quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Perspectiva do ensino de Arte na modalidade à Distância

A partir da perspectiva contemporânea de ensino, se faz necessário a adaptação de propostas pedagógicas para que o ensino seja eficaz e acessível, tendo nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) uma capacidade abrangente de ensino e aprendizagem. Focando em um curso de Arte e em algumas de suas características práticas, o que fazer com relação as metodologias que ainda não são especificas para esta modalidade de ensino, como levar a prática ao aluno que esta fisicamente distante de locais apropriados para o desenvolvimento de propostas importantes na formação acadêmica em Arte?
Evelyn

7 comentários:

  1. Durante um congresso de música participei de um debate sobre o ensino a distância, a maiorias dos presentes no local se mostrava preocupada com as praticas metodologias adotadas por estes cursos, e criticava esta forma de educação. Um dos condenadores de um destes cursos a distância comentou sobre o interesse dos alunos, e a forma de avaliação, este professor trabalha com educação presencial também e ressaltou que muitos de seus alunos da educação a distância apresentam habilidades e capacidades tão desenvolvidas quanto os outros alunos, que frequentam classes regulares. E que muitos alunos dos cursos presenciais se formam sem passado por todos estes processos de forma efetiva... como costumamos dizer.."empurram com a barriga".
    Quantos casos de pessoas autodidatas conhecemos? hoje em dia o acesso a informação está muito mais fácil, e deve ser aproveitado. Acredito que o ensino presencial tem grandes vantagens, mas também não é completo, o aluno que deseja aprender tem que ir atras de seus objetivos e buscar a educação continuada sempre, nós por exemplo não dominamos todas as técnicas e metodologias, pois não tivemos contato com todas durante a formação, mas se eu sentir necessidade de fazer um curso de gravura..lá vou eu, um curso de fotografia? ..lá vou eu... Da mesma forma pode acontecer com os profissionais que passam pela educação a distância... Quem sabe com a necessidade procurem se aperfeiçoar, o importante é que se de o primeiro passo o resto é consequência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive ano passado a oportunidade de fazer um curso de tutor promovido pela Unicentro, nos foi passado muitos assuntos sobre educação a distância, e alguns dados são bem interessantes do tipo todos os cursos presenciais da unicentro logo irão ter se não me engano 20% das atividades a distância, ou seja, é um questão de tempo para que se amplie e muito essa área de ensino, acredito eu com minhas premonições sobre um futuro próximo que 100% das universidade e escolas se adotem este formato de ensino a distância, ou seja é quaro que pode ser até exagero meu, mas por ex : os resultados em termos de aprendizagem e notas dos alunos das escolas publicas não é e não vem sendo satisfatório á muito tempo tanto pro estado como para os professores, então o porque de se ficar insistindo nesta forma atual, mas é claro que essas minhas previsão são para mais ou menos daqui a uns 10 ou 20 anos. Por isso a importância de trabalhos como este realizado pela Evelin, pois as pesquisas que estão sendo produzidas nesta área hoje darão suporte as formas educacionais de um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  4. ENTÃO COMEÇO AQUI FALANDO DA RESISTÊNCIA QUE EU APRESENTAVA QUANTO A ESSA FORMA DE ENSINO, MAS DEPOIS DE ALGUMAS LEITURAS QUE FIZ MINIMAMENTE ME DEI CONTA QUE NÃO É A FORMA DE ENSINO QUE FAZ O ALUNO E SIM SUA DEDICAÇÃO E VONTADE DE APRENDER MAIS , SEM CONTAR QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO AI ENTÃO TEMOS QUE APRENDER A CONVIVER COM ELAS E APROVEITAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, COMO A KELLY MESMO MENCIONOU ACIMA MUITOS ALUNOS DO PRESENCIAL APENAS PASSAM PELA FACULDADE SEM APROVEITAR TODAS AS OPORTUNIDADES
    OUTRO ASPECTO QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO É O FATO DE SEMPRE TERMOS UMA OPINIÃO SOBRE TODOS OS ASSUNTOS SEM TERMOS O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA OMITIRMOS ESSA OPINIÃO COMO ERA MEU CASO QUANTO AO ENSINO A DISTANCIA. EMBORA NÃO SEJA NENHUMA ESPECIALISTA NO ASSUNTO.

    ResponderExcluir
  5. se tudo der certo vou fazer algumas avaliações com meus alunos pelo computador, estou trabalhando em um projeto em que no dia da avaliação eu envio para o computador central do laboratório de informática da escola a avaliação ai os alunos a fazem e enviam para meu email ou no compartilhamento público do laboratório, se vai funcionar de acordo não sei mas acredito que esta seja uma idéia que podera ser aperfeiçoada, assim despertando no aluno novos meios para eles buscarem e aprenderem mais sobre o conteúdo aplicado ao longo das aulas...

    ResponderExcluir
  6. Para complementar as leituras e discussões à respeito da Educação à distância voltada para a educação musical sugiro que leiam http://www.anppom.com.br/opus/opus16/106/106.Gohn.pdf

    ResponderExcluir
  7. Acredito que é uma necessidade imediata o ensino a distancia... só fico preocupada com a qualidade de ensino

    ResponderExcluir