domingo, 18 de dezembro de 2016

Por onde anda a dança?

          Durante os dias 3 até 7 de outubro aconteceu na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), o XII Simpósio de Arte-Educação organizado pelo Departamento de Arte. Nesses dias ocorreram muitas oficinas com convidados maravilhosos, dispostos a ensinar e transmitir todo conhecimento possível.

                  Uma das convidadas foi a ilustre Professora Dr. Márcia Strazzacappa, diretamente da UNICAMP, trouxe a Oficina: "Por onde anda a dança?", uma oficina teórico-prática voltada para futuros professores e também para os que já exercem a profissão. 

Professora Dr. Márcia Strazzacappa



          A oficina se deu por meio de jogos e brincadeiras corporais mostradas pela Professora e executada pelos participantes da oficina. Foi mostrado alguns vídeos para a apreciação e também a discussão de alguns textos como por exemplo, o texto da própria Professora Márcia, "A educação e fábrica de corpos". A oficina pretendia tratar de um assunto muito sério hoje em dia: a importância do Ensino da Arte, mais especificamente da Dança, na formação de cidadãos mais sensíveis. 




             A oficina dividiu-se nos dois primeiros dias do Simpósio e foram dois dias muito produtivos com pessoas dispostas a aprender e a absorver todo aquele conhecimento passados por uma profissional tão capacitada como a Professora Márcia Strazzacappa. No primeiro dia tivemos uma manhã com uma discussão que se tratava da trajetória profissional da Professora e também a discussão de alguns trabalhos elaborados por ela em outros cantos do Brasil e também do mundo. Respondemos também algumas perguntas referentes a memórias de infância sobre como a dança estava presente no nosso ensino e como lembrávamos desse ensino. Logo que respondidas essas perguntas, foi dado algumas práticas que se estenderam pelo segundo dia também. 
               Dentro dessas práticas encontramos algumas como conhecer e preencher os espaços da sala, caminhar pela sala produzindo alguns sons, algumas práticas corporais em grupo e também individuais. Partindo de elementos cotidianos para trabalhar as questões do corpo dentro da dança, como por exemplo, o ato de se espreguiçar é um dos melhores alongamentos para se fazer durante o dia (DICA DO DIA!!). 
                  Segundo relatos de graduandos do curso que participaram da oficina, foi "uma experiência proveitosa, já que tive o contato diferenciado sobre a dança contemporânea, além de ampliar meu repertório tanto teórico quanto corporal. As dinâmicas aprendidas na oficina poderão ser aplicadas na sala de aula em outros contextos, além da dança."
  





                     Foi um prazer muito grande poder conhecer a Professora Dr. Márcia Strazzacappa e ter a possibilidade de conhecer o seu trabalho de perto. Professora Márcia, volte logo, estamos a sua espera!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário