sábado, 29 de janeiro de 2011

Relatório de 2010 e Planejamento de 2011

Os coordenadores do PIBID enviam a CAPES nesta semana o relatório das ações realizadas em 2010.
Posto abaixo o relatório do PIBID/Unicentro e do PIBID/ARTE, para conhecimento de todos.

Tenho ainda uma boa notícia: a verba de custeio foi depositada, assim retornaremos à todo vapor.

Nesta semana solicito que todos os bolsistas PIBID/ARTE façam seus relatórios dos meses de dezembro e janeiro ( o relatório das horas e o descritivo), à serem entregues na primeira reunião que ocorrerá dia 07/02/2010 as 17h 30min no DEART.





quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

aumento no salario dos professores

galera com certeza todos vocês receberam o email sobre o aumento no salario dos professores nao deixem de assinar pois todos sabemos o quanto ainda tem a melhorar mais foi um passo bem importante na valorizacão da educação brasileira

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE ARTE

olá pessoal. Eu Marines estou postando a introdução de um artigo de doutorado escrito pelos professores Doraci Modesto de Pinho Araujo e Jean Carlos Moreno, do Paraná, ele trata do ensino da musica nas escolas feito por professores de arte que não tem formação especifica em musica, e sim uma formação superficial nas quarto linguagens, o que ao meu ver está um pouco certo, mas que nos deixa em desvantagem diante da lei de obrigatoriedade do ensino especifico de musica ser desvinculado ao do ensino de artes, gostaria que se pudessem ler o artigo inteiro, pois é de muito interessente, estou enviando o link onde podem encontrar o artigo http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1445-8.pdf

INTRODUÇÂO
Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou investigar formas alternativas e significativas para trabalhar os conteúdos da música, sem precisar vinculá-los às especificidades técnicas que exigiriam uma formação específica na área. Acredita-se que um dos maiores desafios do professor de Arte da rede Pública do Estado do Paraná é a condução do ensino da música. O não-especialista sente muita dificuldade em desenvolver um trabalho mais aprofundado nessa área, já que, em sua graduação de Educação Artística, não teve a formação necessária e nem básica para poder conduzir a música na escola de forma relevante.


Assim sendo, o objetivo norteador da pesquisa foi encontrar novas formas de realizar trabalhos teórico-práticos voltados à educação musical que contemplem, principalmente, a formação dos sentidos e da percepção das estruturas e organização dos elementos sonoro-musicais. Propõe-se, então, ao professor não especialista, estratégias alternativas no ensino da Música, sem a intenção e preocupação de desenvolver as técnicas do ensino tradicional da música ocidental.

Segundo a concepção de Jeandot “[...] Uma aprendizagem voltada apenas para os aspectos técnicos da música é inútil e até prejudicial, se ela não despertar o senso musical, não desenvolver a sensibilidade” (2008, p.21).

Para a confirmação das hipóteses levantadas a respeito das dificuldades que o professor de Arte não-especialista em música se depara, foram distribuídos questionários para vários docentes de diferentes municípios dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Cornélio Procópio e Jacarezinho.

O texto apresenta a análise dos questionários e uma explanação sobre a formação dos professores da área. E, para se saber se os futuros professores de Arte estão recebendo algum tipo de conhecimento relacionado à Música em sua formação atual, busca-se conhecer as matrizes curriculares das instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná, que oferecem o curso de Arte em sua graduação.

Procura-se também, fazer uma comparação entre os conteúdos de música dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares de Arte (DCA) para a Educação Básica do Estado do Paraná, e os prováveis motivos da não implementação total dos PCN em muitas escolas. Busca-se através de uma revisão de literatura conhecer as propostas dos autores sobre as possibilidades do nãoespecialista trabalhar a música sem ater-se aos conhecimentos técnicos da mesma,saber os benefícios, contribuição e importância da música e de sua presença na escola. Procura-se entender, também, a relação da indústria cultural com a música e sua influência na escolha musical de nossos jovens.

