domingo, 15 de junho de 2014


Estamos em fase de construção do novo projeto do PIBID que será aplicado nos Colégios Bibiana Bitencout e Leni Marlene Jacob.
Na busca por conteúdos e artistas que trabalham com a arte regional guarapuavana, foi encontrada uma página no facebook chamada de GorpaToon de um talentosíssimo artista da cidade chamado Édí Jr, que utiliza de fotografias da nossa cidade para criar em cima delas. Esse artista será usado por uma das duplas do PIBID na regência no 2° semestre.

página no facebook: www.facebook.com/gorpatoon
perfil no facebook: www.facebook.com/EdJuniorC

Para sabermos mais sobre seu trabalho e sua forma de ver a arte, foram elaboradas algumas perguntas, das quais Édi gentilmente respondeu, sendo elas:

- Como surgiu a ideia e se alguém/artista te influenciou?

Eu queria fazer um projeto artístico tomando como tema a nossa cidade. Primeiro surgiu a ideia de criar uma tirinha que teria Guarapuava como pano de fundo. Até cheguei a fazer o rascunho dos protagonistas e algumas tirinhas, mas acabei por abandonar o projeto. Penso em retomar ele futuramente!
Desisti das tirinhas, mas ainda queria fazer algum outro projeto.Aí surgiu a ideia do Gorpatoon. A principal inspiração para a criação do Gorpatoon, foram as inúmeras fotos de arte de rua que eu via no Facebook. Sempre tive vontade de aprender a grafitar, legalmente é claro, mas nunca tive oportunidade, aí pensei, porque não usar as fotos da cidade e com a ajuda do meu fiel companheiro, o meu computador, criar arte. Sei que não é uma ideia tão original assim, já que existem outros artistas que já fizeram algo parecido, só que nunca com Guarapuava,e nossa terra do lobo bravo é uma cidade com grande potencial artístico. Comecei a pesquisar fotos da nossa cidade e dei forma as primeiras ideias de montagens do Gorpatoon.

- Qual a técnica utilizada e como é o seu processo criativo?

Tenho como ferramenta principal uma mesa digitalizadora e o Photoshop pra dar forma aos desenhos nas fotografias. Algumas ideias simplesmente surgem no momento que vejo uma foto, outras já demoro um pouco mais, tanto na criação da ideia como na produção.

- O que te levou a utilizar fotografias da cidade de Guarapuava?

Como queria um projeto focado na cidade, nada mais justo que usar as fotos de Guarapuava.
Recentemente decidi utilizar mais fotografias tiradas por mim mesmo, pra não dar problemas de direito e autorais, pois mesmo sabendo que o GorpaToon é um projeto artístico sem fins lucrativos, tem gente que vê problema em ter uma foto sua utilizada em um projeto como esse, tanto que já tive que excluir uma foto da página, mas é claro, tenho ótimo parcerias de excelentes fotógrafos como o Mauro Biazi e Rui M. Carneiro que já tem fotos tiradas por eles no GorpaToon, e me dão grande apoio.

- O que você esperava do público ao verem seu trabalho? foi como você imaginava?

Como guarapuavano, fiz o GorpaToon especificadamente para o público guarapuavano, mas fico feliz em ver que tem gente de fora dando maior apoio ao projeto. É ótimo ver o público curtindo e compartilhando as obras, mostra que estão realmente gostando resultado, e por isso, mesmo sem muito tempo, quando tenho uma brecha no meu dia-adia, corro pro computador criar novas obras.


- Fale um pouco da sua carreira.

Sempre tive gosto pelo desenho, Leio muito mangá e histórias em quadrinhos, o que me dá grande influência e sempre que posso, estou experimentando novos meios de desenhar. Gosta de pintura em tela, criar tirinhas, fazer ilustrações aleatórias, foto retratos, e tudo relacionado a desenho. Como já disse, tenho vontade de grafitar, quem sabe pra frente arrisque mais esse tipo de arte. Resumindo, sendo arte eu to dentro, não somente na arte do desenho, mas na música também, eu consumo, respiro, vivo arte.



Por fim, segue algumas imagens do seu trabalho!
































































































































































Até mais!!!
Emanueli K. de Campos

3 comentários:

  1. cão bebeu a água, uma menina molhandos as flores...massa!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao artista Édí Jr e às pibidianas por dar visibilidade a esse trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindoo esse trabalho parabéns as meninas que mostraram que em Guarapuava existe artistas e diga de passagem muitos bons, e com ideias fantásticas :]

    ResponderExcluir