terça-feira, 2 de junho de 2015

Museu Alfredo Andersen

   O Museu Alfredo Andersen localiza-se na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, denominado como museu no ano de 1979, abriga obras e a história do pintor norueguês Alfred Emil Andersen.  


O Artista



Alfred Emil Andersen nasceu no ano de 1860 na Noruega. Sua formação ocorreu em atelies particulares na Noruega e Dinamarca, e também na Academia Real de Belas Artes de Copenhagen. Entre os anos de 1880 e 1890 Andersen se tornou um artista profissional, realizando atividades como pintor, professor, cenógrafo e jornalista. No ano de 1892 Alfredo Andersen desembarcou no Paraná se fixando na cidade de Paranaguá, tempos depois acabou se mudando para a cidade de Curitiba onde abriu um atelier.  
Andersen sempre buscou realizar sua atividades de acordo com o que fazia na Europa, realizava  exposições individuais de seu trabalho, incentivava o desenvolvimento do mercado das obras de arte e também era professor de desenho e pintura. Com o passar dos anos a carreira profissional de Andersen foi se consolidando, seus trabalhos como pintor, educador e  agente cultural eram extremamente ricos. 
No ano de 1927, Andersen retorna a Noruega para visitar sua família e amigos, acaba recebendo um convite para ficar e dirigir a Escola de Belas Artes de Oslo, mas acaba voltando pra o Brasil. 
O últimos anos da carreira e vida de Andersen são marcados por reconhecimentos e homenagens, no ano de 1931 Andersen recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, da Câmara Municipal de Curitiba. Alfred Emil Andersen, já chamado de Alfredo Andersen faleceu 9 de agosto de 1935 em Curitiba. 
Quanto a produção artística de Andersen pode - se dizer que ela é dividida em três fases: período norueguês (1873-1892), período litorâneo (1892-1902) e período curitibano (1902-1935).
No período norueguês suas criação são marcadas pela representação da vida urbana e rural, já o período litorâneo é marcado por cenas marinhas, por retratos de encomenda e por cenas de gênero onde se nota a aproximação do artista com o tema, e por fim no período curitibano o estilo de Andersen se mostra mais maduro, sua família e seus amigos aparecem com mais freqüência como modelos na representação de cenas de gênero, a pincelada se torna mais solta, e Andersen parece mais interessado na representação da luz do que do tema.
De um modo em geral sua produção artística se caracteriza por pinturas de retrato, paisagem e cenas de gênero. 

O Museu


Antes da instituição ser denominada como Museu Alfredo Andersen no ano de 1979, a edificação foi a moradia e o local de trabalho de Alfredo Andersen como pintor e educador. A origem da transformação deste local veio através da vontade de uma Sociedade de Amigos em transformar a edificação em uma Unidade Museológica que preserva-se suas obras e suas ideias. 
Em 1947 a partir desta ideia o local é desapropriado e passa a ser utilizado para a preservação da memória de Alfredo Andersen. No ano de 1959 a proposta foi concretizada e o local passa a funcionar como Casa de Alfredo Andersen - Escola e Museu de Arte. Em 1971 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.  Entre os anos de 1988 e 1989 o local foi totalmente restaurado e ganhou o aspecto que se tem até hoje e foi somente no ano de 1979 que a instituição passa a ser chamada de Museu Alfredo Andersen. 
Quanto ao espaço físico do museu ele atualmente se divide em espaço sede, no qual comporta salas de exposição com obras de Alfredo Andersen, sendo que em uma delas estão expostos objetos de seu próprio atelier, já  no  térreo da sede  o espaço é destinado mostras temporárias de artistas contemporâneos. O segundo espaço criado entre os anos de 1988 e 1989, contém os setores administrativos do Museu, a reserva técnica, a Coordenadoria do Acervo e Documentação, auditório e ateliês, onde são realizadas atividades educativas.  E por fim uma edificação que é a mais recente de todas, criada em 2006, está se localiza na Rua Mateus Leme no número 56, abriga várias atividades educativas e administrativas desenvolvidas pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas. 
O museu tem caráter biográfico, abriga por volta de 400 peças classificadas como objetos artísticos ou históricos. Grande parte do acervo contém obras, objetos e estudos de Alfredo Andersen, mas, também abriga obras dos discípulos Andersen, e também gravuras e cerâmicas de artistas brasileiros que foram criadas na metade do século XX.
Abaixo algumas obras que fazem parte do acervo do Museu Alfredo Andersen:










        No dia 29 de maio de 2015 o membros do Pibid tiveram o prazer de visitar e conhecer um pouco mais sobre a história de Alfredo Andersen, considerado o  Pai da Pintura Paranaense.
  


Abaixo segue o site do Museu Alfredo Andersen, onde pode - se encontrar mais informações:
Link: http://www.maa.pr.gov.br/


Sites consultados
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8641/alfredo-andersen
 http://www.maa.pr.gov.br/


6 comentários:

  1. Queria enfatizar a importância de visitar o museu.
    É muito interessante,notar as e mudanças e o desenvolvimento das pinturas de Andersen, as nuances de cor em suas obras são escolhidas de acordo com a paisagem a ser representada. Nas pinturas que retratam a Europa as cores mais presentes são azuis e violetas; já nas paisagens representando lugares do Brasil a escolha predominante são cores mais quente como amarelo verde e laranja. Outra curiosidade bem interessante que se descobre na visita ao Museu é sobre como Alfredo Andersen preparava as tintas. Ele mesmo misturava os pigmentos disponíveis na época, e depois guardava em bisnagas como de pasta de dente para não desperdiçar as tintas.
    Além dos alunos que Andersen influenciou, outros artistas mostraram em suas obras as influencias dele, como é o caso de Nego Miranda. No próprio MAA há uma exposição de fotografias de Miranda inspiradas nas obras de Alfredo Andersen. Vale muito a pena conferir! Abaixo está o link para quem quiser conhecer mais deste outro artista:
    http://www.negomiranda.com.br/nego-miranda/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. No Museu Oscar Niemeyer está em cartaz uma exposição de 35 belíssimas obras de Isolde Hötte, discípula de Alfredo Andersen e um dos grandes nomes do impressionismo alemão. Link da exposição:
    http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/isoldehotte

    ResponderExcluir
  4. Sobre aquelas pessoas ou professores que não conseguem levar todos os seus alunos no museu por causa de inúmeros fatores, algo que podemos fazer é visita-los via internet !!! O Google permite "viajar" por dentro de 17 museus de 11 cidades espalhadas por 9 países permite ainda conhecer a história de cada autor e obra, além de saber mais sobre o museu. "Passear" pelas galerias e selecionar as obras de arte que mais lhe interessam.

    https://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=pt-br

    ResponderExcluir
  5. Acho importante conhecer artistas da nossa terra, reconhecer e valorizar o que fizeram, e o que fazem, e a visita ao museu trás curiosidades sobre a vida e obras do artista, estar onde ele esteve, dá para sentir um pouco experiências vividas por ele.

    ResponderExcluir
  6. Esse tipo de museu como é o caso do MAA, é importantíssimo poder visitar com os alunos devido a contar a história de alguém e poder estar no lugar onde foram feitas a maioria dessas obras e trazer os alunos para dentro de um pouco da atmosfera do artista. é importante que conheçam artistas que passaram por aqui, que moraram perto de ambientes que estamos acostumados, e poder aproximar as pessoas dessas produções e valorizá-las para poder conservar parte da história do estado.

    ResponderExcluir