segunda-feira, 25 de julho de 2011

SIEPE - HIP HOP: O RAP INVADE A CENA

Evelisa de Moraes Dulz, Cynthia A. Rosolen, Evelyn Forquim Buco (PIBID/CNPq-UNICENTRO), Daiane Solange Stoeberl da Cunha (Orientador), e-mail: evelisadulz@hotmail.com

Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Humanas, Departamento de Arte-Educação, Guarapuava / Paraná.

Palavras-chave: Arte-Educação, Educação Musical, Práticas Pedagógicas.

Resumo:

No presente trabalho buscamos apresentar, de forma sucinta, aspectos referentes à oficina desenvolvida no Colégio Estadual Manoel Ribas em Guarapuava/PR, por acadêmicos do curso de Arte-Educação, bolsistas PIBID-Arte, sobre as características que norteiam o movimento Hip Hop, principalmente as que compõem o Rap, com o objetivo de proporcionar uma ampliação de repertório cultural e artístico para os participantes da oficina.

Introdução

As oficinas ministradas fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, no sub-projeto Arte, sob a coordenação da Professora Ms. Daiane S. S. da Cunha. O PIBID é um programa que objetiva incentivar a formação do trabalho docente, procurando despertar nos acadêmicos envolvidos o prazer pelo ensino da arte nas escolas, contribuindo para a formação tanto do coletivo quanto do indivíduo.

O enfoque na educação musical para os envolvidos no projeto visa proporcionar um contato inicial com a cultura Hip Hop e suas ramificações, sendo estas: Rap, Break, Grafitti e Dj. Essa abordagem está sendo utilizada desde o princípio dessa oficina, que vem sendo ofertada aos alunos da rede pública do Colégio Estadual Manoel Ribas. No cronograma para o primeiro semestre letivo de 2011, com carga horária total de 24 horas, com o principio de buscar a integração entre educação básica e ensino superior, bem como a qualificação de ambos os níveis de ensino.

Compreendemos que o ambiente escolar é um espaço de convivências e de diferentes sujeitos, abrangendo visões de professores e alunos advindos de realidades distintas. Ampliar a problemática das relações entre escola e sociedade é inerente a todo processo educativo, pois não há educação sem que esta, esteja imersa na cultura humana situada dentro de um tempo e espaço restrito. A reflexão sobre esta temática se estende ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Como analisam MOREIRA e CANDAU:

Não se pode conceber uma experiência pedagógica ‘desculturizada’, em que a referência cultural não esteja presente. A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural. [..] O que está em questão, portanto, é a visão monocultural da educação. Os “outros”, os “diferentes” – os de origem popular, os afrodescendentes, os pertencentes aos povos originários, os rappers, os funkeiros etc. –, mesmo quando fracassam e são excluídos, ao penetrarem no universo escolar desestabilizam sua lógica e instalam outra realidade sociocultural. (2010, p. 159)

A partir disso, entende-se como importante a abordagem de uma oficina de Rap, na qual o ensino da música será tratado de diferentes formas, partindo de uma cultura urbana, da música criada nas periferias. Jovens se identificam pela rima exaltada, através de seus ritmos pesados e marcantes, ou seja, podemos classificá-lo como uma música baseada em um andamento fixo com métrica de compasso ritmada e letras que são muitas vezes intimadoras.

Um dos focos dessa oficina é a produção de alguns Rap’s, nos quais os participantes tenham liberdade de composição nas letras e músicas, estimulando, incentivando e desenvolvendo a capacidade de criar diversas relações dos participantes e oficineiros, bem como as relações existentes entre o meio onde vivem. Assim, notamos que por meio da composição dessas músicas, os jovens podem expor suas vivências ou convicções, podendo até desencadear diversas críticas ou reconhecimento ao meio social em que são inseridos.

Mesmo tendo como elemento principal o Rap, não deixamos de falar e situar os participantes ao movimento Hip Hop, com isso os alunos são instigados a refletir sobre as diferenças e formas de preconceitos vivenciados nesse contexto. Partindo da música, que é um elemento universal, procuramos abranger questões individuais e coletivas, sem nos prender a visões tradicionais e sim humanas dentro do objetivo proposto.

Podemos avaliar a oficina e o conteúdo ministrado, de forma que ao mesmo tempo em que se atende às expectativas dos alunos, atende-se ao anseio das acadêmicas em ministrar oficinas de música dentro do próprio projeto, embasando-se no conteúdo na cultura Hip Hop, dando ênfase ao elemento Rap.

