domingo, 7 de junho de 2015

Os Tapetes Contadores de Historias

A Equipe do PIBID 2015 teve oportunidade de visitar a Caixa Cultural em Curitiba e conhecer a mostra dos Tapetes Contadores de Histórias. Aberta ao público desde do dia 11 de abril finalizando no dia 31 de maio.
A mostra trouxe trabalhos inéditos do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, além de acervos já consagrados e obras criadas em parcerias com artistas franceses e peruanos. Na temporada em Curitiba além de ouvir as histórias houve também o momento do público compartilhar suas histórias. O Roda de Histórias consiste em um tempo destinado a troca de experiências, onde se compartilha histórias que podem ser lendas, narrativas, causos ou relatos. O ambiente é convidativo e informal fazendo com que o público se sinta a vontade para partilhar.


O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias nasceu em 1998 com o objetivo de instigar em crianças e jovens o gosto pela leitura e artes. O hepteto formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do (UNIRIO) Rio de Janeiro busca em seu trabalho pesquisar a interação entre as artes visuais e os contos orais. Eles se utilizam de objetos como aventais, bonecos de pano, tapetes confeccionados, roupas, livros, caixas entre outros. As histórias contadas, podem ser contos populares ou autorais de diferentes fontes e até de escritores consagrados. O grupo é formado por Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Os Tapetes Contadores de Histórias já percorreram muitos lugares do nosso país e também do mundo como Espanha, México, Nicarágua, Peru, Chile, Portugal e Argentina contando histórias e também desenvolvendo oficinas de contação. 
Vale a pena conferir mais do trabalho da equipe e também ficar atento as programações das Caixa Cultural de Curitiba: 
http://tapetescontadores.com.br/
http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=2











6 comentários:

  1. Gostei muito desta visita. Para mim foi singularmente tocante, pois percebi o quanto nos deixamos levar pelo stress da rotina e acabamos esquecendo o quanto é importante momentos assim, de pura sensibilidade e troca de vivências. Sem dúvida, uma experiência altamente recomendada e incentivada à prática do futuro ou atual arte-educador!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grande experiência, fico pensando no quanto é bom ainda existir pessoas que desenvolvam e produzam trabalhos como este. Hoje muito se fala em incentivar as crianças e adolescentes a ler, mas com o avanço da tecnologia, eles nem vão mais a bibliotecas ou lugares como este onde se pode ouvir histórias, simplesmente pegam ali no computador e leem enquanto fazem várias coisas ao mesmo tempo. Fico feliz com iniciativas assim, nunca havia tido nenhuma experiência como esta, os tapete contadores de história acabam estimulando ainda mais a imaginação.

    ResponderExcluir
  3. Usando esse material exposto como modelo, é possível criar novas histórias, para ser trabalhado em oficinas e atividades de contação de histórias nas escolas. Ou ainda para trabalhar teatro, podendo utilizar o tapete como modelo para a criação de cenário ou novos enredos.

    ResponderExcluir
  4. O exemplo dessa exposição mostra o quanto é importante trabalhar com histórias que conhecemos, que fazem parte da nossa cultura e dia a dia. O professor pode propor diversas atividades a partir desse tema, como produções teatrais com objetos confeccionados pelos alunos e integrar as linguagens como produzir os sons das histórias, ou conta-las em forma de radionovela, entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor para trabalhar a imaginação, do que a contação de historias. É impossível não se interessar por uma bela historia, ainda mais se ela for contada de uma forma encantadora. Essa exposição/oficina/vivência trouxe pessoas que são especialistas em contar historia e de envolver o publico nelas. Concordo com tudo o que já foi falado nos outros comentários sobre trabalhar contação de historia em aulas de arte ou qualquer outra, e há inúmeras formas de se fazer isso,e vários trabalhos científicos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho lindo desenvolvido por este grupo, sempre gostei de ouvir e contar histórias, eu queria poder ter todos para mim rs. É um otimo exemplo para trabalhar com a educação infantil e o mais legal é que apesar do tapete ser confeccionado para uma historia em especial ele nos possibilitar criar novas história e fazer com que as crianças também participem da contação.

    ResponderExcluir