segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jogos Musicais e Teatrais


Nessa oficina optamos por articular duas áreas do ensino da arte através de jogos. Assim os alunos poderão ficar mais a vontade para criar, experimentar. Contribuindo também para a exploração e ampliação de vivências sonoras e corporais.
Os jogos teatrais oferecem uma liberdade de criação. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar. (Spolin, 2005). Através deles o participalte é conduzido para si e para o outro, ao seu lugar em cena, na sociedade, para o espaço real e imaginário, refletindo também a respeito do seu papel na sociedade.
A música por sua vez está relacionada com o prazer obtido na atividade e que é também despertada através dos jogos, o jogo estimula a escuta que envolve interesse, motivação e atenção, a escuta envolve também a ação a tomada consciência daquilo que captou ouviu podendo então discriminar cada som, cada gesto, e por fim responder aos estímulos. Sendo assim a oficina proporcionara um grande campo para investigação, pessoal e profissional.
A base para a elaboração da oficina foi o livro "Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical", de Teca Alencar de Brito. Koellreutter não considerava a educação musical apenas como uma forma de adquirir técnicas e procedimentos, ele valorizava a importância e o porque da música, e da arte na vida humana. Aqui a criação tem lugar importante e a improvisação é uma ferramenta fundamental.
Os jogos propostos não devem ser vistos como fórmulas fechadas a serem seguidas de olhos fechados, mas sim como ponto de partida para as praticas, proporcionando um fazer musical consciente, crítico, analítico, e criativo, adequando-os a sua realidade de trabalho as necessidades e interesses dos alunos e incorporando-os as demais atividades no processo de educação musical.

19 comentários:

  1. 1ª Proposta:
    Tema: som, ruído e silêncio.

    15 min: Vamos perguntar aos alunos o que eles entendem por som, por ruído e por silêncio. O que diz no dicionário? Será que podemos expandir esses conceitos?
    15 min: Mostrar exemplos práticos de ruído com objetos da sala, como cadeira, mesa, etc. 20 min: Levar uma música da Chelpa Ferro, e também vídeo do Stomp, Uakty e Barbatuques.
    15 min:Conversa: O que vimos e ouvimos é música? Há ruídos?
    20 min:Agora é nossa vez: Os alunos caminham pelo espaço, explorando sons/ruídos do ambiente. Escolher 3 sons que mais gostaram / acharam interessante e lembrar que será usado na próxima proposta.
    15 min:Vamos comentar sobre os sons que eles acharam.
    5min: Pode-se fazer uma comparação de sons, por exemplo: se desses sons explorados no ambiente há semelhança com algum instrumento tradicional e sua sonoridade, etc...
    15 min: Tente encontrar o silêncio.
    Os alunos devem evitar produzir sons por alguns minutos, e relatar que sons ouviram durante esse período.
    É possível encontrar o silêncio? Falar sobre John Cage.

    Recursos: objetos disponíveis na sala, Data show, notebook, vídeos, cadeira, carteira, dicionário.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que na semana anterior fizemos a reunião com os pais, onde falamos sobre o caminho do Pibid-Arte, sobre as influências da oficina na vida pessoal de cada participante da oficina e na nossa vida também tanto pessoal quanto profissional.

    Gostei muito do primeiro encontro com os alunos, as espectativas foram alcançadas, os alunos responderam a tudo que propomos.

    Primeiramente fizemos uma dinâmica de nomes, para aprendermos o nome de cada um.
    Depois começamos as propostas citadas acima.
    A ordem foi um pouco alterada, conforme necessidade da aula, o tempo também não foi seguido a risca. Mas tudo o que estava no plano foi feito.

    Senti que assim como nós, os alunos também gostaram bastante.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o nosso primeiro encontro foi bem bacana, os alunos vieram abertos para aprender, são bem participativos, falantes. Nesse primeiro dia vieram alunos em maioria da 5ª e 7ª série.
    Em uma das atividades, quando estávamos falando sobre o silêncio, pedimos que eles buscassem da forma que achassem melhor uma maneira de encontrar o silêncio, todos saíram e depois voltaram cada um com uma ideia diferente de encontrar o silêncio, foi muito engraçado esse momento pois alguns tinham voltado com a certeza de que aquilo funcionária. Experimentamos todos juntos as ideias, até chegar em uma conclusão!

