segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reunião...

Na reunião de hoje, dia 03 de maio o nosso foco continua sendo o perfil das escolas que estamos trabalhando, é sempre importante lembrar desse objetivo, de quem são os sujeitos, ou seja os alunos, professores, funcionários, etc... bem como as classes sociais de onde todos vem, juntamente com a organização escolar.

De uma forma bem teórica, embasados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, avançamos na busca do conhecimento histórico da educação, passando por períodos muito importantes, quando a arte transitou por fases, desde aquela de carater mais técnico, até a de livre expressão. Foi um longo processo até os dias de hoje, que sabemos não é perfeito, muito ainda tem a mudar. Mas visto que a elaboração das diretrizes teve a participação de professores, nos faz acreditar que o futuro pode ser ainda melhor.



Indicação de filme: Sorriso de Monalisa

2 comentários:

  1. gostaria de compartilhar com todos, sobre a palestra que foi dada no Colégio Ana VAnda na quinta-feira, para os alunos do 3º ano, ensino médio, que era sobre "A BOA EDUCAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS", foi muito interessante porque uma policial da patrulha escolar falou diretamente, mas diretamente mesmo aos aluno, que eles são fundamentais para que mais tarde assumam os nossos lugares (profissionais), mas para isso eles tem de começar a se concientizar que já estão ingressando na fase adulta, que naõ são mais crianças para não assumir as responsabilidades e arcar com as consequencias dos seus atos, porque a educação que é dada a eles pelos pais e professores, tem de surtir efeito agora, senão será tarde para que percebam que, não aproveitaram o que eles ainda tem que são pessoas que estão dispostas a lutar por eles e com eles.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que este Blog atende perfeitamente aos propósitos a que se dispõe... Ele carrega uma concepção progressista, mas se perde nas expressões (não no que se propões enquanto espaço de Artes) no que se refere à questão de gênero, por exemplo, pois não contempla o elemento feminino do ser humano ou o faz raríssimas vezes. Quer dizer, onde ficam as Professoras, digo, Educadoras, onde estão as Alunas, digo, as Educandas? Refiro-me a Educadoras/es e Educandas/as porque estas expressões não são simples 'firulas', mas denotam uma concepção libertadora dentro de uma concepção de Educação, de aprendizagem, em uma dimensão igualmente libertadora, histórico crítica. Intenciono apenas ajudar na reflexão para além do aspecto disciplinar que, por mais que eu tenho gosto e até me aventure por seus caminhos, não é minha Área específica de formação.

    ResponderExcluir