segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Música e Movimento

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2015, as bolsistas, supervisoras e orientadora do PIBID Música/Arte participaram do curso Música e Movimento, sobre educação musical. Ministrado pelo professor Uirá Abonanza Kuhlmann, teve como objetivo apresentar novos métodos para o ensino de música, através de Boomwhackers, percussão corporal e brinquedos da infância.

O professor Uirá kuhlmann é formado na EMESP em piano erudito, licenciatura em música pela UFSCar. Graduado em Orff - Schulwerk pela San Francisco School "The Certification Orff Program" e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo "Reeducação do Movimento", tem sua metodologia onde os alunos aprendem a teoria musical através do lúdico.
O curso foi dividido em quatro oficinas, sendo:

Oficina 1 – Boomwhackers: foi apresentado esse novo método a partir da experiência pessoal com o instrumento, onde cada oficineiro participava das práticas propostas. Após cada prática era feita uma roda de conversa onde o professor explicava como havia criado o método, os possíveis desdobramentos, as suas experiências com os alunos, assim como a necessidade de trabalhar o lúdico, o prático, nas aulas de música.

Oficina 2 - Percussão Corporal no Contexto Escolar: foram realizados diferentes jogos para percussão corporal, o professor Uirá apresentou essas atividades incentivando os participantes a criar seus próprios movimentos e composições e não passando uma técnica que deve ser seguida.

Oficina 3 – Boomwhackers Arremessados: como uma continuação da oficina 1, foi feita a prática de Boomwhackers arremessados, como um desdobramento dos jogos de Boomwhackers, mas sendo lançados pelo ar para o colega, gerando mais movimento ao método.

Oficina 4 - Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância: tendo uma metodologia diferenciada onde os alunos aprendem a teoria musical através do lúdico, nessa oficina o professor utilizou brinquedos como bolas, bambolês para sua prática.

A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.




“Acredito que a minha participação na oficina (Percussão Corporal no Contexto Escolar) foi de grande importância para minha formação como futura docente, pois acredito que futuramente poderia aplicar as práticas que aprendi durante a oficina na sala de aula com os alunos, percebi que um dos objetivos propostos durante a oficina foi à criatividade em movimentos para percussão corporal e vejo isso como algo fundamental nas aulas de arte, incentivar os alunos a criarem e a refletirem sobre as práticas que lhe são proporcionadas.” Fernanda Braz
“A oficina (Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância) oportunizou um conhecimento maior sobre educação músical através do lúdico, onde aprendemos brincando. Porém essa brincadeira deve ser muito bem aplicada e preparada, para que o seu conteúdo seja compreendido e aprendido pelos alunos.” Carolina Siqueira

“Divertidas para quem faz, é como posso falar de ambas as oficinas Boomwhackers, dava para ver o encanto em cada olhar de cada oficineiro, e o prazer em aprender música. Fico na expectativa da reação dos alunos quando passarmos esse conhecimento a eles.” Isabel Ramos


Isabel Ramos - Acadêmica bolsista PIBId

Nenhum comentário:

Postar um comentário