    ResponderExcluir
  4. 2ª Proposta:
    Tema: Fazendo música

    10 min: Lembrar os sons escolhidos na proposta anterior. É possível fazer música com esses sons?
    5 min: Relembrar os vídeos vistos e a conversa da proposta passada sobre música, ressaltar o uso de instrumentos alternativos e também de ruídos.
    5 min: Separar os alunos em grupos, de acordo com os sons que eles escolheram, percussão, sopro, raspagem, etc...
    20 min: Os alunos devem experimentar os sons que os colegas escolheram.
    30 min: Agora eles criam uma música com os sons. Cada grupo mostra sua composição.
    20 min: Com a ajuda dos alunos iremos criar partituras alternativas. Cada grupo cria a sua.
    30 min: Por fim criamos uma única partitura para toda a sala e iremos todos tocar a mesma música.
    Gravar as composições em vídeos para registro da oficina.

    Recursos: objetos disponíveis na sala, papel, caneta, quadro, giz, câmera.

    ResponderExcluir
  5. Nessa aula ao revisarmos a proposta de exploração dos sons da aula seguinte senti que aula estava chata tanto para os alunos quanto pra mim, mas entendo que essa atividade se faz necessária, e uma aluna a mais veio para a oficina, mas se fosse refaze-lá teria repensado melhor, dando um novo sentido.
    A criação das partituras foi bem produtiva, os alunos entenderam bem a proposta de criar um desenho que pudesse representar o seu som, criaram as partituras e por fim finalizamos com uma apresentação. Um dos grupos foi mais ousado, mas depois do tempo esgotado os alunos ainda queriam ficar melhorando suas partituras, propomos que na próxima aula eles poderiam fazer as alterações...

    ResponderExcluir
  6. Sobre a segunda proposta, assim como a Rafa também senti que no começo a aula estava pouco interessante, mas assim que começamos a trabalhar com os sons ficamos mais animados.
    Os alunos gostaram bastante de criar partituras alternativas a partir dos sons que eles escolheram. Responderam bem as nossas expectativas. Apresentaram e não queriam ir embora, queriam continuar trabalhando nas partituras, criar outras coisas.

    Na terceira proposta vamos trabalhar o timbre.

    ResponderExcluir
  7. 3º Proposta
    Tema: Timbre, a cor do som.

    Vamos começar a falar sobre as características do som.
    15 min: Gato mia.
    Todos de olhos fechados caminham pela sala, o diretor (com um toque) deverá designar uma pessoa que deverá emitir um “Ah!” de maneira que quiser. Os demais deverão descobrir quem foi e descobrir o seu nome.
    5 min: Comentar que é através do timbre que reconhecemos a voz da pessoa mesmo sem vê-la.
    20min: levar trechos de desenhos, primeiro eles escutam a voz do personagem e tentam reconhecer. Colocar trechos de músicas bem conhecidas pelos alunos para melhor entendimento do timbre.

    Que som é esse?
    20 min: Estarão à disposição dos alunos vários objetos, são feitos dois grupos colocados um de costas para outro, um aluno por vez escolhe o objeto tirando dele um som, os alunos do outro grupo devem adivinhar qual é o objeto escolhido.

    10 min: Levar instrumentos convencionais e conversar sobre o timbre de cada um.

    Vamos criar uma história sonora
    20 min: Usando diferentes timbres, vamos escrever uma pequena história contada com sons. Para que seja possível ler essa história, vamos escrevê-la usando diferentes cores, com letras variadas, formas, figuras, desenhos.
    20 min: vamos trocar nossas histórias? Agora é a vez do meu colega contar a história que eu escrevi.

    Recursos: diversos objetos cotidianos, flauta, violão, pandeiro, papel, lápis de cor, caneta.


    Postado por: Rafaella

    ResponderExcluir
  8. Nesta aula levei vários videos com sons de instrumentos convencionais, os alunos apenas escutavam e tentavam descobrir qual instrumento era. Acertavam a maioria.
    Apenas um grupo conseguiu concluir a ultima atividade da criação de uma história sonora, ficou muitoo legal, os demais irão apresentar no próximo encontro.

    By Rááh

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. 4º Proposta
    Tema: Altura, Intensidade e Duração.

    15 min: Com objetos disponíveis em sala, e também usando nossa voz, nosso corpo, vamos criar exemplos de alturas, intensidades e durações.
    10 min: explicar cada característica.
    30 min: Os alunos criam cenas, os personagens estão em um determinado lugar onde é necessário falar em alturas e intensidades diferentes.
    Ex. no banco, na montanha russa, no cinema, saltando de pára-quedas etc.
    20 min: Aqui pode-se fazer a junção da proposta anterior com a proposta atual, por exemplo: inventar um personagem e designar um timbre para ele, colocar esse personagem em um determinado lugar onde a proposta é que haja variação de alturas e intensidades.

    30 min: Separados em duplas um dos alunos emite sons enquanto que o outro responde imediatamente com o corpo/movimento ao som proposto. Como se fosse um “boneco movido ao som” Os dois são criativos neste caso, quem faz o som e quem, responde. Inverta os papéis e repita o exercício formando novas duplas.

