segunda-feira, 15 de junho de 2015

Folclore Brasileiro, em Instalação Folclore Digital

Instalação Folclore Digital


No mês de maio a equipe do PIBID, visitou a Instalação sobre folclore brasileiro, em Curitiba- PR, exposta na Caixa Cultural.
A instalação é promovida pela dupla VJ Suave, reconhecida internacionalmente pelo trabalho com intervenções e mídias digitais. Combinando grafite digital, poesia, personagens animados, luzes e música, os artistas Ygor Marotta e Cecilia Soloaga proporcionam aos visitantes uma performance sensorial. A intenção da instalação é oferecer ao visitante e espectador a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza com lendas do folclore brasileiro e com novas linguagens de mídia.
Na exposição, as lendas ganham vida combinadas com a tecnologia da projeção em video mapping – projeção de imagens em superfícies irregulares. A trilha eletrônica utiliza referências dos tambores africanos e cantos indígenas, explorando os quatro elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) e quatro das lendas do folclore brasileiro: Mula sem cabeça, Saci-Pererê, Curupira e Boto Cor-de-Rosa.

 É uma experiência que agrega muito conhecimento e uma forma dinâmica de ensinar e aprender mais sobre nossa cultura.




2 comentários:

  1. Quem imaginaria ver algo assim sobre nosso Folclore ? São lendas que todos crescemos escutando e através dessa projeção podemos 'tocar' todos esses personagens lendários da nossa cultura. O imaterial/imaginativo se fazendo real, uma experiência visual e sensorial incrível, recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Este trabalho é fantastico, me senti criança novamente! Uma maneira diferenciada de abordar nosso folclore no contexto escolar é levar as crianças para visitar e vivenciar esta experiencia.

    ResponderExcluir