Metodologia

Para definirmos o conteúdo das oficinas realizamos uma pesquisa quantitativa com os alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas, onde foi colocado a área da arte que estes têm maior e menor afinidade, maior ou menor vontade de aprender em contra-turno na escola. Com base nos resultados percebemos que grande parte dos alunos opta pela área da música, alegando ser a área em que menos tem contato escolar, a que mais gostam e querem aprender.

As aulas realizadas durante as oficinas, proporcionaram como resultado uma pesquisa participante, pois instigávamos a compreensão, incentivando a criticidade de cada oficineiro. Por meio de vídeos, fotografias e músicas desenvolvemos nossas propostas, contextualizando a história da cultura buscando reportagens dentro de recortes de jornais e matérias da nossa própria cidade para incentivo da composição de letras e poemas ritmados, oriundos da realidade social que estamos inserios.

Resultados e Discussão

O Rap é uma música que nasceu da rua e para a rua. Suas temáticas estão intimamente ligadas às situações sociais contemporâneas. O Rap fala do momento atual, relatando, criticando e propondo soluções para questões reais da sociedade. Talvez por isso esse gênero musical seja um dos mais consumidos pela juventude, principalmente as da periferia dos grandes centros, que na sua maioria é composta por negros. Os rapper’s se tornam o porta-voz da periferia, atribuem a si próprios o papel de transmitirem carências, denúncias, necessidades, revoltas e informações. (SOUZA, FIALHO E ARALDI, 2008)

Em nossa oficina, temos notado, alunos consumidores de algumas letras de Rap’s e/ou grupos de Rap’s, no entanto algo que eles compreendem quando a proposta é compor uma letra de Rap é que deve ser falando da violência, retratando a história de “um alguém” que sofre e/ou mata e rouba e etc. Como acima foi citado o Rap fala do momento atual, relata, critica e propõe soluções para questões reais da sociedade. Esse foi o nosso desafio na oficina, fazer com que os alunos compreendessem que uma composição pode partir de experiências particulares, experiências vividas em família, com amigos, no próprio bairro e cidade.

O Rap tem invadido a cena do cotidiano de cada participante, isso se mostra pelas composições que têm feito no decorrer da oficina, composições que serão gravadas ao término das nossas atividades, desse modo, estaremos valorizando o potencial e a vivência de cada um como seres únicos e individuais. Pode-se citar um trecho da primeira letra feita no coletivo pelos participantes, letra que caracterizou o tema dado à oficina para estes: “Certo dia, acordei pensando na poluição / E quando estava andando / Jogaram o papel pela janela do busão / Temos que ser um mundo diferente / Para alcançar pensamentos conscientes.

Conclusões

Os resultados da oficina são vários e de grande valia, para os alunos, percebemos que além de ampliar seus conhecimentos teóricos trabalhados em aulas de arte, português e, até história, adquire-se uma linha de respeito ao próximo e ao meio em que vivem. A disciplina sempre foi instigada nos encontros, levantando aspectos sobre a importância de maneiras de agir individualmente, pensando sempre no coletivo.

Durante as oficinas os participantes tiveram contato com as características do som, são eles: duração, altura, timbre e intensidade. Essas características foram sendo apresentadas à medida que apreciávamos composições de Rap’s, bem como nas práticas propostas aos participantes. Buscou-se estimular em cada participante o desejo em se mostrar como ser ativo nas propostas de composição, trabalhou-se na estrutura poética, além da estrutura musical, exercitando a capacidade de unir a poesia ao ritmo, originando então, composições de Rap (Rhythm and Poetry).

Apesar do foco das oficinas estar em maior parte no elemento Rap, procurou-se trabalhar o movimento Hip Hop em sua totalidade, apresentando aos participantes todos os elementos, vivenciando cada um deles – break, grafitti e Dj.

Referências

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Maio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23.

SOUZA, Jusamara. Vozes da periferia. Revista Movimentos Socioculturais, Especial, O olhar do adolescente, Ediouro, Nº. 4, p. 83, 2007.

SOUZA, Jusamara; FIALHO, Vânia Malagutti; ARALDI, Juciane. Hip Hop: da rua para a escola. 3° edição – Porto Alegre: Sulina, 2008. (Coleção Músicas)

Um comentário:

  1. Ao final de mais uma etapa, eu tenho que parabenizar pelo esforço e dedicação. E como orientadora não posso deixar de orientar: insiram esta rotina de pesquisa na pratica profissional de vcs. Sejam professores-pesquisadores!!!
    Prof Daiane

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