terça-feira, 23 de junho de 2015

RE-ARRANJO E CULTURA
confluências de experiências.

O re-arranjo consiste em um processo criativo em que a música escolhida atua como base de composição para integrar as quatro áreas da Arte. O re-arranjo tem possiblidades infinitas de composição e pode ser realizado com os mais diversos tipos de recursos sonoros, não exige material próprio e amplia a experimentação de sons em diferentes objetos, uma vez que o produto final depende dos recursos disponíveis no momento. Portanto conclui-se que o re-arranjo é uma grande experiência de experiências, pelo conhecimento da música escolhida e todas as possibilidades de ‘re-arranjar’ a mesma, seja com o próprio corpo, com instrumentos, e também pela ampliação da cultura musical, nesse caso, através de um método instigante, ou seja, da preferência particular para o geral, pois a apreciação musical é particular e cultural, e observa-se no produto final, uma confluência de culturas musicais.
A música enquanto fenômeno cultural, podemos afirmar, segundo Luis Ricardo Silva Queiroz, que aborda questões como o papel da música com cultura, e a sua importância para sistematização da educação musical atualmente, o capítulo se baseia na exploração musical e suas possibilidades performáticas, o universal e o particular, que levam uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem em música, que levará à ações educativas que mostrem a complexidade e a variedade do fenômeno musical. O autor também enfatiza que toda atividade humana concebida socialmente torna-se performática, no sentido que o homem atribui, a cada situação vivida por ele, características e funções específicas, exigindo dos indivíduos comportamentos adequados à ocasião, ao momento e ao lugar. Também nos diz que a performance pode ser entendida como um modo de expressão e comunicação que faz de um evento social um veículo carregado de sentidos e de estruturas determinantes de situações diferenciadas das experiências e vivências cotidianas da sociedade. E também finaliza afirmando que “assim deve ser a experiência musical numa prática educativa, uma experiência que seja concebida como resultado da assimilação de aspectos relacionados à vida do indivíduo e, consequentemente, à sua cultura.”


Apontamentos retirados dos capítulos 2 (Luis Ricardo Silva Queiroz) e 5 (Maura Penna
Vanildo Mousinho Marinho) do livro: 

Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços / Vanildo Mousinho Marinho e Luis Ricardo Silva Queiroz (Organizadores). - João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2005. 181 p.

O livro é recheado de muitas reflexões e possibilidades do ensino de Arte, vale a pena conferir.

http://www.ccta.ufpb.br/pesquisarte/Masters/contexturas.pdf




Um comentário:

  1. Muito relevante o capitulo, bem como as reflexões e discussões que podem ser geradas a partir dele. Ache muito interessante ver o re-arranjo como uma "porta" para uma forma integral de se utilizar as linguagens artísticas, e assim, abrindo inúmeras possibilidades. Outro fato que destaco na utilização do re-arranjo é a ampliação da cultura musical, já que como o texto mostra, o resultado final é a mistura de culturas musicais (os gostos particulares formando um novo produto).

    ResponderExcluir