    15 min: Como foi esse som? Curto, longo, forte, fraco, agudo, grave?
    Como foi o movimento?
    Nesta proposta, pode-se acrescentar todas as características do som, após apresentado e realizado a proposta mencionada acima, de maneira que na segunda vez que o jogo for proposto sejam utilizados todas as características.

    ResponderExcluir
  12. os alunos criaram cenas muito engraçadas, deu um pouco de trabalho para poder gravar, pq na hora da gravação eles sempre dava muita risada. A proposta de duração ficou para outra aula...

    ResponderExcluir
  13. 5º Proposta
    Tema: Relembrando.

    Hoje iremos relembrar o que fizemos e sobre o que falamos nos encontros passados. Para as propostas serão utilizadas as características do som e ruído.

    Que objeto é esse?
    Baseia-se na frase de Bertolt Brecht de que há muitos objetos num só objeto.
    Estarão à disposição dos alunos vários objetos. Um aluno por vez, ou mais se necessário, vai até os objetos e escolhe um em seguida lhe dá uma outra função. Podemos ainda determinar o local que esse objeto pertence, e a partir desse local atribuir inúmeros usos a tal objeto.

    Podemos também explorar os sons dos objetos e ainda diferentes sons de instrumentos musicais convencionais.

    Variações do mesmo tema
    É possível fazer esse exercício a partir de uma fala ou de uma cena improvisada com dois ou três alunos. O objetivo é fazer a mesma fala ou cena com emoções diferentes. Inicialmente a fala ou a cena deve ser dita ou feita de modo natural, depois o professor propõe a mesma fala ou cena feita com raiva, tristeza, etc.

    ResponderExcluir
  14. relembramos tudo que foi trabalhado até aqui na oficina, os alunos ajudavam lembrando do que tinha sido trabalhado em cada aula. Depois fizemos o jogo que objeto é esse? o melhor de todos. Os alunos criaram cenas tão engraçadas que desta vez nem eu pude conter o riso, foi muito bom, entenderam muito bem a proposta de como um objeto pode se transformar em qualquer outra coisa

    ResponderExcluir
  15. 6º Proposta

    Paisagem sonora.
    O que é? 10min

    Podemos ouvir alguns exemplos, um video que os alunos priemeiro só vão poder ouvir o video "O som do coração" August Rush- City Symphony
    tentando identificar os sons, que lugar era? e quais os sons que identificamos? fazendo uma lista de sons
    o mesmo procedimento acontece com o video "Eat Drink Man Woman - Ang Lee" 30 min.

    depois vamos ver esse video, comparação antes e depois do video, quais foram as reais impressões? 20 min

    perguntamos aos alunos que paisagem sonora é comum a eles? que sons existem nessa paisagem sonora?
    como é a paisagem sonora da praia? escolhemos alguns alunos para tentar reproduzi-la..
    como é a paisagem sonora em uma construção? mais alguns alunos para tentar reproduzir...
    como é a paisagem sonora em um cinema quando o filme é de ação?
    ... 30 min


    tarefa de casa.

    os alunos então escolhem um lugar e vão tentar lembrar de todos os sons, lembrando das caracteristicas das aulas passadas, altura, timbre, intensidade e duração. devem fazer uma lista 20 min...

    ResponderExcluir
  16. Nesse dia foram só dois alunos apenas, mas senti como uma professora particular, foi bom pq o tumulto era menor, deu para explicar bastante coisas, e não precisamos chamar a atenção dos alunos, mas por outro lado senti falta daquela chuva de respostas quando perguntava algo, onde todos queriam falar ao mesmo tempo. Os alunos gostaram bastante dos videos...

    ResponderExcluir
  17. 7º proposta

    Vamos relembrar a aula passada?
    cada aluno compartilha a paisagem sonora que escolheu para fazer a tarefa 20min

    Aquecimento: em roda de costas um para o outro, um aluno inicia fazendo um som referente a um lugar, em seguida depois de identificado o lugar o próximo pode fazer um outro som, complementando a "paisagem sonora" do primeiro e assim segue. quando já tiverem terminado, o primeiro aluno que fez o som, vai ao centro e inicia o seu som acompanhado de um gesto, o aluno que tinha feito o segundo som faz o mesmo e assim sucessivamente, até completarmos a paisagem.

    OBS: Repetir o exercício varias vezes até todos participarem. 30 min

    Reproduzindo os sons
    será que vocês podem reproduzir alguns dos sons que anotaram em casa?
    damos 20min. para a exploração dos alunos com alguns não convencionais para que pelos instrumentos eles tentem reproduzir os sons.
    Dar ênfase também na questão do timbre novamente, e para a questão da individualidade, que ainda que a fonte do som não seja um instrumento convencional, esse som ainda tem suas características únicas, e se difere pela sua sonoridade, seu modo de tocar, e pode ser um instrumento musical (por ex.: uma cadeira).
    Se possivel juntamos os alunos em grupos.

    em grupo, ou individua os alunos recebem um comando, referente a caracteristicas do som, por ex. todos os sons devem ser fracos, lentos, longos, etc...

    ensaio 10 min... e apresentação 25 min
    conversa final

    Recusos: objetos disponíveis na sala.

    8º Proposta

    Aquecimento: zip, zap, zum (zip= direita, zap= esquerda e zum= todos os lados)
    contando uma história, um aluno inicia uma história, e com o comando passa para quem quiser, o próximo continua e na hora que desejar passa, e assim segue o jogo 30min

    vamos brincar com os sons...
    iniciamos uma nova história, quando o comando Zum for dado o próximo aluno de emitir um som referente a história 20min.

    relembramos as praticas da aula passada...
    quais foram as paisagens sonoras reproduzidas, qual tinha mais sons?
    qual tinha som de animais? pessoas? 10 min

    quais eram as paisagens sonoras ue tinhamos?
    Escolhemos uma paisagem sonora, onde o grupo todo pode trabalhar.
    Que sons existem nesse lugar? vamos relembrar... som de vento? como pode ser o som do vento? varios alunos dão ideias...
    decidimos por algum, quem vai fazer esse som?

    Que pessoas estão ali? mulher? homem? o que eles estam fazendo? como é a voz? o que elas estão falando? quem vai ser o que?


    O que mais podemos encontrar? objetos, etc...

    Há música? como é? lenta? rápida? alta? que música é?
    que outros sons existem nesse lugar? 40 min

    que sons aparecem primeiro na nossa cena, vamos ordena-los?
    quais sons aparecem simultaneos? 10 min.

    ResponderExcluir
  18. 9º Proposta

    aquecimento:

    São dadas aos alunos ações, um aluno por vez retira um papel e vai ao centro fazendo uma ação, os próximos devem entrar no sentido de ajudar, desenrolar e finalizar a cena
    (limpar, ajudar, sujar, brigar, levar.) 20min.


    Experimentando personagem
    você é uma bola, você é uma velha, você é um passaro, você é um telefone. 20 min.

    Todos os alunos jogam. O professor indica uma situação, e um sujeito, os alunos devem experimentar as possibilidades. 15 min.

    Quem é você?( relembrar o timbre, de acordo com o que vc é )
    Como você fala?(Pincelar a característica do som: altura? Que tal?)
    Como você anda? – passos rápidos, devagar – (pode-se relembrar a questão da duração também)
    Que roupa você está? 30min.

    voltamos na nossa cena. recostrução da cena, voltando para os papeis originais, os alunos fazem novamente a cena. 15min.

    Recursos: Objetos disponíveis na sala, pepel, caneta.

    10ª Proposta

    Criando uma problemática. Podemos explorar os problemas sociais.
    O que poderia acontecer?
    Quem poderia chegar?

    10min.

    Teatro Imagem - explicação 10 min.

    Divididos em grupos os alunos pensam em uma problematica, uma situação que poderiam acontecer na cena que estão construindo. Eles devem construir esculturas que representem essa problemática, um aluno é o escultor e os demais esculturas, nos dois grupos.
    15min.

    Um dos grupos apresenta sua ideia, todos vamos analisar e decidir se a imagem está clara, e se representa realmente um problema, os alunos são convidados a modificar a imagem com a finalidade de deixa-lá mais real o possível. 10 min.

    depois os alunos espctadores são convidados a modificar a estátua com a finalidade de resolver o problema. tornar a imagem ideal, retirando o problema 10 min.

    Da mesma forma ocorre com o outro grupo 20min

    Escolhemos uma das ideias proposta pelos alunos, ou talvez as duas.
    vamos voltar para nossa cena, inserindo esse problema (não como esculturas) e tentando resolver.
    30 min


    Recursos: todas as atividades vão ser realizadas corporalmente.

    ResponderExcluir
  19. No ultimo dia da nossa oficina me surpreendi com os alunos ao realizarem a proposta do teatro-imagem, apesar se serem poucos realizaram a atividade muito bem. Esse é um jogo que permite ao aluno estar jogando, e ao mesmo tempo assistindo ao que está acontecendo, tomando consciência do seu trabalho, permitindo ao aluno um olhar reflexivo da sua prática, e dos demais. Permitindo ao aluno também refletir sobre os problemas socias e assim traze-los para o jogo.

    ResponderExcluir