segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Projeto Consom no Colégio Bibiana Bitencourt

No ano de 2015, assim como no Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob, o projeto Consom foi aplicado no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, no bairro Jordão, em Guarapuava/PR. Sendo concretizado com seis turmas matutinas de sexto, sétimo, oitavo e nono anos do fundamental II, passou por etapas semelhantes.
            
           Seguindo o contexto teórico e prático do projeto, a maneira de as estagiárias trabalharem com as crianças fora adaptada e previamente pensada, seguindo suas limitações em um exercício sensível e crítico para com o ambiente escolar. No início, as aulas faziam-se bastante complexas, devido à própria complexidade da teoria aplicada; o receio – natural – dos alunos com a arte/música contemporânea tornou-se um desafio a ser vencido, e foi. Depois de muito explicar, ensinar, praticar, e, acima de tudo, depois que percebeu-se competência no aprendizado por parte dos alunos, deu-se início à elaboração da escultura sonora, que seria exposta nos últimos dia do projeto. A elaboração da amostra de esculturas fez-se de maneiras distintas, dependendo da turma. Primeiramente, fora dedicado uma aula para a elaboração poética da escultura: “como fazer uma escultura sonora que dialogue com a realidade vivida, com materiais acessíveis, estéticos e interativos?”, tudo isso fora previamente pensado pelos alunos, sempre em contato com as professoras; a questão da acessibilidade da exposição (onde seria viável colocar cada peça) e a poética (o significado metafísico de cada uma) também não ficou de lado. As próximas aulas foram dedicadas para a confecção, em grupo, da escultura sonora. Cada aspecto foi relevante: o som que faria, como seria produzido (se faria som com a interação do público, ou por si próprio, ou seja, através do vento e/ou outros elementos), a estética da escultura e a durabilidade. A exposição aconteceu nos dias 21 e 28 de Agosto no pátio do Colégio Bibiana; sem dúvida uma experiência pura, integral e gratificante por parte de todos os envolvidos. Segue algumas imagens do processo e da produção da exposição do dia 21 de Agosto dos sétimos, oitavos e nono anos.


















Outras imagens, agora do sexto ano, cuja exposição fora no dia 28 de Agosto.

























          Participar deste projeto, como pibidianos com docência em formação, foi uma experiência de grande agrego em todos os sentidos possíveis. Pudemos aprender ainda mais para poder transmitir, e, acima de tudo, aprendemos com alunos a sermos mais criativos e alegres no processo criativo. Uma experiência única e memorável; resta-nos agradecer à todos os envolvidos com o projeto, tanto para coloca-lo em prática como os que estavam sempre nos bastidores, cuidando para que nada saísse fora dos eixos. Obrigada, e valeu a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário