No
ano letivo de 2015 o PIBID – Música/Arte desenvolveu no Colégio Estadual
Professora Leni Marlene Jacob o projeto de ensino ConSom com as turmas de 7º
ano do ensino fundamental II.
O projeto passou por diferentes etapas ao longo de seu desenvolvimento, no total foram realizadas 10 aulas cada uma à sua metodologia específica, de acordo com o projeto. Iniciamos nossas regências a partir de um questionário feito com os alunos para que pudéssemos conhecê-los e saber um pouco sobre seus conhecimentos em arte. Logo após iniciamos o projeto com uma introdução buscando mostrar que a arte não surgiu do nada, mas, sim de um desenvolvimento que se deu ao longo da história. Partimos da linha cronológica da história da arte primitiva para que pudéssemos chegar até a arte contemporânea para que os mesmos compreendessem o surgimento da arte conceitual.Ao abordar a arte conceitual em sala de aula levamos diferentes materiais para que houvesse uma melhor compreensão por parte dos alunos, exemplos como textos, vídeos e imagens enriqueceram ainda mais nossas aulas.
O projeto passou por diferentes etapas ao longo de seu desenvolvimento, no total foram realizadas 10 aulas cada uma à sua metodologia específica, de acordo com o projeto. Iniciamos nossas regências a partir de um questionário feito com os alunos para que pudéssemos conhecê-los e saber um pouco sobre seus conhecimentos em arte. Logo após iniciamos o projeto com uma introdução buscando mostrar que a arte não surgiu do nada, mas, sim de um desenvolvimento que se deu ao longo da história. Partimos da linha cronológica da história da arte primitiva para que pudéssemos chegar até a arte contemporânea para que os mesmos compreendessem o surgimento da arte conceitual.Ao abordar a arte conceitual em sala de aula levamos diferentes materiais para que houvesse uma melhor compreensão por parte dos alunos, exemplos como textos, vídeos e imagens enriqueceram ainda mais nossas aulas.
A arte sonora também faz parte do projeto ConSom. Proporcionamos aos
alunos a experiência do fazer musical através de uma composição coletiva, na
qual a proposta era criar uma composição sonora a partir de um objeto que é
muito comum em nosso dia-a-dia, a sacola plástica. Tendo como referencial
artístico o grupo Chelpa Ferro. A partir desta composição os alunos tiveram a
oportunidade de explorar os sons que este objeto proporciona, pensando
principalmente nos elementos formais do som e na arte sonora.
Partimos da arte sonora para então falar da Poesia Sonora e Escultura Sonora, proporcionamos aos alunos diferentes vídeos sobre o que se trata cada uma. Foram propostas atividades relacionadas aos elementos formais do som, escultura e poesia sonora, para que pudéssemos ter um retorno por parte dos alunos sobre o conhecimento que lhes estava sendo proporcionado.
Partimos da arte sonora para então falar da Poesia Sonora e Escultura Sonora, proporcionamos aos alunos diferentes vídeos sobre o que se trata cada uma. Foram propostas atividades relacionadas aos elementos formais do som, escultura e poesia sonora, para que pudéssemos ter um retorno por parte dos alunos sobre o conhecimento que lhes estava sendo proporcionado.
Desenvolvemos aulas sobre
Instalações Artísticas, nas quais foram apreciados diferentes vídeos nos quais
os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns museus existentes, assim
como, sobre os ambientes e suportes que um artista pode usar para expor suas
obras de arte.
Toda a teoria exposta até então serviu como base para o auge do projeto, a criação de uma escultura sonora. Durante o processo de criação os alunos passaram por diferentes etapas como: a idealização do projeto, quando deveriam expor suas ideias, pensando no que sua produção iria explorar e quais os materiais poderiam ser utilizados. Logo após os alunos passaram para o processo de criação da escultura sonora que foram desenvolvidas ao longo de algumas aulas.
Durante a idealização e desenvolvimento do projeto sempre se pensou em expor o que seria produzido pelos alunos, então, no dia 20 de agosto de 2015 realizamos uma exposição das obras desenvolvidas por todas as turmas que participaram do projeto ConSom para que toda a escola pudesse ter a oportunidade de vivenciar o que os alunos estavam produzindo durante as aulas de arte com o projeto do PIBID.
Toda a teoria exposta até então serviu como base para o auge do projeto, a criação de uma escultura sonora. Durante o processo de criação os alunos passaram por diferentes etapas como: a idealização do projeto, quando deveriam expor suas ideias, pensando no que sua produção iria explorar e quais os materiais poderiam ser utilizados. Logo após os alunos passaram para o processo de criação da escultura sonora que foram desenvolvidas ao longo de algumas aulas.
Durante a idealização e desenvolvimento do projeto sempre se pensou em expor o que seria produzido pelos alunos, então, no dia 20 de agosto de 2015 realizamos uma exposição das obras desenvolvidas por todas as turmas que participaram do projeto ConSom para que toda a escola pudesse ter a oportunidade de vivenciar o que os alunos estavam produzindo durante as aulas de arte com o projeto do PIBID.
Abaixo segue algumas fotos do desenvolvimento das
esculturas sonoras e da exposição realizada a partir do projeto de ensino
ConSom.
Acreditamos que a experiência de participar do projeto de ensino ConSon foi de grande importância, pois estar em contato com os alunos e professores acrescentou em muito em nossa formação como futuros docentes, além da experiência em arte que proporcionamos aos alunos. Somos gratos por todos os momentos que vivemos ao longo do projeto de ensino ConSom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário