terça-feira, 23 de junho de 2015

Formação de professores - contribuições do PIBID



O Livro Formação de professores - contribuições do PIBID, da editora UNICENTRO, publicado no ano de 2014, foi organizado por Karina W. Beckmann e Márcia T. Tembil.
Nele encontram-se 16 capítulos com estudos voltados ao desenvolvimento do PIBID em colégios estaduais nas áreas de humana e exatas.
O capitulo Xlll "O PIBID Formando Porfessores-Pesquisadores de Arte" escrito pela professora do departamento de arte-educação da UNICENTRO Daiane S. Stoeberl da Cunha, foi sugerido pela mesma para estudo. Segue a baixo uma breve síntese.  

O PIBID Arte, contribui para para a melhor formação docente, buscando valorizar o ensino da arte na educação básica, assim como a efetivação do ensino de música nas escolas, obrigatório desde 2012 com a implementação da lei nº 11.769 no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96.
No primeiro semestre do ano de 2010 o projeto iniciou-se com os acadêmicos-pesquisadores tomando conhecimento do espaço escolar e das dinâmicas das duas escolas através de observações de aulas de arte e das práticas docentes em todo ambiente escolar como conselhos de classe, planejamentos, avaliações e etc.
Os acadêmicos-pesquisadores foram divididos em dois grupos sob supervisão de professoras de arte em ambos os colégios. Após essa fase as observações passaram a ser efetivas e os acadêmicos realizaram contribuições em sala e no segundo semestre de 2010 tornaram-se monitores e auxiliares dos professores regentes, o que tornou-se fundamental a interação dos acadêmicos dentro da escola. 
Após o processo de reconhecimento do ambiente escolar foi dado inicio a segunda etapa do projeto: a organização de oficinas extracurriculares em Arte.
De inicio os bolsistas aplicaram um questionário afim de coletar dados relevantes para a elaboração destas oficinas. As oficinas foram desenvolvidas como projetos educativos que englobam a visualidade, a sonoridade e a corporeidade, entendendo a musica como linguagem que envolve o corpo. 
Sendo assim todas as oficinas partiram da musica, entretanto cada uma possuía uma abordagem especifica. Sendo elas: Jogos Musicais/Teatrais, Fazendo Música Com Tudo, Hip Hop, Dos Fios de Cabelo as Pontas dos Pés.
Dentro dos quatro anos de projeto, pode-se destacar também o projeto "Musica e tecnologia" realizado nos anos de 2012 e 2013 nas escolas parceiras com alunos do ensino fundamental.
Neste projeto os bolsistas passaram pelas etapas citadas a cima até chegarem na elaboração e aplicação do mesmo. Este projeto foi fundamental para a qualificação do ensino de música diante das novas tecnologias.
Os alunos tiveram a oportunidade de criar e principalmente vivenciar propostas de produção musical e do pensamento contemporâneo em musica.
O desenvolvimento de projetos como o do PIBID Arte é essencial para formar professores capazes de realizar subprojetos a partir de múltiplas linguagens.




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