O texto ainda apresenta a descrição fundamentada da proposta prática de atividades musicais para uma turma de 5ª (quinta) série e o relato da implementação pedagógica para essa turma, o desenvolvimento do trabalho a reação dos alunos os acertos e desacertos da implementação.

A intervenção na escola junto aos alunos foi orientada pelos campos conceituais do conhecimento estético e da produção artística, fundamentada nas concepções das teorias críticas de Arte, elucidadas por Vasquez (1978) - arte como conhecimento, arte como ideologia e arte como trabalho criador e, que nortearam e organizaram a metodologia, seleção dos conteúdos e a avaliação.


___


editado por Vinícius

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Música pra crianças

Olá pessoas felizes!
Vai uma dica pra ouvir nas férias (:

Alguns desses projetos/grupos/bandas já devem ser conhecidos de vocês,
Mas pra quem não conhece vale a pena ouvir (:

Os trabalhos são todos voltados pro público infantil
Mas é aquele tipo de som que é feito pra criança pra adulto invejar (:

1º Palavra Cantada
Sandra e Paulo: eles são os caras (:
Ta tudo aí no site http://www.palavracantada.com.br/final/index.asp

Eu particularmente gosto do CD Canções curiosas. Músicas: eu, pindorama, o rato, fomecome....
Vale a passagem no youtube pra conferir alguns clipes;

E olhando a seção Imprensa e Oficina no site dá uma vontade de chamá-los pra um simpósio *______*, mas né.... a grana deve ser proporcional a estrutura e história do grupo/dupla;

2º Adriana Partimpim
Ela sempre foi Adriana Calcanhoto, mas quando decidiu dedicar um álbum para as crianças, resgatou seu inexplicável apelido de infância e virou Partimpim!

O Projeto já está no segundo cd/dvd e na abertura do site já anuncia: Vencedor da categoria Disco Infantil do 21º Prêmio da Música Brasileira
Nesse cd têm: O trenzinho do caipira, as borboletas (do vinícius de moraes) e alface (uma musiquinha super divertidinha) (:

O site do cd 1: http://www.adrianapartimpim.com.br/um/
Tem um formato bem bacana de história em quadrinhos e além da música vai logo dando umas “lições de arte” fazendo referência à Matisse e Shakespeare

3º Música Clássica Para Crianças

Esse foi um projeto dirigido pelo maestro Edgar Poças para revista Caras
Quando eu era pequeno ganhei o primeiro cd da coleção
Ele vinha acompanhado de um livrinho falando da vida dos artistas selecionados

O projeto é o seguinte: Edgar pegou os grandes clássicos da música (clássica e não só dela) e rearranjou-as com instrumentos mais leves com um toque de suavidade, empregando metalofones, flautas, xilogones, harpa as composições para orquestra e piano ... enfim, ouvindo-se entende-se (: e o nome do cd já é auto-explicativo né!?

Infelizmente não encontrei na internet áudios do projeto; mas quando voltarmos levo o cd;


4º Xuxa só para baixinhos (tá.... é sacanagem minha xD) hahahahahahhaha

E o útimo motivo principal que me motivou a fazer essa postagem é o mais novo projeto do Pato Fu... o cd novo de grupo chama-se Música de Brinquedo

Eles criaram um novo arranjo pra várias músicas conhecidas: Frevo Mulher, Ovelha Negra...
A seleção feita pelo grupo pode não ser muito elogiada pelos críticos da indústria cultural de plantão
Mas a idéia de tocar só com os instrumentos de brinquedo me pareceu fantástica e o resultado muito original... (confesso que gostei muito mais de algumas das regravações do que as originais)

http://www.patofu.com.br/musica-de-brinquedo/videos/videoclipes/
ta tudo aí, o processo de elaboração deles e alguns vídeos (:

Não coloquei links aqui pra baixar os cds por que isso é pirataria e crime (:
Mas boas buscas ao youtube a aos sites (:
Vamo lá povo gastar essas horas aí de dedicação ao Pibid!

Abraços,
Vinícius!