia por frases imitando o professor.
● O professor canta a frase melódica e indica com a mão a altura dos sons (mantêm-se, sobem ou dessem), os alunos imitam esse gesto que é uma ajuda para compreenderem e memorizarem mais facilmente a frese melódica a ser executada.
● Em seguida será cantado as frases com os vocábulos “lai,” “nô”, “tiri”, “uau”, “etc, Primeiramente pelo professor em seguida pelos alunos”.


● Será Cantado a melodia com o texto, acompanhada do violão.
● Cantar a canção “Deitar cedo” com acompanhamento dos instrumentos (Xilofones = baixo , soprano e auto, metalofones = baixos, soprano a auto, e instrumentos de percussão em geral, ( será criado um acompanhamento para os instrumentos de percussão).


● Executar a totalidade da seguinte forma AA B A’ C AA

● A = canção em uníssono
B e C = improvisação da (PAI) em 8 compassos).
A’ = Cantar a canção em cânone em 4 vozes sem acompanhamento. Neste exemplo, verificamos a possibilidade de integrar vários elementos da musica (ritmo, melodia, harmonia, timbre, forma) seguindo os princípios da totalidade (realização de uma peça tocada e cantada) Atividade (participação ativa), criatividade (improvisação) e comunidade (grupo).


● Técnica de instrumentos, a partir desse momento será aplicado uma técnica especifica sobre os instrumentos (ORFF), visto que nas atividades anteriores os instrumentos já foram utilizados, mas sem a sutileza de técnica.

● Exercícios de preparação

● Tocar “no ar” alternando as baquetas

● Tocar nos instrumentos variando as notas

● Com as baquetas tocar mínimas, semínimas, colcheias, durante 8 compassos.

● Cantar a canção com este acompanhamento de bordão,(uma só harmonia a da tônica).


Recursos didáticos

Data show, computador, Instrumentos musicais (ORFF), violão e percussão em geral.


AVALIAÇÃO

Será avaliado a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.



REFERÊNCIAS

WUYTACK, J. PALHEIROS, G. B. Audição Musical Ativa, Livro do Professor. Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Porto: 1995

3 comentários:

  1. E por aqui pessoal, como que foram de primeiro dia de oficina???

    Beijos.

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  2. Esta oficina é uma excelente proposta de educação musical, trabalhando com as diferentes estéticas musicais, tonais e pós-tonal, acredito que vocês experimentarão um caminho para o ensino musical criativo e emancipatório.

    Observo, que, em geral, as práticas de educação musical acabam por ocupar apenas o território da música tonal, em contrapartida, as práticas educativas que envolvem a música contemporânea são incipientes, assim, fico muito curiosa para acompanhar a proposta de vocês, que transita entre instrumentos convencionais e alternativos, música tradicional e contemporânea... música, sem limites !!!

    GOstaria que o maurício falasse um pouco de como foi o primeiro dia de oficina!!

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  3. No primeiro contato com os alunos percebeu-se por parte deles um grande interrese por musica e pelas atividades que seriam propostas, parece que eles todos tinham pela musica um interesse especial, mesmo porque se não fosse assim, teriam escolhido outras oficinas. Começamos pelas imitações rítmicas a qual segundo partitura que eles possuíam ou visualizavam no data show, nos exercícios de primeiro e segundo nível eles responderam bem, a partir do terceiro e quarto nível ficou um pouco difícil para eles, porém em algumas improvisações criadas por min, eles se saíram bem. Na execução da canção “Deitar cedo” J.W. começamos pela letra que é bem simples porém na execução da melodia ela tem umas notas que pereciam ser alcançadas, mas com o auxilio do violão trabalhemos na tonalidade correta. Para finalizar foi criado um acompanhamento instrumental para a canção e aplicado a uma forma musical desenvolvida por min, onde um grupo de instrumentos executava sua parte na hora especifica, e em outros momentos os alunos improvisavam com os instrumentos de percussão. De modo geral os alunos se saíram bem respondendo e interagindo na canção conforme eram solicitados, quando tinham alguma dificuldade A Marinez e o Vinicius Auxiliavam nas explicações e individualmente os ajudavam.

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